Literatura para crianças e relações étnico-raciais : reflexões sobre a formação do professor no 1º ciclo do ensino básico em Portugal.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Christal, Wendel Cássio
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Laranjeira, Rómina de Mello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16195
https://revistas.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6604
Resumo: No âmbito da literatura para crianças, as relações étnico-raciais constituem um tema ainda pouco abordado ao nível da pesquisa, bem como na formação do professor de língua portuguesa no ensino superior, no contexto português. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, documental e empírica, além de inquérito preliminar sobre a temática a professores do ensino básico, de escolas da Amadora, em Portugal. A pesquisa evidencia que o combate ao racismo e ao preconceito étnico-racial podem ser tra- balhados no âmbito da leitura literária, sendo necessário um diálogo entre os documentos recentemente homologados e a área de língua portuguesa, bem como uma formação específica do professor do 1o ciclo, em função do potencial que a literatura apresenta para abordar questões de educação para a cidadania.
id UFOP_35c065af09c7ea13bfda4daf092c9662
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/16195
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Literatura para crianças e relações étnico-raciais : reflexões sobre a formação do professor no 1º ciclo do ensino básico em Portugal.Children’s literature and ethnic-racial relations : reflections on teacher training in the 1st cycle of basic education in Portugal.Formação de professoresLiteratura infant juvenilRacismoNo âmbito da literatura para crianças, as relações étnico-raciais constituem um tema ainda pouco abordado ao nível da pesquisa, bem como na formação do professor de língua portuguesa no ensino superior, no contexto português. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, documental e empírica, além de inquérito preliminar sobre a temática a professores do ensino básico, de escolas da Amadora, em Portugal. A pesquisa evidencia que o combate ao racismo e ao preconceito étnico-racial podem ser tra- balhados no âmbito da leitura literária, sendo necessário um diálogo entre os documentos recentemente homologados e a área de língua portuguesa, bem como uma formação específica do professor do 1o ciclo, em função do potencial que a literatura apresenta para abordar questões de educação para a cidadania.In the field of Children’s literature, in the Portuguese context, ethnic-racial relations is a subject not yet addressed at the level of research, as well as in the training of the Portuguese language teacher in higher education. A bibliographical, documentary and empirical research were carried out, and a prelimi- nary survey on the subject was applied to primary school teachers from Amadora schools in Portugal. The research shows that the fight against racism and ethnic-racial prejudice can be worked out in literary reading, requiring a dialogue between the recently approved documents and the area of the Portuguese language, in addition to a specific training for 1st cycle teachers, due to the potential that the Portuguese language literature presents to address issues of education for citizenship.2023-02-15T20:27:53Z2023-02-15T20:27:53Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCHRISTAL, W. C.; LARANJEIRA, R. de M. Literatura para crianças e relações étnico-raciais: reflexões sobre a formação do professor no 1º ciclo do ensino básico em Portugal. Revista Interfaces, v. 11, n. 4, p. 309-325, 2020. Disponível em: <https://revistas.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6604>. Acesso em: 06 jul. 2022.2179-0027http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16195https://revistas.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6604Christal, Wendel CássioLaranjeira, Rómina de Melloinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-11T01:39:24Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/16195Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-11T01:39:24Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura para crianças e relações étnico-raciais : reflexões sobre a formação do professor no 1º ciclo do ensino básico em Portugal.
Children’s literature and ethnic-racial relations : reflections on teacher training in the 1st cycle of basic education in Portugal.
title Literatura para crianças e relações étnico-raciais : reflexões sobre a formação do professor no 1º ciclo do ensino básico em Portugal.
spellingShingle Literatura para crianças e relações étnico-raciais : reflexões sobre a formação do professor no 1º ciclo do ensino básico em Portugal.
Christal, Wendel Cássio
Formação de professores
Literatura infant juvenil
Racismo
title_short Literatura para crianças e relações étnico-raciais : reflexões sobre a formação do professor no 1º ciclo do ensino básico em Portugal.
title_full Literatura para crianças e relações étnico-raciais : reflexões sobre a formação do professor no 1º ciclo do ensino básico em Portugal.
title_fullStr Literatura para crianças e relações étnico-raciais : reflexões sobre a formação do professor no 1º ciclo do ensino básico em Portugal.
title_full_unstemmed Literatura para crianças e relações étnico-raciais : reflexões sobre a formação do professor no 1º ciclo do ensino básico em Portugal.
title_sort Literatura para crianças e relações étnico-raciais : reflexões sobre a formação do professor no 1º ciclo do ensino básico em Portugal.
author Christal, Wendel Cássio
author_facet Christal, Wendel Cássio
Laranjeira, Rómina de Mello
author_role author
author2 Laranjeira, Rómina de Mello
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Christal, Wendel Cássio
Laranjeira, Rómina de Mello
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Literatura infant juvenil
Racismo
topic Formação de professores
Literatura infant juvenil
Racismo
description No âmbito da literatura para crianças, as relações étnico-raciais constituem um tema ainda pouco abordado ao nível da pesquisa, bem como na formação do professor de língua portuguesa no ensino superior, no contexto português. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, documental e empírica, além de inquérito preliminar sobre a temática a professores do ensino básico, de escolas da Amadora, em Portugal. A pesquisa evidencia que o combate ao racismo e ao preconceito étnico-racial podem ser tra- balhados no âmbito da leitura literária, sendo necessário um diálogo entre os documentos recentemente homologados e a área de língua portuguesa, bem como uma formação específica do professor do 1o ciclo, em função do potencial que a literatura apresenta para abordar questões de educação para a cidadania.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2023-02-15T20:27:53Z
2023-02-15T20:27:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CHRISTAL, W. C.; LARANJEIRA, R. de M. Literatura para crianças e relações étnico-raciais: reflexões sobre a formação do professor no 1º ciclo do ensino básico em Portugal. Revista Interfaces, v. 11, n. 4, p. 309-325, 2020. Disponível em: <https://revistas.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6604>. Acesso em: 06 jul. 2022.
2179-0027
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16195
https://revistas.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6604
identifier_str_mv CHRISTAL, W. C.; LARANJEIRA, R. de M. Literatura para crianças e relações étnico-raciais: reflexões sobre a formação do professor no 1º ciclo do ensino básico em Portugal. Revista Interfaces, v. 11, n. 4, p. 309-325, 2020. Disponível em: <https://revistas.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6604>. Acesso em: 06 jul. 2022.
2179-0027
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16195
https://revistas.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/6604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1823329452627591168