Escola x tecnologia : reflexões sobre a formação de professores de educação física.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Géssyca Tolomeu de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mazzi, Beatriz Leite, Ungheri, Bruno Ocelli, Campos, Priscila Augusta Ferreira, Ferreira, Renato Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13626
http://dx.doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n1.p17
Resumo: INTRODUÇÃO: Na educação, os meios de comunicação de massa trouxeram mudanças e possibilidades significativas, como as mudanças cognitivas, resultando num confronto entre a forma que se aprende na escola tradicional e a forma como se aprende mediado pelas novas tecnologias de comunicação. OBJETIVO: Analisar se os alunos da graduação do curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Federal de Ouro Preto sentem-se preparados para trabalhar com a tecnologia em suas aulas. MÉTODOS: Foram selecionados randomicamente alunos do primeiro, quinto e oitavo períodos, o critério de seleção foi alunos que estivessem cursando as disciplinas disponibilizadas para seus respectivos períodos. Foi analisado, através de entrevista, a opinião de nove alunos. A entrevista teve um total de três perguntas principais e abrangeu assuntos da atualidade e aqueles já estudados na matriz curricular do curso. A análise dos dados foi conduzida de acordo com a seguinte sequência: transcrição, organização e interpretação (classificação e organização). As gravações foram transcritas por meio de digitação em um computador. A classificação e organização das informações foi feita através do método Meaning Unit (MU). RESULTADOS: Os achados da pesquisa apontam que, sob a perspectiva discente, existe um volume reduzido de encargos didáticos que se valem dos recursos tecnológicos como ferramentas pedagógicas. Isso pode demonstrar limites no grau de sistematização da referida temática nos conteúdos trabalhados durante o curso e, consequentemente, na percepção dos alunos e alunas acerca de seu preparo para atuação na Educação Física Escolar. CONCLUSÃO: Conclui-se que os alunos do curso de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto não se sentem preparados para trabalhar com a tecnologia na escola.
id UFOP_370a81c631d2c00df672f38a43d9be09
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/13626
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Escola x tecnologia : reflexões sobre a formação de professores de educação física.School x technology : reflections about formation of physical education teachers.DocenteFacultyINTRODUÇÃO: Na educação, os meios de comunicação de massa trouxeram mudanças e possibilidades significativas, como as mudanças cognitivas, resultando num confronto entre a forma que se aprende na escola tradicional e a forma como se aprende mediado pelas novas tecnologias de comunicação. OBJETIVO: Analisar se os alunos da graduação do curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Federal de Ouro Preto sentem-se preparados para trabalhar com a tecnologia em suas aulas. MÉTODOS: Foram selecionados randomicamente alunos do primeiro, quinto e oitavo períodos, o critério de seleção foi alunos que estivessem cursando as disciplinas disponibilizadas para seus respectivos períodos. Foi analisado, através de entrevista, a opinião de nove alunos. A entrevista teve um total de três perguntas principais e abrangeu assuntos da atualidade e aqueles já estudados na matriz curricular do curso. A análise dos dados foi conduzida de acordo com a seguinte sequência: transcrição, organização e interpretação (classificação e organização). As gravações foram transcritas por meio de digitação em um computador. A classificação e organização das informações foi feita através do método Meaning Unit (MU). RESULTADOS: Os achados da pesquisa apontam que, sob a perspectiva discente, existe um volume reduzido de encargos didáticos que se valem dos recursos tecnológicos como ferramentas pedagógicas. Isso pode demonstrar limites no grau de sistematização da referida temática nos conteúdos trabalhados durante o curso e, consequentemente, na percepção dos alunos e alunas acerca de seu preparo para atuação na Educação Física Escolar. CONCLUSÃO: Conclui-se que os alunos do curso de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto não se sentem preparados para trabalhar com a tecnologia na escola.BACKGROUND: In education, the mass media brought changes and significant possibilities, such as cognitive changes, resulting in a confrontation between the way that you learn in traditional school and the way that you learn mediated by new communication technologies. OBJECTIVE: To analyze if the undergraduate students of Physical Education Degree from Federal University of Ouro Preto feel prepared to work with the technology in their classes. METHODS: Students from the first, fifth and eighth periods were randomly selected; the selection criteria were students who were studying the subjects available for their respective periods. It was analyzed, through an interview, the opinion of nine students. The interview had a total of three main questions and covered topics of the present time and those already studied in the curricular matrix of the course. Data analysis was conducted according to the following sequence: transcription, organization and interpretation (classification and organization). The recordings were transcribed by typing on a computer. The classification and organization of the information was done through the Meaning Unit (MU) method. RESULTS: Analyzes of these transcriptions initially totaled 117 MUs and, after a concordance analysis between the three evaluators with experience in qualitative research, with the objective of categorizing each MU in a pre-defined category, resulted in 77 MUs, being some used in the present study. CONCLUSION: It is concluded that the students of the Physical Education course from Federal University of Ouro Preto do not feel prepared to work with the technology in their classes.2021-09-01T19:37:27Z2021-09-01T19:37:27Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, G. T. de et al. Escola x tecnologia: reflexões sobre a formação de professores de educação física. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 18, n. 1, p. 17-22, jan./abr. 2020. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/23322/pdf>. Acesso em: 10 jun. 2021.2318-5090http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13626http://dx.doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n1.p17Direitos autorais são distribuídos a partir da licença Creative Commons (CC BY-NC-SA - 4.0). Fonte: O PDF do artigoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Géssyca Tolomeu deMazzi, Beatriz LeiteUngheri, Bruno OcelliCampos, Priscila Augusta FerreiraFerreira, Renato Meloporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2021-09-01T19:39:28Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/13626Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332021-09-01T19:39:28Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola x tecnologia : reflexões sobre a formação de professores de educação física.
School x technology : reflections about formation of physical education teachers.
title Escola x tecnologia : reflexões sobre a formação de professores de educação física.
spellingShingle Escola x tecnologia : reflexões sobre a formação de professores de educação física.
Oliveira, Géssyca Tolomeu de
Docente
Faculty
title_short Escola x tecnologia : reflexões sobre a formação de professores de educação física.
title_full Escola x tecnologia : reflexões sobre a formação de professores de educação física.
title_fullStr Escola x tecnologia : reflexões sobre a formação de professores de educação física.
title_full_unstemmed Escola x tecnologia : reflexões sobre a formação de professores de educação física.
title_sort Escola x tecnologia : reflexões sobre a formação de professores de educação física.
author Oliveira, Géssyca Tolomeu de
author_facet Oliveira, Géssyca Tolomeu de
Mazzi, Beatriz Leite
Ungheri, Bruno Ocelli
Campos, Priscila Augusta Ferreira
Ferreira, Renato Melo
author_role author
author2 Mazzi, Beatriz Leite
Ungheri, Bruno Ocelli
Campos, Priscila Augusta Ferreira
Ferreira, Renato Melo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Géssyca Tolomeu de
Mazzi, Beatriz Leite
Ungheri, Bruno Ocelli
Campos, Priscila Augusta Ferreira
Ferreira, Renato Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Docente
Faculty
topic Docente
Faculty
description INTRODUÇÃO: Na educação, os meios de comunicação de massa trouxeram mudanças e possibilidades significativas, como as mudanças cognitivas, resultando num confronto entre a forma que se aprende na escola tradicional e a forma como se aprende mediado pelas novas tecnologias de comunicação. OBJETIVO: Analisar se os alunos da graduação do curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Federal de Ouro Preto sentem-se preparados para trabalhar com a tecnologia em suas aulas. MÉTODOS: Foram selecionados randomicamente alunos do primeiro, quinto e oitavo períodos, o critério de seleção foi alunos que estivessem cursando as disciplinas disponibilizadas para seus respectivos períodos. Foi analisado, através de entrevista, a opinião de nove alunos. A entrevista teve um total de três perguntas principais e abrangeu assuntos da atualidade e aqueles já estudados na matriz curricular do curso. A análise dos dados foi conduzida de acordo com a seguinte sequência: transcrição, organização e interpretação (classificação e organização). As gravações foram transcritas por meio de digitação em um computador. A classificação e organização das informações foi feita através do método Meaning Unit (MU). RESULTADOS: Os achados da pesquisa apontam que, sob a perspectiva discente, existe um volume reduzido de encargos didáticos que se valem dos recursos tecnológicos como ferramentas pedagógicas. Isso pode demonstrar limites no grau de sistematização da referida temática nos conteúdos trabalhados durante o curso e, consequentemente, na percepção dos alunos e alunas acerca de seu preparo para atuação na Educação Física Escolar. CONCLUSÃO: Conclui-se que os alunos do curso de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto não se sentem preparados para trabalhar com a tecnologia na escola.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-09-01T19:37:27Z
2021-09-01T19:37:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, G. T. de et al. Escola x tecnologia: reflexões sobre a formação de professores de educação física. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 18, n. 1, p. 17-22, jan./abr. 2020. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/23322/pdf>. Acesso em: 10 jun. 2021.
2318-5090
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13626
http://dx.doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n1.p17
identifier_str_mv OLIVEIRA, G. T. de et al. Escola x tecnologia: reflexões sobre a formação de professores de educação física. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 18, n. 1, p. 17-22, jan./abr. 2020. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/23322/pdf>. Acesso em: 10 jun. 2021.
2318-5090
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13626
http://dx.doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n1.p17
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002837261549568