Efeito do tempo de residência sobre a recuperação metálica da flotação colunar reversa de minério de ferro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazon, Ricardo
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2389
Resumo: O objetivo do presente trabalho foi investigar o efeito do tempo de residência das partículas na zona de coleta da coluna de flotação sobre a recuperação na flotação reversa de minério de ferro. Foi verificada a flotabilidade (recuperação) com a variação da taxa de alimentação e altura da coluna. Apesar do enorme número de colunas já implantadas em Minas Gerais, pouco (ou quase nada) foi feito para conhecer o comportamento das partículas de minério ao sedimentarem em um sistema contra corrente com as bolhas de ar. É plenamente conhecido que o tempo de residência das partículas afeta a recuperação, e que a capacidade da coluna é função do tempo de residência, do fluxo de ar e tamanho das bolhas. Um menor tempo de residência, poderá significar uma maior recuperação de colunas já instaladas, assim como a construção de menores colunas. Isto poderá significar uma redução substancial no custo de implantação de novas unidades.
id UFOP_38a18b033bf785992d9c5c422b3314ae
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/2389
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Efeito do tempo de residência sobre a recuperação metálica da flotação colunar reversa de minério de ferro.FlotaçãoBeneficiamento de minérioMinério de ferroEngenharia de minasO objetivo do presente trabalho foi investigar o efeito do tempo de residência das partículas na zona de coleta da coluna de flotação sobre a recuperação na flotação reversa de minério de ferro. Foi verificada a flotabilidade (recuperação) com a variação da taxa de alimentação e altura da coluna. Apesar do enorme número de colunas já implantadas em Minas Gerais, pouco (ou quase nada) foi feito para conhecer o comportamento das partículas de minério ao sedimentarem em um sistema contra corrente com as bolhas de ar. É plenamente conhecido que o tempo de residência das partículas afeta a recuperação, e que a capacidade da coluna é função do tempo de residência, do fluxo de ar e tamanho das bolhas. Um menor tempo de residência, poderá significar uma maior recuperação de colunas já instaladas, assim como a construção de menores colunas. Isto poderá significar uma redução substancial no custo de implantação de novas unidades.The goal of this work was to investigate the effect of residence time of the particles in the collection zone of the column over the recovery in reverse flotation of iron ore. It was studied the variation of floatable (recovery) with the feed and height rate of the column. In spite of the enormous number of columns already built in Minas Gerais, very little was done to understand the behavior of the ore particles, when moving in counter current flow against the ascending bubbles of air. It is well known that residence time of the particles affects the recovery and that the capacity of the column is function of residence time, airflow and bubble size. A short residence time will be able to mean a larger recovery, as well as the construction of smaller columns. This will mean a substantial reduction in the building construction cost of new units.Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.Martins, JaderMazon, Ricardo2013-03-01T14:49:35Z2013-03-01T14:49:35Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMAZON, R. Efeito do tempo de residência sobre a recuperação metálica da flotação colunar reversa de minério de ferro. 2006. 145 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mineral) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2006.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2389porreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-20T17:32:00Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/2389Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-03-20T17:32Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito do tempo de residência sobre a recuperação metálica da flotação colunar reversa de minério de ferro.
title Efeito do tempo de residência sobre a recuperação metálica da flotação colunar reversa de minério de ferro.
spellingShingle Efeito do tempo de residência sobre a recuperação metálica da flotação colunar reversa de minério de ferro.
Mazon, Ricardo
Flotação
Beneficiamento de minério
Minério de ferro
Engenharia de minas
title_short Efeito do tempo de residência sobre a recuperação metálica da flotação colunar reversa de minério de ferro.
title_full Efeito do tempo de residência sobre a recuperação metálica da flotação colunar reversa de minério de ferro.
title_fullStr Efeito do tempo de residência sobre a recuperação metálica da flotação colunar reversa de minério de ferro.
title_full_unstemmed Efeito do tempo de residência sobre a recuperação metálica da flotação colunar reversa de minério de ferro.
title_sort Efeito do tempo de residência sobre a recuperação metálica da flotação colunar reversa de minério de ferro.
author Mazon, Ricardo
author_facet Mazon, Ricardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Jader
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazon, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Flotação
Beneficiamento de minério
Minério de ferro
Engenharia de minas
topic Flotação
Beneficiamento de minério
Minério de ferro
Engenharia de minas
description O objetivo do presente trabalho foi investigar o efeito do tempo de residência das partículas na zona de coleta da coluna de flotação sobre a recuperação na flotação reversa de minério de ferro. Foi verificada a flotabilidade (recuperação) com a variação da taxa de alimentação e altura da coluna. Apesar do enorme número de colunas já implantadas em Minas Gerais, pouco (ou quase nada) foi feito para conhecer o comportamento das partículas de minério ao sedimentarem em um sistema contra corrente com as bolhas de ar. É plenamente conhecido que o tempo de residência das partículas afeta a recuperação, e que a capacidade da coluna é função do tempo de residência, do fluxo de ar e tamanho das bolhas. Um menor tempo de residência, poderá significar uma maior recuperação de colunas já instaladas, assim como a construção de menores colunas. Isto poderá significar uma redução substancial no custo de implantação de novas unidades.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2013-03-01T14:49:35Z
2013-03-01T14:49:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAZON, R. Efeito do tempo de residência sobre a recuperação metálica da flotação colunar reversa de minério de ferro. 2006. 145 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mineral) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2006.
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2389
identifier_str_mv MAZON, R. Efeito do tempo de residência sobre a recuperação metálica da flotação colunar reversa de minério de ferro. 2006. 145 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mineral) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2006.
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral. Departamento de Engenharia de Minas, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002828458754048