Ethnomodeling as a pedagogical tool for the ethnomathematics program.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Milton
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Orey, Daniel Clark
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3736
Resumo: A matemática utilizada fora da escola pode ser considerada como um processo de etnomodelagem e não como um mero processo de manipulação de números e prodecimentos. A aplicação das técnicas da etnomatemática e das ferramentas da modelagem permite a visualização de uma realidade diferente ao favorecer a introspecção sobre matemática que é realizada de uma maneira holística. Nesta perspectiva, a abordagem pedagógica que conecta os aspectos culturais da matemática com os seus aspectos acadêmicos é denominada etnomodelagem, que é um processo de tradução e elaboração dos problemas e questionamentos que são retirados dos sistemas que são parte da realidade dos alunos.
id UFOP_4137b0e92fe781a327cbea32a664c94a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/3736
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Ethnomodeling as a pedagogical tool for the ethnomathematics program.A etnomodelagem como uma ferramenta pedagógica para o programa etnomatemática.EthnomathematicsEthnomodelingHolisticMathematics educationModelingA matemática utilizada fora da escola pode ser considerada como um processo de etnomodelagem e não como um mero processo de manipulação de números e prodecimentos. A aplicação das técnicas da etnomatemática e das ferramentas da modelagem permite a visualização de uma realidade diferente ao favorecer a introspecção sobre matemática que é realizada de uma maneira holística. Nesta perspectiva, a abordagem pedagógica que conecta os aspectos culturais da matemática com os seus aspectos acadêmicos é denominada etnomodelagem, que é um processo de tradução e elaboração dos problemas e questionamentos que são retirados dos sistemas que são parte da realidade dos alunos.Mathematics used outside of the school may be considered as a process of ethnomodeling rather than a mere process of manipulation of numbers and procedures. The application of ethnomathematical techniques and the tools of modeling allow us to see a different reality and give us insight into mathematics done in a holistic way. In this perspective, the pedagogical approach that connects the cultural aspects of mathematics with its academic aspects is denominated ethnomodeling, which is a process of translation and elaboration of problems and questions taken from systems that are part of the students’ reality.2014-11-10T16:31:34Z2014-11-10T16:31:34Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROSA, M.; OREY, D. C. Ethnomodeling as a pedagogical tool for the ethnomathematics program. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, San Juan de Pasto, v. 3, n. 3, p. 14-23, 2010. Disponível em: <http://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RLE/article/view/25/25>. Acesso em: 22 set. 2014.2011-5474http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3736Todos los contenidos de la Revista Latinoamericana de Etnomatemática se publican bajo la licencia de la Red Latinoamericana de Etnomatemática y el Departamento de Matemáticas y Estadística de la Universidad de Nariño y pueden ser usados gratuitamente para fines no comerciales, dando los créditos a los autores y a la Revista, como lo establece esta licencia. Fonte: Revista Latinoamericana de Etnomatemática <http://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RLE/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 05 set. 2014.info:eu-repo/semantics/openAccessRosa, MiltonOrey, Daniel Clarkengreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-05-03T17:48:48Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/3736Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-05-03T17:48:48Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ethnomodeling as a pedagogical tool for the ethnomathematics program.
A etnomodelagem como uma ferramenta pedagógica para o programa etnomatemática.
title Ethnomodeling as a pedagogical tool for the ethnomathematics program.
spellingShingle Ethnomodeling as a pedagogical tool for the ethnomathematics program.
Rosa, Milton
Ethnomathematics
Ethnomodeling
Holistic
Mathematics education
Modeling
title_short Ethnomodeling as a pedagogical tool for the ethnomathematics program.
title_full Ethnomodeling as a pedagogical tool for the ethnomathematics program.
title_fullStr Ethnomodeling as a pedagogical tool for the ethnomathematics program.
title_full_unstemmed Ethnomodeling as a pedagogical tool for the ethnomathematics program.
title_sort Ethnomodeling as a pedagogical tool for the ethnomathematics program.
author Rosa, Milton
author_facet Rosa, Milton
Orey, Daniel Clark
author_role author
author2 Orey, Daniel Clark
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Milton
Orey, Daniel Clark
dc.subject.por.fl_str_mv Ethnomathematics
Ethnomodeling
Holistic
Mathematics education
Modeling
topic Ethnomathematics
Ethnomodeling
Holistic
Mathematics education
Modeling
description A matemática utilizada fora da escola pode ser considerada como um processo de etnomodelagem e não como um mero processo de manipulação de números e prodecimentos. A aplicação das técnicas da etnomatemática e das ferramentas da modelagem permite a visualização de uma realidade diferente ao favorecer a introspecção sobre matemática que é realizada de uma maneira holística. Nesta perspectiva, a abordagem pedagógica que conecta os aspectos culturais da matemática com os seus aspectos acadêmicos é denominada etnomodelagem, que é um processo de tradução e elaboração dos problemas e questionamentos que são retirados dos sistemas que são parte da realidade dos alunos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2014-11-10T16:31:34Z
2014-11-10T16:31:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSA, M.; OREY, D. C. Ethnomodeling as a pedagogical tool for the ethnomathematics program. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, San Juan de Pasto, v. 3, n. 3, p. 14-23, 2010. Disponível em: <http://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RLE/article/view/25/25>. Acesso em: 22 set. 2014.
2011-5474
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3736
identifier_str_mv ROSA, M.; OREY, D. C. Ethnomodeling as a pedagogical tool for the ethnomathematics program. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, San Juan de Pasto, v. 3, n. 3, p. 14-23, 2010. Disponível em: <http://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RLE/article/view/25/25>. Acesso em: 22 set. 2014.
2011-5474
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3736
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002833704779776