Ethnomodeling as a pedagogical tool for the ethnomathematics program.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3736 |
Resumo: | A matemática utilizada fora da escola pode ser considerada como um processo de etnomodelagem e não como um mero processo de manipulação de números e prodecimentos. A aplicação das técnicas da etnomatemática e das ferramentas da modelagem permite a visualização de uma realidade diferente ao favorecer a introspecção sobre matemática que é realizada de uma maneira holística. Nesta perspectiva, a abordagem pedagógica que conecta os aspectos culturais da matemática com os seus aspectos acadêmicos é denominada etnomodelagem, que é um processo de tradução e elaboração dos problemas e questionamentos que são retirados dos sistemas que são parte da realidade dos alunos. |
id |
UFOP_4137b0e92fe781a327cbea32a664c94a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/3736 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Ethnomodeling as a pedagogical tool for the ethnomathematics program.A etnomodelagem como uma ferramenta pedagógica para o programa etnomatemática.EthnomathematicsEthnomodelingHolisticMathematics educationModelingA matemática utilizada fora da escola pode ser considerada como um processo de etnomodelagem e não como um mero processo de manipulação de números e prodecimentos. A aplicação das técnicas da etnomatemática e das ferramentas da modelagem permite a visualização de uma realidade diferente ao favorecer a introspecção sobre matemática que é realizada de uma maneira holística. Nesta perspectiva, a abordagem pedagógica que conecta os aspectos culturais da matemática com os seus aspectos acadêmicos é denominada etnomodelagem, que é um processo de tradução e elaboração dos problemas e questionamentos que são retirados dos sistemas que são parte da realidade dos alunos.Mathematics used outside of the school may be considered as a process of ethnomodeling rather than a mere process of manipulation of numbers and procedures. The application of ethnomathematical techniques and the tools of modeling allow us to see a different reality and give us insight into mathematics done in a holistic way. In this perspective, the pedagogical approach that connects the cultural aspects of mathematics with its academic aspects is denominated ethnomodeling, which is a process of translation and elaboration of problems and questions taken from systems that are part of the students’ reality.2014-11-10T16:31:34Z2014-11-10T16:31:34Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROSA, M.; OREY, D. C. Ethnomodeling as a pedagogical tool for the ethnomathematics program. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, San Juan de Pasto, v. 3, n. 3, p. 14-23, 2010. Disponível em: <http://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RLE/article/view/25/25>. Acesso em: 22 set. 2014.2011-5474http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3736Todos los contenidos de la Revista Latinoamericana de Etnomatemática se publican bajo la licencia de la Red Latinoamericana de Etnomatemática y el Departamento de Matemáticas y Estadística de la Universidad de Nariño y pueden ser usados gratuitamente para fines no comerciales, dando los créditos a los autores y a la Revista, como lo establece esta licencia. Fonte: Revista Latinoamericana de Etnomatemática <http://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RLE/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 05 set. 2014.info:eu-repo/semantics/openAccessRosa, MiltonOrey, Daniel Clarkengreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-05-03T17:48:48Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/3736Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-05-03T17:48:48Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ethnomodeling as a pedagogical tool for the ethnomathematics program. A etnomodelagem como uma ferramenta pedagógica para o programa etnomatemática. |
title |
Ethnomodeling as a pedagogical tool for the ethnomathematics program. |
spellingShingle |
Ethnomodeling as a pedagogical tool for the ethnomathematics program. Rosa, Milton Ethnomathematics Ethnomodeling Holistic Mathematics education Modeling |
title_short |
Ethnomodeling as a pedagogical tool for the ethnomathematics program. |
title_full |
Ethnomodeling as a pedagogical tool for the ethnomathematics program. |
title_fullStr |
Ethnomodeling as a pedagogical tool for the ethnomathematics program. |
title_full_unstemmed |
Ethnomodeling as a pedagogical tool for the ethnomathematics program. |
title_sort |
Ethnomodeling as a pedagogical tool for the ethnomathematics program. |
author |
Rosa, Milton |
author_facet |
Rosa, Milton Orey, Daniel Clark |
author_role |
author |
author2 |
Orey, Daniel Clark |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Milton Orey, Daniel Clark |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ethnomathematics Ethnomodeling Holistic Mathematics education Modeling |
topic |
Ethnomathematics Ethnomodeling Holistic Mathematics education Modeling |
description |
A matemática utilizada fora da escola pode ser considerada como um processo de etnomodelagem e não como um mero processo de manipulação de números e prodecimentos. A aplicação das técnicas da etnomatemática e das ferramentas da modelagem permite a visualização de uma realidade diferente ao favorecer a introspecção sobre matemática que é realizada de uma maneira holística. Nesta perspectiva, a abordagem pedagógica que conecta os aspectos culturais da matemática com os seus aspectos acadêmicos é denominada etnomodelagem, que é um processo de tradução e elaboração dos problemas e questionamentos que são retirados dos sistemas que são parte da realidade dos alunos. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2014-11-10T16:31:34Z 2014-11-10T16:31:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROSA, M.; OREY, D. C. Ethnomodeling as a pedagogical tool for the ethnomathematics program. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, San Juan de Pasto, v. 3, n. 3, p. 14-23, 2010. Disponível em: <http://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RLE/article/view/25/25>. Acesso em: 22 set. 2014. 2011-5474 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3736 |
identifier_str_mv |
ROSA, M.; OREY, D. C. Ethnomodeling as a pedagogical tool for the ethnomathematics program. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, San Juan de Pasto, v. 3, n. 3, p. 14-23, 2010. Disponível em: <http://www.revista.etnomatematica.org/index.php/RLE/article/view/25/25>. Acesso em: 22 set. 2014. 2011-5474 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3736 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002833704779776 |