Algoritmos simulated annealing e GRASP para o planejamento de aulas de um departamento.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Alexandre Xavier
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Castro, Raphael Reis Mauro de, Souza, Marcone Jamilson Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/741
http://www.fmepro.org/ojs/index.php/rpe/article/view/199
Resumo: Este trabalho trata do problema de programação de horários em escolas. Dada sua natureza combinatória, ele é resolvido por meio de dois algoritmos metaeurísticos, um baseado em Simulated Annealing e outro em GRASP. Ambos possuem parâmetros auto-adaptativos, dispensando, assim, a calibragem destes. Para testálos são utilizados dados reais do departamento de uma universidade. São apresentados resultados computacionais, comparando-se as soluções produzidas pelos algoritmos propostos com aquelas geradas manualmente pela instituição de ensino. Os resultados obtidos mostram a eficiência dos métodos desenvolvidos perante as soluções manuais e a superioridade do Simulated Annealing, em comparação com o GRASP para as instâncias tratadas.
id UFOP_4e2a34b01fe285a208c1b638ec2cc6ab
oai_identifier_str oai:localhost:123456789/741
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Martins, Alexandre XavierCastro, Raphael Reis Mauro deSouza, Marcone Jamilson Freitas2012-05-14T15:43:44Z2012-05-14T15:43:44Z2009MARTINS, A. X.; CASTRO, R. R. M. de; SOUZA, M. J. F. Algoritmos simulated annealing e GRASP para o planejamento de aulas de um departamento. Rev. Eletrônica Produção & Engenharia, v. 2, n.1, p.24-33, jan-jul. 2009. Disponível em: <http://www.fmepro.org/ojs/index.php/rpe/article/view/199>. Acesso em: 17 ago. 2012.19839952http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/741http://www.fmepro.org/ojs/index.php/rpe/article/view/199Este trabalho trata do problema de programação de horários em escolas. Dada sua natureza combinatória, ele é resolvido por meio de dois algoritmos metaeurísticos, um baseado em Simulated Annealing e outro em GRASP. Ambos possuem parâmetros auto-adaptativos, dispensando, assim, a calibragem destes. Para testálos são utilizados dados reais do departamento de uma universidade. São apresentados resultados computacionais, comparando-se as soluções produzidas pelos algoritmos propostos com aquelas geradas manualmente pela instituição de ensino. Os resultados obtidos mostram a eficiência dos métodos desenvolvidos perante as soluções manuais e a superioridade do Simulated Annealing, em comparação com o GRASP para as instâncias tratadas.Programação de horários em escolasSimulated annealingAlgoritmos simulated annealing e GRASP para o planejamento de aulas de um departamento.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALARTIGO_AlgoritmosSimulatedAnnealing.pdfARTIGO_AlgoritmosSimulatedAnnealing.pdfapplication/pdf938627http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/741/3/ARTIGO_AlgoritmosSimulatedAnnealing.pdf2bab37990777e6c64de423fdf73f7bc8MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/741/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/7412019-02-20 11:15:27.754oai:localhost:123456789/741Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-02-20T16:15:27Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Algoritmos simulated annealing e GRASP para o planejamento de aulas de um departamento.
title Algoritmos simulated annealing e GRASP para o planejamento de aulas de um departamento.
spellingShingle Algoritmos simulated annealing e GRASP para o planejamento de aulas de um departamento.
Martins, Alexandre Xavier
Programação de horários em escolas
Simulated annealing
title_short Algoritmos simulated annealing e GRASP para o planejamento de aulas de um departamento.
title_full Algoritmos simulated annealing e GRASP para o planejamento de aulas de um departamento.
title_fullStr Algoritmos simulated annealing e GRASP para o planejamento de aulas de um departamento.
title_full_unstemmed Algoritmos simulated annealing e GRASP para o planejamento de aulas de um departamento.
title_sort Algoritmos simulated annealing e GRASP para o planejamento de aulas de um departamento.
author Martins, Alexandre Xavier
author_facet Martins, Alexandre Xavier
Castro, Raphael Reis Mauro de
Souza, Marcone Jamilson Freitas
author_role author
author2 Castro, Raphael Reis Mauro de
Souza, Marcone Jamilson Freitas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Alexandre Xavier
Castro, Raphael Reis Mauro de
Souza, Marcone Jamilson Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Programação de horários em escolas
Simulated annealing
topic Programação de horários em escolas
Simulated annealing
description Este trabalho trata do problema de programação de horários em escolas. Dada sua natureza combinatória, ele é resolvido por meio de dois algoritmos metaeurísticos, um baseado em Simulated Annealing e outro em GRASP. Ambos possuem parâmetros auto-adaptativos, dispensando, assim, a calibragem destes. Para testálos são utilizados dados reais do departamento de uma universidade. São apresentados resultados computacionais, comparando-se as soluções produzidas pelos algoritmos propostos com aquelas geradas manualmente pela instituição de ensino. Os resultados obtidos mostram a eficiência dos métodos desenvolvidos perante as soluções manuais e a superioridade do Simulated Annealing, em comparação com o GRASP para as instâncias tratadas.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-05-14T15:43:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-05-14T15:43:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MARTINS, A. X.; CASTRO, R. R. M. de; SOUZA, M. J. F. Algoritmos simulated annealing e GRASP para o planejamento de aulas de um departamento. Rev. Eletrônica Produção & Engenharia, v. 2, n.1, p.24-33, jan-jul. 2009. Disponível em: <http://www.fmepro.org/ojs/index.php/rpe/article/view/199>. Acesso em: 17 ago. 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/741
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 19839952
dc.identifier.uri2.none.fl_str_mv http://www.fmepro.org/ojs/index.php/rpe/article/view/199
identifier_str_mv MARTINS, A. X.; CASTRO, R. R. M. de; SOUZA, M. J. F. Algoritmos simulated annealing e GRASP para o planejamento de aulas de um departamento. Rev. Eletrônica Produção & Engenharia, v. 2, n.1, p.24-33, jan-jul. 2009. Disponível em: <http://www.fmepro.org/ojs/index.php/rpe/article/view/199>. Acesso em: 17 ago. 2012.
19839952
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/741
http://www.fmepro.org/ojs/index.php/rpe/article/view/199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
bitstream.url.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/741/3/ARTIGO_AlgoritmosSimulatedAnnealing.pdf
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/741/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2bab37990777e6c64de423fdf73f7bc8
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1801685757667049472