Novas formas de estudo do Direito Constitucional : uma análise sobre a prática docente.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carlos Victor Nascimento dos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11277
https://doi.org/10.22409/conflu20i3.p578
Resumo: O presente artigo tem o objetivo de relatar uma experiência docente a partir da criação e adaptação do conteúdo e metodologia propostos em uma disciplina que envolvia a discussão de temas relativos ao direito constitucional às condições estabelecidas pela universidade e necessidade dos alunos. Durante o exercício de construção e desconstrução de argumentos e teses, a partir da metodologia proposta, foi possível estabelecer reflexões em salas de aula acerca da necessidade de estranhamento com o campo jurídico e relativização e desnaturalização de categorias jurídicas. O resultado foi a percepção de como o ensino do Direito pode estar estruturado e do potencial da pesquisa na distinção de três importantes fenômenos: como o campo jurídico é lido pela doutrina, como ele funciona e como os seus atores dizem que ele efetivamente é.
id UFOP_51810c4a2d6bd93a193b52d0d4f1a57e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/11277
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Novas formas de estudo do Direito Constitucional : uma análise sobre a prática docente.Campo jurídicoEnsino do DireitoPesquisaTeaching practice of the LawJuridicial fieldO presente artigo tem o objetivo de relatar uma experiência docente a partir da criação e adaptação do conteúdo e metodologia propostos em uma disciplina que envolvia a discussão de temas relativos ao direito constitucional às condições estabelecidas pela universidade e necessidade dos alunos. Durante o exercício de construção e desconstrução de argumentos e teses, a partir da metodologia proposta, foi possível estabelecer reflexões em salas de aula acerca da necessidade de estranhamento com o campo jurídico e relativização e desnaturalização de categorias jurídicas. O resultado foi a percepção de como o ensino do Direito pode estar estruturado e do potencial da pesquisa na distinção de três importantes fenômenos: como o campo jurídico é lido pela doutrina, como ele funciona e como os seus atores dizem que ele efetivamente é.This paper aims to report a teaching experience with the creation and adaptation of the content and methodology proposed in a discipline which involved the discussion of topics related to constitutional law the conditions established by the university and the students need. From the proposed methodology with the construction and deconstruction of arguments and theses, reflections were established in classrooms about the necessity of estrangement with the judicial field and relativization and denaturalization of the juridical categories. The result was the perception of how the legal education might be structured and the potential of research in distinction of the three important phenomenon: as the judicial field is read by the doctrine, how it works and how the actors say it is.2019-05-10T15:15:00Z2019-05-10T15:15:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, C. V. N. dos. Novas formas de estudo do Direito Constitucional : uma análise sobre a prática docente. Confluências - Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, v. 20, n. 3, p. 168-197, 2018. Disponível em: <http://www.confluencias.uff.br/index.php/confluencias/article/view/578>. Acesso em: 13 fev. 2019.2318-4558http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11277https://doi.org/10.22409/conflu20i3.p578Os trabalhos publicados no periódico Confluências estão sob a Licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Confluências <http://www.confluencias.uff.br/index.php/confluencias/about/submissions#authorGuidelines>. Acesso em: 27 mar. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Carlos Victor Nascimento dosporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-05-10T15:15:00Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/11277Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-05-10T15:15Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Novas formas de estudo do Direito Constitucional : uma análise sobre a prática docente.
title Novas formas de estudo do Direito Constitucional : uma análise sobre a prática docente.
spellingShingle Novas formas de estudo do Direito Constitucional : uma análise sobre a prática docente.
Santos, Carlos Victor Nascimento dos
Campo jurídico
Ensino do Direito
Pesquisa
Teaching practice of the Law
Juridicial field
title_short Novas formas de estudo do Direito Constitucional : uma análise sobre a prática docente.
title_full Novas formas de estudo do Direito Constitucional : uma análise sobre a prática docente.
title_fullStr Novas formas de estudo do Direito Constitucional : uma análise sobre a prática docente.
title_full_unstemmed Novas formas de estudo do Direito Constitucional : uma análise sobre a prática docente.
title_sort Novas formas de estudo do Direito Constitucional : uma análise sobre a prática docente.
author Santos, Carlos Victor Nascimento dos
author_facet Santos, Carlos Victor Nascimento dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Carlos Victor Nascimento dos
dc.subject.por.fl_str_mv Campo jurídico
Ensino do Direito
Pesquisa
Teaching practice of the Law
Juridicial field
topic Campo jurídico
Ensino do Direito
Pesquisa
Teaching practice of the Law
Juridicial field
description O presente artigo tem o objetivo de relatar uma experiência docente a partir da criação e adaptação do conteúdo e metodologia propostos em uma disciplina que envolvia a discussão de temas relativos ao direito constitucional às condições estabelecidas pela universidade e necessidade dos alunos. Durante o exercício de construção e desconstrução de argumentos e teses, a partir da metodologia proposta, foi possível estabelecer reflexões em salas de aula acerca da necessidade de estranhamento com o campo jurídico e relativização e desnaturalização de categorias jurídicas. O resultado foi a percepção de como o ensino do Direito pode estar estruturado e do potencial da pesquisa na distinção de três importantes fenômenos: como o campo jurídico é lido pela doutrina, como ele funciona e como os seus atores dizem que ele efetivamente é.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-05-10T15:15:00Z
2019-05-10T15:15:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, C. V. N. dos. Novas formas de estudo do Direito Constitucional : uma análise sobre a prática docente. Confluências - Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, v. 20, n. 3, p. 168-197, 2018. Disponível em: <http://www.confluencias.uff.br/index.php/confluencias/article/view/578>. Acesso em: 13 fev. 2019.
2318-4558
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11277
https://doi.org/10.22409/conflu20i3.p578
identifier_str_mv SANTOS, C. V. N. dos. Novas formas de estudo do Direito Constitucional : uma análise sobre a prática docente. Confluências - Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, v. 20, n. 3, p. 168-197, 2018. Disponível em: <http://www.confluencias.uff.br/index.php/confluencias/article/view/578>. Acesso em: 13 fev. 2019.
2318-4558
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11277
https://doi.org/10.22409/conflu20i3.p578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002809433391104