Novas formas de estudo do Direito Constitucional : uma análise sobre a prática docente.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11277 https://doi.org/10.22409/conflu20i3.p578 |
Resumo: | O presente artigo tem o objetivo de relatar uma experiência docente a partir da criação e adaptação do conteúdo e metodologia propostos em uma disciplina que envolvia a discussão de temas relativos ao direito constitucional às condições estabelecidas pela universidade e necessidade dos alunos. Durante o exercício de construção e desconstrução de argumentos e teses, a partir da metodologia proposta, foi possível estabelecer reflexões em salas de aula acerca da necessidade de estranhamento com o campo jurídico e relativização e desnaturalização de categorias jurídicas. O resultado foi a percepção de como o ensino do Direito pode estar estruturado e do potencial da pesquisa na distinção de três importantes fenômenos: como o campo jurídico é lido pela doutrina, como ele funciona e como os seus atores dizem que ele efetivamente é. |
id |
UFOP_51810c4a2d6bd93a193b52d0d4f1a57e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/11277 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Novas formas de estudo do Direito Constitucional : uma análise sobre a prática docente.Campo jurídicoEnsino do DireitoPesquisaTeaching practice of the LawJuridicial fieldO presente artigo tem o objetivo de relatar uma experiência docente a partir da criação e adaptação do conteúdo e metodologia propostos em uma disciplina que envolvia a discussão de temas relativos ao direito constitucional às condições estabelecidas pela universidade e necessidade dos alunos. Durante o exercício de construção e desconstrução de argumentos e teses, a partir da metodologia proposta, foi possível estabelecer reflexões em salas de aula acerca da necessidade de estranhamento com o campo jurídico e relativização e desnaturalização de categorias jurídicas. O resultado foi a percepção de como o ensino do Direito pode estar estruturado e do potencial da pesquisa na distinção de três importantes fenômenos: como o campo jurídico é lido pela doutrina, como ele funciona e como os seus atores dizem que ele efetivamente é.This paper aims to report a teaching experience with the creation and adaptation of the content and methodology proposed in a discipline which involved the discussion of topics related to constitutional law the conditions established by the university and the students need. From the proposed methodology with the construction and deconstruction of arguments and theses, reflections were established in classrooms about the necessity of estrangement with the judicial field and relativization and denaturalization of the juridical categories. The result was the perception of how the legal education might be structured and the potential of research in distinction of the three important phenomenon: as the judicial field is read by the doctrine, how it works and how the actors say it is.2019-05-10T15:15:00Z2019-05-10T15:15:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, C. V. N. dos. Novas formas de estudo do Direito Constitucional : uma análise sobre a prática docente. Confluências - Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, v. 20, n. 3, p. 168-197, 2018. Disponível em: <http://www.confluencias.uff.br/index.php/confluencias/article/view/578>. Acesso em: 13 fev. 2019.2318-4558http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11277https://doi.org/10.22409/conflu20i3.p578Os trabalhos publicados no periódico Confluências estão sob a Licença Creative Commons Attribution que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Confluências <http://www.confluencias.uff.br/index.php/confluencias/about/submissions#authorGuidelines>. Acesso em: 27 mar. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Carlos Victor Nascimento dosporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-05-10T15:15:00Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/11277Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-05-10T15:15Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novas formas de estudo do Direito Constitucional : uma análise sobre a prática docente. |
title |
Novas formas de estudo do Direito Constitucional : uma análise sobre a prática docente. |
spellingShingle |
Novas formas de estudo do Direito Constitucional : uma análise sobre a prática docente. Santos, Carlos Victor Nascimento dos Campo jurídico Ensino do Direito Pesquisa Teaching practice of the Law Juridicial field |
title_short |
Novas formas de estudo do Direito Constitucional : uma análise sobre a prática docente. |
title_full |
Novas formas de estudo do Direito Constitucional : uma análise sobre a prática docente. |
title_fullStr |
Novas formas de estudo do Direito Constitucional : uma análise sobre a prática docente. |
title_full_unstemmed |
Novas formas de estudo do Direito Constitucional : uma análise sobre a prática docente. |
title_sort |
Novas formas de estudo do Direito Constitucional : uma análise sobre a prática docente. |
author |
Santos, Carlos Victor Nascimento dos |
author_facet |
Santos, Carlos Victor Nascimento dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Carlos Victor Nascimento dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Campo jurídico Ensino do Direito Pesquisa Teaching practice of the Law Juridicial field |
topic |
Campo jurídico Ensino do Direito Pesquisa Teaching practice of the Law Juridicial field |
description |
O presente artigo tem o objetivo de relatar uma experiência docente a partir da criação e adaptação do conteúdo e metodologia propostos em uma disciplina que envolvia a discussão de temas relativos ao direito constitucional às condições estabelecidas pela universidade e necessidade dos alunos. Durante o exercício de construção e desconstrução de argumentos e teses, a partir da metodologia proposta, foi possível estabelecer reflexões em salas de aula acerca da necessidade de estranhamento com o campo jurídico e relativização e desnaturalização de categorias jurídicas. O resultado foi a percepção de como o ensino do Direito pode estar estruturado e do potencial da pesquisa na distinção de três importantes fenômenos: como o campo jurídico é lido pela doutrina, como ele funciona e como os seus atores dizem que ele efetivamente é. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-05-10T15:15:00Z 2019-05-10T15:15:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, C. V. N. dos. Novas formas de estudo do Direito Constitucional : uma análise sobre a prática docente. Confluências - Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, v. 20, n. 3, p. 168-197, 2018. Disponível em: <http://www.confluencias.uff.br/index.php/confluencias/article/view/578>. Acesso em: 13 fev. 2019. 2318-4558 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11277 https://doi.org/10.22409/conflu20i3.p578 |
identifier_str_mv |
SANTOS, C. V. N. dos. Novas formas de estudo do Direito Constitucional : uma análise sobre a prática docente. Confluências - Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, v. 20, n. 3, p. 168-197, 2018. Disponível em: <http://www.confluencias.uff.br/index.php/confluencias/article/view/578>. Acesso em: 13 fev. 2019. 2318-4558 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11277 https://doi.org/10.22409/conflu20i3.p578 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002809433391104 |