Abordagem CTSA no ensino de ciências : análises dos últimos anais dos encontros de ensino de ciências e biologia no Brasil.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8966 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo analisar como a abordagem CTSA tem sido incorporada no desenvolvimento de estratégias didáticas no ensino de Ciências, por meio de revisão bibliográfica. Os artigos centram na mesma ideia de que a abordagem CTSA permite o desenvolvimento do pensamento crítico sobre as relações existentes entre ciência, tecnologia e as consequências para a sociedade e ambiente. Ressaltamos a importância de trabalhar estas questões também no ensino fundamental, não só no médio, uma vez que parece contribuir para melhorias na qualidade de vida da comunidade. Alertamos para o fato do preparo dos docentes a fim de que as estratégias didáticas pautadas nesta abordagem não criem uma visão ingênua de neutralidade da ciência, de heroísmo, e de desenvolvimento indispensável da humanidade. |
id |
UFOP_51d57a255ea3ed0593e74709748243c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/8966 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Abordagem CTSA no ensino de ciências : análises dos últimos anais dos encontros de ensino de ciências e biologia no Brasil.Temas sociocientíficosO artigo tem como objetivo analisar como a abordagem CTSA tem sido incorporada no desenvolvimento de estratégias didáticas no ensino de Ciências, por meio de revisão bibliográfica. Os artigos centram na mesma ideia de que a abordagem CTSA permite o desenvolvimento do pensamento crítico sobre as relações existentes entre ciência, tecnologia e as consequências para a sociedade e ambiente. Ressaltamos a importância de trabalhar estas questões também no ensino fundamental, não só no médio, uma vez que parece contribuir para melhorias na qualidade de vida da comunidade. Alertamos para o fato do preparo dos docentes a fim de que as estratégias didáticas pautadas nesta abordagem não criem uma visão ingênua de neutralidade da ciência, de heroísmo, e de desenvolvimento indispensável da humanidade.2017-10-18T12:36:57Z2017-10-18T12:36:57Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, F. A. R.; SANTOS, F. C. dos. Abordagem CTSA no ensino de ciências: análises dos últimos anais dos encontros de ensino de ciências e biologia no Brasil. Revista da SBEnBIO, v. 9, p. 738-750, 2016. Disponível em: <http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/renbio-9/pdfs/1688.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2017.1982-1867http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8966Os trabalhos publicados na Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) <http://sbenbio.journals.com.br/index.php/sbenbio/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 21 jan. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Fábio Augusto Rodrigues eSantos, Fernanda Costa dosengreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2020-02-10T13:02:48Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/8966Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-02-10T13:02:48Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem CTSA no ensino de ciências : análises dos últimos anais dos encontros de ensino de ciências e biologia no Brasil. |
title |
Abordagem CTSA no ensino de ciências : análises dos últimos anais dos encontros de ensino de ciências e biologia no Brasil. |
spellingShingle |
Abordagem CTSA no ensino de ciências : análises dos últimos anais dos encontros de ensino de ciências e biologia no Brasil. Silva, Fábio Augusto Rodrigues e Temas sociocientíficos |
title_short |
Abordagem CTSA no ensino de ciências : análises dos últimos anais dos encontros de ensino de ciências e biologia no Brasil. |
title_full |
Abordagem CTSA no ensino de ciências : análises dos últimos anais dos encontros de ensino de ciências e biologia no Brasil. |
title_fullStr |
Abordagem CTSA no ensino de ciências : análises dos últimos anais dos encontros de ensino de ciências e biologia no Brasil. |
title_full_unstemmed |
Abordagem CTSA no ensino de ciências : análises dos últimos anais dos encontros de ensino de ciências e biologia no Brasil. |
title_sort |
Abordagem CTSA no ensino de ciências : análises dos últimos anais dos encontros de ensino de ciências e biologia no Brasil. |
author |
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e |
author_facet |
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e Santos, Fernanda Costa dos |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Fernanda Costa dos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e Santos, Fernanda Costa dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Temas sociocientíficos |
topic |
Temas sociocientíficos |
description |
O artigo tem como objetivo analisar como a abordagem CTSA tem sido incorporada no desenvolvimento de estratégias didáticas no ensino de Ciências, por meio de revisão bibliográfica. Os artigos centram na mesma ideia de que a abordagem CTSA permite o desenvolvimento do pensamento crítico sobre as relações existentes entre ciência, tecnologia e as consequências para a sociedade e ambiente. Ressaltamos a importância de trabalhar estas questões também no ensino fundamental, não só no médio, uma vez que parece contribuir para melhorias na qualidade de vida da comunidade. Alertamos para o fato do preparo dos docentes a fim de que as estratégias didáticas pautadas nesta abordagem não criem uma visão ingênua de neutralidade da ciência, de heroísmo, e de desenvolvimento indispensável da humanidade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2017-10-18T12:36:57Z 2017-10-18T12:36:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, F. A. R.; SANTOS, F. C. dos. Abordagem CTSA no ensino de ciências: análises dos últimos anais dos encontros de ensino de ciências e biologia no Brasil. Revista da SBEnBIO, v. 9, p. 738-750, 2016. Disponível em: <http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/renbio-9/pdfs/1688.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2017. 1982-1867 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8966 |
identifier_str_mv |
SILVA, F. A. R.; SANTOS, F. C. dos. Abordagem CTSA no ensino de ciências: análises dos últimos anais dos encontros de ensino de ciências e biologia no Brasil. Revista da SBEnBIO, v. 9, p. 738-750, 2016. Disponível em: <http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/renbio-9/pdfs/1688.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2017. 1982-1867 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8966 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002807248158720 |