Abordagem CTSA no ensino de ciências : análises dos últimos anais dos encontros de ensino de ciências e biologia no Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Santos, Fernanda Costa dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8966
Resumo: O artigo tem como objetivo analisar como a abordagem CTSA tem sido incorporada no desenvolvimento de estratégias didáticas no ensino de Ciências, por meio de revisão bibliográfica. Os artigos centram na mesma ideia de que a abordagem CTSA permite o desenvolvimento do pensamento crítico sobre as relações existentes entre ciência, tecnologia e as consequências para a sociedade e ambiente. Ressaltamos a importância de trabalhar estas questões também no ensino fundamental, não só no médio, uma vez que parece contribuir para melhorias na qualidade de vida da comunidade. Alertamos para o fato do preparo dos docentes a fim de que as estratégias didáticas pautadas nesta abordagem não criem uma visão ingênua de neutralidade da ciência, de heroísmo, e de desenvolvimento indispensável da humanidade.
id UFOP_51d57a255ea3ed0593e74709748243c9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/8966
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Abordagem CTSA no ensino de ciências : análises dos últimos anais dos encontros de ensino de ciências e biologia no Brasil.Temas sociocientíficosO artigo tem como objetivo analisar como a abordagem CTSA tem sido incorporada no desenvolvimento de estratégias didáticas no ensino de Ciências, por meio de revisão bibliográfica. Os artigos centram na mesma ideia de que a abordagem CTSA permite o desenvolvimento do pensamento crítico sobre as relações existentes entre ciência, tecnologia e as consequências para a sociedade e ambiente. Ressaltamos a importância de trabalhar estas questões também no ensino fundamental, não só no médio, uma vez que parece contribuir para melhorias na qualidade de vida da comunidade. Alertamos para o fato do preparo dos docentes a fim de que as estratégias didáticas pautadas nesta abordagem não criem uma visão ingênua de neutralidade da ciência, de heroísmo, e de desenvolvimento indispensável da humanidade.2017-10-18T12:36:57Z2017-10-18T12:36:57Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, F. A. R.; SANTOS, F. C. dos. Abordagem CTSA no ensino de ciências: análises dos últimos anais dos encontros de ensino de ciências e biologia no Brasil. Revista da SBEnBIO, v. 9, p. 738-750, 2016. Disponível em: <http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/renbio-9/pdfs/1688.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2017.1982-1867http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8966Os trabalhos publicados na Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) <http://sbenbio.journals.com.br/index.php/sbenbio/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 21 jan. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Fábio Augusto Rodrigues eSantos, Fernanda Costa dosengreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2020-02-10T13:02:48Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/8966Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-02-10T13:02:48Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem CTSA no ensino de ciências : análises dos últimos anais dos encontros de ensino de ciências e biologia no Brasil.
title Abordagem CTSA no ensino de ciências : análises dos últimos anais dos encontros de ensino de ciências e biologia no Brasil.
spellingShingle Abordagem CTSA no ensino de ciências : análises dos últimos anais dos encontros de ensino de ciências e biologia no Brasil.
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Temas sociocientíficos
title_short Abordagem CTSA no ensino de ciências : análises dos últimos anais dos encontros de ensino de ciências e biologia no Brasil.
title_full Abordagem CTSA no ensino de ciências : análises dos últimos anais dos encontros de ensino de ciências e biologia no Brasil.
title_fullStr Abordagem CTSA no ensino de ciências : análises dos últimos anais dos encontros de ensino de ciências e biologia no Brasil.
title_full_unstemmed Abordagem CTSA no ensino de ciências : análises dos últimos anais dos encontros de ensino de ciências e biologia no Brasil.
title_sort Abordagem CTSA no ensino de ciências : análises dos últimos anais dos encontros de ensino de ciências e biologia no Brasil.
author Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
author_facet Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Santos, Fernanda Costa dos
author_role author
author2 Santos, Fernanda Costa dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Santos, Fernanda Costa dos
dc.subject.por.fl_str_mv Temas sociocientíficos
topic Temas sociocientíficos
description O artigo tem como objetivo analisar como a abordagem CTSA tem sido incorporada no desenvolvimento de estratégias didáticas no ensino de Ciências, por meio de revisão bibliográfica. Os artigos centram na mesma ideia de que a abordagem CTSA permite o desenvolvimento do pensamento crítico sobre as relações existentes entre ciência, tecnologia e as consequências para a sociedade e ambiente. Ressaltamos a importância de trabalhar estas questões também no ensino fundamental, não só no médio, uma vez que parece contribuir para melhorias na qualidade de vida da comunidade. Alertamos para o fato do preparo dos docentes a fim de que as estratégias didáticas pautadas nesta abordagem não criem uma visão ingênua de neutralidade da ciência, de heroísmo, e de desenvolvimento indispensável da humanidade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-10-18T12:36:57Z
2017-10-18T12:36:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, F. A. R.; SANTOS, F. C. dos. Abordagem CTSA no ensino de ciências: análises dos últimos anais dos encontros de ensino de ciências e biologia no Brasil. Revista da SBEnBIO, v. 9, p. 738-750, 2016. Disponível em: <http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/renbio-9/pdfs/1688.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2017.
1982-1867
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8966
identifier_str_mv SILVA, F. A. R.; SANTOS, F. C. dos. Abordagem CTSA no ensino de ciências: análises dos últimos anais dos encontros de ensino de ciências e biologia no Brasil. Revista da SBEnBIO, v. 9, p. 738-750, 2016. Disponível em: <http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/renbio-9/pdfs/1688.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2017.
1982-1867
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8966
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002807248158720