Para além do figurino : “peles em processo” como dispositivo criativo para atores e atrizes na sala de ensaio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Antônio Apolinário da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9445
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_526895280854830750c1698654f5e815
oai_identifier_str oai:localhost:123456789/9445
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Silva, Antônio Apolinário daGomes, Ricardo CarlosAlmeida, Verônica Fabrini Machado dePeretta, Éden SilvaGomes, Ricardo Carlos2018-02-05T17:00:59Z2018-02-05T17:00:59Z2017SILVA, Antônio Apolinário da. Para além do figurino: “peles em processo” como dispositivo criativo para atores e atrizes na sala de ensaio. 2017. 143 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9445Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.A presente dissertação discorre sobre questões relacionadas ao figurino teatral como elemento fundamental do discurso cênico. Considera os diversos elementos que envolvem a pele do ator/performer como constituintes de uma segunda pele, capaz de conduzir, estimular e alimentar a concepção cênica, a partir das provocações feitas sobre seu corpo na sala de ensaio. Examina também outros dispositivos de criação: as peles plurais formadas pelos elementos estéticos da encenação – caracterização, iluminação, adereços cenográficos, etc., aqui denominados de “peles em processo”. A pesquisa dialoga com o conceito de “eu-pele”, do psicanalista Didier Anzieu; com a concepção de “cinco peles”, do pintor austríaco Friedensreich Hundertwasser, referida pelo crítico de arte Pierre Restany e com o conceito de “Teatro performativo”, da pesquisadora Josette Féral. São analisadas quatro práticas processuais de obras cênicas/performativas pela ótica dos conceitos referidos.The present dissertation discusses issues related to theatrical costumes as a fundamental element of the scenic discourse. It considers the various elements that involve the skin of the actor/performer as constituents of a second skin, capable of conducting, stimulating and feeding the scenic conception, from the provocations made on his body in the rehearsal room. It examines also other devices of creation: the plural skins formed by the aesthetic elements of the staging – characterization, stage lighting, scenographic props, etc., hereinafter “skin in process”. The research dialogues with the concept of “Skin-Ego”, of the psychoanalyst Didier Anzieu; with the "Five Skins" conception of the Austrian painter Friedensreich Hundertwasser, referred to by the art critic Pierre Restany and the concept of “performative theater” by the researcher Josette Féral. Four procedural practices of scenic / performative works are analyzed from the perspective of the referred concepts.Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 29/01/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessVestuário na arteRepresentação teatralArtes cênicasPara além do figurino : “peles em processo” como dispositivo criativo para atores e atrizes na sala de ensaio.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8924http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9445/5/license.txt62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcaeMD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-849http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9445/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9445/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9445/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINALDISSERTAÇÃO_ParaFigurinosPeles.pdfDISSERTAÇÃO_ParaFigurinosPeles.pdfapplication/pdf10826961http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9445/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_ParaFigurinosPeles.pdf82b8b2592fc26b99dd9b16ce4f375742MD51123456789/94452020-02-28 06:34:29.797oai:localhost: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-02-28T11:34:29Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Para além do figurino : “peles em processo” como dispositivo criativo para atores e atrizes na sala de ensaio.
title Para além do figurino : “peles em processo” como dispositivo criativo para atores e atrizes na sala de ensaio.
spellingShingle Para além do figurino : “peles em processo” como dispositivo criativo para atores e atrizes na sala de ensaio.
Silva, Antônio Apolinário da
Vestuário na arte
Representação teatral
Artes cênicas
title_short Para além do figurino : “peles em processo” como dispositivo criativo para atores e atrizes na sala de ensaio.
title_full Para além do figurino : “peles em processo” como dispositivo criativo para atores e atrizes na sala de ensaio.
title_fullStr Para além do figurino : “peles em processo” como dispositivo criativo para atores e atrizes na sala de ensaio.
title_full_unstemmed Para além do figurino : “peles em processo” como dispositivo criativo para atores e atrizes na sala de ensaio.
title_sort Para além do figurino : “peles em processo” como dispositivo criativo para atores e atrizes na sala de ensaio.
author Silva, Antônio Apolinário da
author_facet Silva, Antônio Apolinário da
author_role author
dc.contributor.referee.pt_BR.fl_str_mv Gomes, Ricardo Carlos
Almeida, Verônica Fabrini Machado de
Peretta, Éden Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Antônio Apolinário da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gomes, Ricardo Carlos
contributor_str_mv Gomes, Ricardo Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Vestuário na arte
Representação teatral
Artes cênicas
topic Vestuário na arte
Representação teatral
Artes cênicas
description Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-05T17:00:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-02-05T17:00:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Antônio Apolinário da. Para além do figurino: “peles em processo” como dispositivo criativo para atores e atrizes na sala de ensaio. 2017. 143 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9445
identifier_str_mv SILVA, Antônio Apolinário da. Para além do figurino: “peles em processo” como dispositivo criativo para atores e atrizes na sala de ensaio. 2017. 143 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
bitstream.url.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9445/5/license.txt
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9445/2/license_url
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9445/3/license_text
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9445/4/license_rdf
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9445/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_ParaFigurinosPeles.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcae
4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2f
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
82b8b2592fc26b99dd9b16ce4f375742
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1801685792489209856