Marabaixo : discurso e identidades negras na tradição amapaense.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Drieli Leide Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15930
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
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spelling Marabaixo : discurso e identidades negras na tradição amapaense.Identidade negraMarabaixoAmapáPrograma de Pós-Graduação em Letras. Departamento de Letras, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.A pesquisa intitulada “Marabaixo: discursos e identidades negras na tradição amapaense” tem como objetivo principal analisar, nas performances das cantigas do Marabaixo, os valores afro-civilizatórios que nos permitem entender as identidades negras afro-amapaenses, para isso buscou-se a)Apresentar o contexto histórico-social, no qual o Marabaixo é considerado como patrimônio cultural do estado do Amapá; b) Estabelecer a relação entre os conceitos de linguagem, memória e performatividade, cruzadas com os valores afro- civilizatórios; e c) Identificar como os valores afro-civilizatórios aparecem nas performances das cantigas do Marabaixo. Para a execução desses propósitos foi utilizado como corpus de pesquisa o DVD “Marabaixo, Patrimônio do Brasil – O Show!”, por isso esta é uma pesquisa de método documental, do qual foi selecionado e dividido as cantigas do Marabaixo nas seguintes categorias de análise: “Tradição e Reexistência” e “Memória e História”. Dito isso, esta pesquisa está constituída em quatro capítulos: “Do navio negreiro ao popopô: reflexões sobre a(o) negra(o) na Amazônia”, “Africanidades na construção da(o) sujeita(o) negra(o) em diáspora”, “Linguagens, memórias e performances em diáspora” e “As vozerias afro-amapaenses: procedimentos metodológicos e análise dos dados”. Nesse trajeto foi possível entender que o Marabaixo, sem dúvidas, é herança africana que se tornou um lugar de produção de saberes ancestrais em diáspora. Essa tecnologia de reexistência está baseada nas memórias coletivas dessas(es) negras(os), em consequência disso, eles se percebem como sujeitas(os) afro-amazônicas(os) de identidades plurais.The research entitled “Marabaixo: discourses and black identities in the amapaense tradition” has as its main objective to analyze, in the performances of the songs of Marabaixo, the afro-civilizing values that allow us to understand the black afro-amapaenses identities, for that it sought: a) To present the historical-social context, in which Maralhinho is considered as cultural heritage of the state of Amapá; b) Establish a relationship between the concepts of language, memory and performativity, crossed with Afro-civilizing values; and c) Identify how the Afro-civilizing values appear in the performances of the songs of Marabaixo. For the execution of these purposes, the DVD “Marabaixo, Patrimônio do Brasil – O Show!” was used as a research corpus, so this is a documental method research, from which the songs of Marabaixo were selected and divided into the following categories of analysis : “Tradition and Reexistence” and “Memory and History”. That said, this research is fixed in four chapters: “From the slave ship to the popopô: reflection on the black in the Amazon”, “Africanities in the construction of the black subject in diaspora”, “Languages, memories and performances in diaspora” and “The voices Afro-Amapá people: methodological procedures and data analysis”. Along the way, it was possible to understand that Maraçou, without a doubt, is an African heritage that has become a place of production of ancestral knowledge in the diaspora. This technology of re-existence is based on the collective memories of these black people, as a result, they perceive themselves as Afro-Amazonian dependents of plural identities.Muniz, Kassandra da SilvaMuniz, Kassandra da SilvaGonçalves, Clézio RobertoLima, Rafahel Jean ParintinsSampaio, Drieli Leide Silva2023-01-16T19:51:26Z2023-01-16T19:51:26Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSAMPAIO, Drieli Leide Silva. Marabaixo: discurso e identidades negras na tradição amapaense. 2022. 230 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2022.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15930http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 19/12/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-01-16T19:51:34Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/15930Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-01-16T19:51:34Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
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