Super almanaque de ciências da professora Genna : uso didático de histórias em quadrinhos para o ensino de genética no ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Luiza Gabriela de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6528
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_54d284c2c1c2e3db4f48a15265880d08
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/6528
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Super almanaque de ciências da professora Genna : uso didático de histórias em quadrinhos para o ensino de genética no ensino fundamental.Historias em quadrinhosCiências - ensino fundamentalEnsino - meios auxiliaresPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.Este estudo parte do pressuposto de que o ensino de genética no 9º ano do ensino fundamental, como previsto nos programas oficiais, não tem sido contemplado na sua especificidade, bem como aborda um conteúdo complexo, que nem sempre motiva o envolvimento dos alunos. Além disso, pressupõe-se que tal conteúdo tem sido utilizado em uma perspectiva didática tradicional, o que pode dificultar ainda mais o seu desenvolvimento pelos professores, além de sua aquisição e a formação do pensamento científico pelos alunos. Nesta perspectiva, buscamos desenvolver um estudo que priorizasse investigar o uso de um recurso didático, diferente dos tradicionalmente utilizados no ensino de genética. Para tanto, foi desenvolvido um material didático que usa as histórias em quadrinhos. O material intitulado Super Almanaque de Ciências da Professora Genna foi utilizado nas aulas de Ciências, abordando o conteúdo de Genética com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede particular de ensino de Belo Horizonte, MG. A pesquisa teve como questão norteadora: Como a dinâmica das aulas de ciências, auxiliada pela utilização do gênero textual História em Quadrinhos, pode influenciar a construção de conceitos científicos sobre Genética, pelos alunos? A abordagem metodológica adotada foi qualitativa. Inicialmente, foi elaborado o material didático, utilizando histórias em quadrinhos e atividades relacionadas ao tema Genética. Posteriormente, esse material foi aplicado em uma sala de aula do 9º ano do Ensino Fundamental II. A pesquisa também contou com o uso de instrumentos de coleta de dados tais como a observação e aplicação de questionários. Os dados coletados permitiram inferir que a dinâmica dialógica das aulas, auxiliada pelo Almanaque, favoreceu a construção dos conceitos relativos ao ensino de genética para o ensino fundamental, na medida em que os alunos se apropriaram dos termos científicos em estudo. Observamos, ainda, que o material promoveu a participação da maioria dos alunos em sala de aula.This study assumes that the genetics education in 9th grade of elementary school, as provided in the official programs, has not been contemplated in its specificity as well, it has a complex content and not always motivates student engagement . In addition, it is assumed that such content has been approached in a traditional didactic perspective, which can further hinder the development its development for teachers, and their acquisition and the formation of scientific thought by students. From this perspective, we seek to develop a study to prioritize investigate the use of a didactic resource, different from that traditionally used in genetics education. Therefore, it was developed a courseware using comics. The material called Super Almanaque de Ciências da Professora Genna, was used in science classes addressing the Genetics content with students from 9th of elementary school of a private school education. The research guiding question was: How the dynamics of science classes, aided by the use of genre comic strip, can influence the construction of scientific concepts about genetics by the students? The adopted methodological approach was qualitative. Initially, it was developed the courseware using comic books and activities related to genetic issue. Later, this material was applied in a classroom of the 9th grade of elementary school. The research also included the use of data collection tools such as observation and questionnaires. The collected data allowed to infer that the dialogic dynamic classes, aided by the Almanaque, favored the construction of the concepts related to genetics education for primary education as students have appropriated of the scientific terms being studied. We also observed that the material promoted the participation of the majority of the students in the classroom.Franco, Marco Antônio MeloNeves, Maria Luiza Rodrigues da CostaMoreira, Leandro MarcioOliveira, Luiza Gabriela de2016-06-08T18:08:59Z2016-06-08T18:08:59Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfOLIVEIRA, Luiza Gabriela de. Super almanaque de ciências da professora Genna: uso didático de histórias em quadrinhos para o ensino de genética no ensino fundamental. 2015. 208 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2015.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6528Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor, 10/11/2016, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-09-18T18:13:48Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/6528Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-09-18T18:13:48Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Super almanaque de ciências da professora Genna : uso didático de histórias em quadrinhos para o ensino de genética no ensino fundamental.
title Super almanaque de ciências da professora Genna : uso didático de histórias em quadrinhos para o ensino de genética no ensino fundamental.
spellingShingle Super almanaque de ciências da professora Genna : uso didático de histórias em quadrinhos para o ensino de genética no ensino fundamental.
Oliveira, Luiza Gabriela de
Historias em quadrinhos
Ciências - ensino fundamental
Ensino - meios auxiliares
title_short Super almanaque de ciências da professora Genna : uso didático de histórias em quadrinhos para o ensino de genética no ensino fundamental.
title_full Super almanaque de ciências da professora Genna : uso didático de histórias em quadrinhos para o ensino de genética no ensino fundamental.
title_fullStr Super almanaque de ciências da professora Genna : uso didático de histórias em quadrinhos para o ensino de genética no ensino fundamental.
title_full_unstemmed Super almanaque de ciências da professora Genna : uso didático de histórias em quadrinhos para o ensino de genética no ensino fundamental.
title_sort Super almanaque de ciências da professora Genna : uso didático de histórias em quadrinhos para o ensino de genética no ensino fundamental.
author Oliveira, Luiza Gabriela de
author_facet Oliveira, Luiza Gabriela de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Franco, Marco Antônio Melo
Neves, Maria Luiza Rodrigues da Costa
Moreira, Leandro Marcio
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Luiza Gabriela de
dc.subject.por.fl_str_mv Historias em quadrinhos
Ciências - ensino fundamental
Ensino - meios auxiliares
topic Historias em quadrinhos
Ciências - ensino fundamental
Ensino - meios auxiliares
description Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-06-08T18:08:59Z
2016-06-08T18:08:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Luiza Gabriela de. Super almanaque de ciências da professora Genna: uso didático de histórias em quadrinhos para o ensino de genética no ensino fundamental. 2015. 208 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2015.
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6528
identifier_str_mv OLIVEIRA, Luiza Gabriela de. Super almanaque de ciências da professora Genna: uso didático de histórias em quadrinhos para o ensino de genética no ensino fundamental. 2015. 208 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2015.
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002830664957952