O que a tecnociência do povo preto pode nos revelar sobre uma visita à mina de ouro em uma experiência de formação de professores de ciências naturais?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Ingriddy Nathaly Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17435
https://doi.org/10.46667/renbio.v15inesp2.731
Resumo: O racismo da sociedade brasileira se apresenta de várias maneiras. Uma delas é através do epistemicídio, que insiste em silenciar e invisibilizar a contribuição tecnocientífica de povos afro-brasileiros. Esse saber continua ausente nas licenciaturas das Ciências Naturais, que têm currículos ancorados em princípios eurocêntricos. Com a intenção de ofertar uma educação antirracista, propomos uma oficina colaborativa com licenciandos do PIBIDCiências, que contemple “saberes outros”. Destacamos, neste trabalho, o terceiro encontro por evidenciar a produção ativa da ignorância e o epistemicídio como estratégia da formação docente. Com aporte da Teoria AtorRede, evidenciamos a afetação gerada entre os licenciandos e o quanto a negação da intelectualidade de corpos negros pode ter consequências devastadoras para a democratização do ensino.
id UFOP_57548ad4f87bb485bdddc19e6c28e2e7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/17435
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling O que a tecnociência do povo preto pode nos revelar sobre uma visita à mina de ouro em uma experiência de formação de professores de ciências naturais?What can the technociency of the black people tell us about a visit to the gold mine in a natural science teacher training experience?EpistemicídioTeoria ator-redeAnti-racist educationFormación inicialO racismo da sociedade brasileira se apresenta de várias maneiras. Uma delas é através do epistemicídio, que insiste em silenciar e invisibilizar a contribuição tecnocientífica de povos afro-brasileiros. Esse saber continua ausente nas licenciaturas das Ciências Naturais, que têm currículos ancorados em princípios eurocêntricos. Com a intenção de ofertar uma educação antirracista, propomos uma oficina colaborativa com licenciandos do PIBIDCiências, que contemple “saberes outros”. Destacamos, neste trabalho, o terceiro encontro por evidenciar a produção ativa da ignorância e o epistemicídio como estratégia da formação docente. Com aporte da Teoria AtorRede, evidenciamos a afetação gerada entre os licenciandos e o quanto a negação da intelectualidade de corpos negros pode ter consequências devastadoras para a democratização do ensino.The racism of Brazilian society presents itself in several ways, one of which is through epistemicide that insists on silencing and making invisible the techno-scientific contribution of Afro-Brazilian peoples. This knowledge is still absent in the degrees of Natural Sciences that have curricula anchored in Eurocentric principles. With the intention of offering an anti-racist education, we propose a collaborative workshop with PIBID-Ciências students that contemplates “other knowledge”. In this work, we highlight the third meeting for highlighting the active production of ignorance and epistemicide as a strategy for teacher training. With the contribution of the ActorNetwork Theory, we evidenced the affectation generated among the undergraduates and how much the denial of the intellectuality of black bodies can have devastating consequences for the democratization of education.2023-09-12T21:23:55Z2023-09-12T21:23:55Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMOREIRA, I. N. S.; SILVA, F. A. R. e. O que a tecnociência do povo preto pode nos revelar sobre uma visita à mina de ouro em uma experiência de formação de professores de ciências naturais? Associação Brasileira de Ensino de Biologia, v. 15, p. 691-711, 2022. Disponível em: <https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/731>. Acesso em: 15 mar. 2023.2763-8898http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17435https://doi.org/10.46667/renbio.v15inesp2.731Este trabalho está sob uma Licença Creative Commons - AtribuiçãoNãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Ingriddy Nathaly SantosSilva, Fábio Augusto Rodrigues eporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T15:23:54Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/17435Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T15:23:54Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv O que a tecnociência do povo preto pode nos revelar sobre uma visita à mina de ouro em uma experiência de formação de professores de ciências naturais?
What can the technociency of the black people tell us about a visit to the gold mine in a natural science teacher training experience?
title O que a tecnociência do povo preto pode nos revelar sobre uma visita à mina de ouro em uma experiência de formação de professores de ciências naturais?
spellingShingle O que a tecnociência do povo preto pode nos revelar sobre uma visita à mina de ouro em uma experiência de formação de professores de ciências naturais?
Moreira, Ingriddy Nathaly Santos
Epistemicídio
Teoria ator-rede
Anti-racist education
Formación inicial
title_short O que a tecnociência do povo preto pode nos revelar sobre uma visita à mina de ouro em uma experiência de formação de professores de ciências naturais?
title_full O que a tecnociência do povo preto pode nos revelar sobre uma visita à mina de ouro em uma experiência de formação de professores de ciências naturais?
title_fullStr O que a tecnociência do povo preto pode nos revelar sobre uma visita à mina de ouro em uma experiência de formação de professores de ciências naturais?
title_full_unstemmed O que a tecnociência do povo preto pode nos revelar sobre uma visita à mina de ouro em uma experiência de formação de professores de ciências naturais?
title_sort O que a tecnociência do povo preto pode nos revelar sobre uma visita à mina de ouro em uma experiência de formação de professores de ciências naturais?
author Moreira, Ingriddy Nathaly Santos
author_facet Moreira, Ingriddy Nathaly Santos
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
author_role author
author2 Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Ingriddy Nathaly Santos
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e
dc.subject.por.fl_str_mv Epistemicídio
Teoria ator-rede
Anti-racist education
Formación inicial
topic Epistemicídio
Teoria ator-rede
Anti-racist education
Formación inicial
description O racismo da sociedade brasileira se apresenta de várias maneiras. Uma delas é através do epistemicídio, que insiste em silenciar e invisibilizar a contribuição tecnocientífica de povos afro-brasileiros. Esse saber continua ausente nas licenciaturas das Ciências Naturais, que têm currículos ancorados em princípios eurocêntricos. Com a intenção de ofertar uma educação antirracista, propomos uma oficina colaborativa com licenciandos do PIBIDCiências, que contemple “saberes outros”. Destacamos, neste trabalho, o terceiro encontro por evidenciar a produção ativa da ignorância e o epistemicídio como estratégia da formação docente. Com aporte da Teoria AtorRede, evidenciamos a afetação gerada entre os licenciandos e o quanto a negação da intelectualidade de corpos negros pode ter consequências devastadoras para a democratização do ensino.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-09-12T21:23:55Z
2023-09-12T21:23:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOREIRA, I. N. S.; SILVA, F. A. R. e. O que a tecnociência do povo preto pode nos revelar sobre uma visita à mina de ouro em uma experiência de formação de professores de ciências naturais? Associação Brasileira de Ensino de Biologia, v. 15, p. 691-711, 2022. Disponível em: <https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/731>. Acesso em: 15 mar. 2023.
2763-8898
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17435
https://doi.org/10.46667/renbio.v15inesp2.731
identifier_str_mv MOREIRA, I. N. S.; SILVA, F. A. R. e. O que a tecnociência do povo preto pode nos revelar sobre uma visita à mina de ouro em uma experiência de formação de professores de ciências naturais? Associação Brasileira de Ensino de Biologia, v. 15, p. 691-711, 2022. Disponível em: <https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/731>. Acesso em: 15 mar. 2023.
2763-8898
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17435
https://doi.org/10.46667/renbio.v15inesp2.731
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1823329340041986048