O que a tecnociência do povo preto pode nos revelar sobre uma visita à mina de ouro em uma experiência de formação de professores de ciências naturais?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17435 https://doi.org/10.46667/renbio.v15inesp2.731 |
Resumo: | O racismo da sociedade brasileira se apresenta de várias maneiras. Uma delas é através do epistemicídio, que insiste em silenciar e invisibilizar a contribuição tecnocientífica de povos afro-brasileiros. Esse saber continua ausente nas licenciaturas das Ciências Naturais, que têm currículos ancorados em princípios eurocêntricos. Com a intenção de ofertar uma educação antirracista, propomos uma oficina colaborativa com licenciandos do PIBIDCiências, que contemple “saberes outros”. Destacamos, neste trabalho, o terceiro encontro por evidenciar a produção ativa da ignorância e o epistemicídio como estratégia da formação docente. Com aporte da Teoria AtorRede, evidenciamos a afetação gerada entre os licenciandos e o quanto a negação da intelectualidade de corpos negros pode ter consequências devastadoras para a democratização do ensino. |
id |
UFOP_57548ad4f87bb485bdddc19e6c28e2e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/17435 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
O que a tecnociência do povo preto pode nos revelar sobre uma visita à mina de ouro em uma experiência de formação de professores de ciências naturais?What can the technociency of the black people tell us about a visit to the gold mine in a natural science teacher training experience?EpistemicídioTeoria ator-redeAnti-racist educationFormación inicialO racismo da sociedade brasileira se apresenta de várias maneiras. Uma delas é através do epistemicídio, que insiste em silenciar e invisibilizar a contribuição tecnocientífica de povos afro-brasileiros. Esse saber continua ausente nas licenciaturas das Ciências Naturais, que têm currículos ancorados em princípios eurocêntricos. Com a intenção de ofertar uma educação antirracista, propomos uma oficina colaborativa com licenciandos do PIBIDCiências, que contemple “saberes outros”. Destacamos, neste trabalho, o terceiro encontro por evidenciar a produção ativa da ignorância e o epistemicídio como estratégia da formação docente. Com aporte da Teoria AtorRede, evidenciamos a afetação gerada entre os licenciandos e o quanto a negação da intelectualidade de corpos negros pode ter consequências devastadoras para a democratização do ensino.The racism of Brazilian society presents itself in several ways, one of which is through epistemicide that insists on silencing and making invisible the techno-scientific contribution of Afro-Brazilian peoples. This knowledge is still absent in the degrees of Natural Sciences that have curricula anchored in Eurocentric principles. With the intention of offering an anti-racist education, we propose a collaborative workshop with PIBID-Ciências students that contemplates “other knowledge”. In this work, we highlight the third meeting for highlighting the active production of ignorance and epistemicide as a strategy for teacher training. With the contribution of the ActorNetwork Theory, we evidenced the affectation generated among the undergraduates and how much the denial of the intellectuality of black bodies can have devastating consequences for the democratization of education.2023-09-12T21:23:55Z2023-09-12T21:23:55Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMOREIRA, I. N. S.; SILVA, F. A. R. e. O que a tecnociência do povo preto pode nos revelar sobre uma visita à mina de ouro em uma experiência de formação de professores de ciências naturais? Associação Brasileira de Ensino de Biologia, v. 15, p. 691-711, 2022. Disponível em: <https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/731>. Acesso em: 15 mar. 2023.2763-8898http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17435https://doi.org/10.46667/renbio.v15inesp2.731Este trabalho está sob uma Licença Creative Commons - AtribuiçãoNãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Ingriddy Nathaly SantosSilva, Fábio Augusto Rodrigues eporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T15:23:54Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/17435Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T15:23:54Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O que a tecnociência do povo preto pode nos revelar sobre uma visita à mina de ouro em uma experiência de formação de professores de ciências naturais? What can the technociency of the black people tell us about a visit to the gold mine in a natural science teacher training experience? |
title |
O que a tecnociência do povo preto pode nos revelar sobre uma visita à mina de ouro em uma experiência de formação de professores de ciências naturais? |
spellingShingle |
O que a tecnociência do povo preto pode nos revelar sobre uma visita à mina de ouro em uma experiência de formação de professores de ciências naturais? Moreira, Ingriddy Nathaly Santos Epistemicídio Teoria ator-rede Anti-racist education Formación inicial |
title_short |
O que a tecnociência do povo preto pode nos revelar sobre uma visita à mina de ouro em uma experiência de formação de professores de ciências naturais? |
title_full |
O que a tecnociência do povo preto pode nos revelar sobre uma visita à mina de ouro em uma experiência de formação de professores de ciências naturais? |
title_fullStr |
O que a tecnociência do povo preto pode nos revelar sobre uma visita à mina de ouro em uma experiência de formação de professores de ciências naturais? |
title_full_unstemmed |
O que a tecnociência do povo preto pode nos revelar sobre uma visita à mina de ouro em uma experiência de formação de professores de ciências naturais? |
title_sort |
O que a tecnociência do povo preto pode nos revelar sobre uma visita à mina de ouro em uma experiência de formação de professores de ciências naturais? |
author |
Moreira, Ingriddy Nathaly Santos |
author_facet |
Moreira, Ingriddy Nathaly Santos Silva, Fábio Augusto Rodrigues e |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Fábio Augusto Rodrigues e |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Ingriddy Nathaly Santos Silva, Fábio Augusto Rodrigues e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Epistemicídio Teoria ator-rede Anti-racist education Formación inicial |
topic |
Epistemicídio Teoria ator-rede Anti-racist education Formación inicial |
description |
O racismo da sociedade brasileira se apresenta de várias maneiras. Uma delas é através do epistemicídio, que insiste em silenciar e invisibilizar a contribuição tecnocientífica de povos afro-brasileiros. Esse saber continua ausente nas licenciaturas das Ciências Naturais, que têm currículos ancorados em princípios eurocêntricos. Com a intenção de ofertar uma educação antirracista, propomos uma oficina colaborativa com licenciandos do PIBIDCiências, que contemple “saberes outros”. Destacamos, neste trabalho, o terceiro encontro por evidenciar a produção ativa da ignorância e o epistemicídio como estratégia da formação docente. Com aporte da Teoria AtorRede, evidenciamos a afetação gerada entre os licenciandos e o quanto a negação da intelectualidade de corpos negros pode ter consequências devastadoras para a democratização do ensino. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-09-12T21:23:55Z 2023-09-12T21:23:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MOREIRA, I. N. S.; SILVA, F. A. R. e. O que a tecnociência do povo preto pode nos revelar sobre uma visita à mina de ouro em uma experiência de formação de professores de ciências naturais? Associação Brasileira de Ensino de Biologia, v. 15, p. 691-711, 2022. Disponível em: <https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/731>. Acesso em: 15 mar. 2023. 2763-8898 http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17435 https://doi.org/10.46667/renbio.v15inesp2.731 |
identifier_str_mv |
MOREIRA, I. N. S.; SILVA, F. A. R. e. O que a tecnociência do povo preto pode nos revelar sobre uma visita à mina de ouro em uma experiência de formação de professores de ciências naturais? Associação Brasileira de Ensino de Biologia, v. 15, p. 691-711, 2022. Disponível em: <https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/731>. Acesso em: 15 mar. 2023. 2763-8898 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17435 https://doi.org/10.46667/renbio.v15inesp2.731 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1823329340041986048 |