A formação continuada dos professores que atuam na educação de jovens e adultos na região dos Inconfidentes-MG.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Eliana do Nascimento Libanio
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8758
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_57ade621d3ac7a078d1a797d4d8d3545
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/8758
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling A formação continuada dos professores que atuam na educação de jovens e adultos na região dos Inconfidentes-MG.Professores - formaçãoFormação permanentePrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.A formação do professor de EJA é vista, na atualidade, como um desafio. Muitos autores dialogam sobre essa temática e procuram identificar as possibilidades de formação que se realizam no início e durante a carreira docente. Os trabalhos, em geral, se concentram em verificar como ocorre a formação por meio da observação das particularidades do público atendido por esses docentes. Com o objetivo de contribuir com as discussões sobre a formação continuada dos professores da EJA, esta pesquisa procurou identificar a formação continuada dos docentes que atuam na EJA na Região dos Inconfidentes, compreender como esses professores se formaram e vêm se formando ao longo dos anos de docência, e identificar as necessidades específicas para o trabalho do professor que atua na EJA. O referencial que direciona a presente investigação é constituído pelos autores Nóvoa (1999), Jardilino e Araújo (2014), Santos (2014), Gatti, Barreto e André (2011), Freire (1996), Soares (2008), Arroyo (2005), dentre outros que discutem a formação continuada, a profissão e a condição docente, assim como as legislações instituídas para a formação do professor. Essa investigação caracteriza-se pela abordagem qualitativa e o instrumento escolhido para a produção dos dados foi a entrevista semiestruturada, que permite apresentar mais dinamicidade na interação com os participantes. O campo da pesquisa foi constituído pelas instituições municipais e estaduais que se localizam nas cidades de Acaiaca, Diogo de Vasconcelos, Itabirito, Mariana e Ouro Preto, na Região dos Inconfidentes-MG. Os dados produzidos foram avaliados com base na Análise do Conteúdo, na busca de construir elementos de reflexão a partir da problemática instituída. Os resultados dessa pesquisa indicam que há pouca oferta de formação continuada que discute as problemáticas dos professores de EJA. Evidenciam também que a concepção de formação ainda está atrelada ao modelo técnico e que ainda há a necessidade de se pensar uma formação que contemple as especificidades dessa modalidade de ensino. Espera-se que os resultados possam colaborar com os estudos da área da formação docente na procura de qualidade na educação e, principalmente, que contribua com a formação do professor que vai atuar na EJA.The training of the EJA teacher is currently seen as a challenge. Many authors discuss this theme and try to identify the training possibilities that are realized at the beginning and during the teaching career. The work, in general, focuses on verifying how the training occurs by observing the particularities of the public attended by these teachers. In order to contribute to the discussions about the continuing education of EJA teachers, this research sought to identify the continuing education of the teachers who work in the EJA in the Region of the Inconfidents, to understand how these teachers were formed and have been forming throughout the years of teaching, and identify the specific needs for the work of the teacher who works in the EJA. The reference framework that guides the present investigation is constituted by the authors Nóvoa (1999), Jardilino and Araújo (2014), Santos (2014), Gatti, Barreto and André (2011), Freire (1996), Soares (2008), Arroyo ), among others that discuss continuing education, the profession and the teaching condition, as well as the legislation instituted for the formation of the teacher. This research is characterized by the qualitative approach and the instrument chosen for the production of the data was the semi-structured interview, which allows to present more dynamicity in the interaction with the participants. The research field was constituted by the municipal and state institutions that are located in the cities of Acaiaca, Diogo de Vasconcelos, Itabirito, Mariana and Ouro Preto, in the Region of the Inconfidentes-MG. The data produced were evaluated based on the Content Analysis, in the search to construct elements of reflection based on the problematic established. The results of this research indicate that there is little provision for continuing education that discusses the problems of EJA teachers. They also show that the concept of training is still tied to the technical model and that there is still a need to think about training that takes into account the specificities of this type of education. It is hoped that the results can collaborate with studies in the area of teacher education in the search for quality in education and, mainly, that contributes to the training of the teacher who will work in the EJA.Araújo, Regina Magna Bonifácio deAraújo, Regina Magna Bonifácio deSilva, Fernanda Aparecida Oliveira RodriguesEsteves, Maria Manuela FrancoMaia, Eliana do Nascimento Libanio2017-09-19T14:00:01Z2017-09-19T14:00:01Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMAIA, Eliana do Nascimento Libanio. A formação continuada dos professores que atuam na educação de jovens e adultos na região dos Inconfidentes-MG. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8758Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 18/09/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2020-01-30T15:28:20Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/8758Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-01-30T15:28:20Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação continuada dos professores que atuam na educação de jovens e adultos na região dos Inconfidentes-MG.
title A formação continuada dos professores que atuam na educação de jovens e adultos na região dos Inconfidentes-MG.
spellingShingle A formação continuada dos professores que atuam na educação de jovens e adultos na região dos Inconfidentes-MG.
Maia, Eliana do Nascimento Libanio
Professores - formação
Formação permanente
title_short A formação continuada dos professores que atuam na educação de jovens e adultos na região dos Inconfidentes-MG.
title_full A formação continuada dos professores que atuam na educação de jovens e adultos na região dos Inconfidentes-MG.
title_fullStr A formação continuada dos professores que atuam na educação de jovens e adultos na região dos Inconfidentes-MG.
title_full_unstemmed A formação continuada dos professores que atuam na educação de jovens e adultos na região dos Inconfidentes-MG.
title_sort A formação continuada dos professores que atuam na educação de jovens e adultos na região dos Inconfidentes-MG.
author Maia, Eliana do Nascimento Libanio
author_facet Maia, Eliana do Nascimento Libanio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues
Esteves, Maria Manuela Franco
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Eliana do Nascimento Libanio
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - formação
Formação permanente
topic Professores - formação
Formação permanente
description Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-19T14:00:01Z
2017-09-19T14:00:01Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAIA, Eliana do Nascimento Libanio. A formação continuada dos professores que atuam na educação de jovens e adultos na região dos Inconfidentes-MG. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8758
identifier_str_mv MAIA, Eliana do Nascimento Libanio. A formação continuada dos professores que atuam na educação de jovens e adultos na região dos Inconfidentes-MG. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2017.
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002851977265152