Principles of culturally relevant education in an ethnomathematical perspective.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Milton
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Orey, Daniel Clark
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12535
https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id306
Resumo: A implantação da educação culturalmente relevante auxilia no desenvolvimento do aprendizado intelectual, social e político dos alunos por meio da utilização de referências culturais para desencadear o conhecimento matemático. Esse tipo de educação utiliza a experiências prévias de alunos para tornar o aprendizado relevante e efetivo, pois visa reforçar a sua conexão com as atividades escolares. As escolas culturalmente relevantes contextualizam a instrução e as práticas escolares enquanto mantém o rigor acadêmico. Nessas escolas, os líderes escolares, os professores e os funcionários são capazes de reconhecer e construir com base nos pontos fortes dos alunos por meio da aplicação de estratégias instrucionais que são culturalmente relevantes. A liderança culturalmente relevante está enraizada na convicção de que os alunos são capazes de se destacarem em projetos acadêmicos. Existe a necessidade de facilitar a implementação da pedagogia culturalmente relevante nos currículos escolares, que é projetada para embeber a cultura escolar nos backgrounds culturais dos alunos, auxiliando-os a conceituar o conhecimento. As abordagens da etnomatemática e da pedagogia culturalmente relevante no currículo matemático visam tornar os conteúdos matemáticos relevantes para os alunos. Assim, o objetivo desse artigo teórico é discutir os princípios da educação culturalmente relevante de acordo com a perspectiva etnomatemática.
id UFOP_5b4de128e836afb6cd6489d46f3f8d4e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/12535
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Principles of culturally relevant education in an ethnomathematical perspective.Culturally relevant pedagogyA implantação da educação culturalmente relevante auxilia no desenvolvimento do aprendizado intelectual, social e político dos alunos por meio da utilização de referências culturais para desencadear o conhecimento matemático. Esse tipo de educação utiliza a experiências prévias de alunos para tornar o aprendizado relevante e efetivo, pois visa reforçar a sua conexão com as atividades escolares. As escolas culturalmente relevantes contextualizam a instrução e as práticas escolares enquanto mantém o rigor acadêmico. Nessas escolas, os líderes escolares, os professores e os funcionários são capazes de reconhecer e construir com base nos pontos fortes dos alunos por meio da aplicação de estratégias instrucionais que são culturalmente relevantes. A liderança culturalmente relevante está enraizada na convicção de que os alunos são capazes de se destacarem em projetos acadêmicos. Existe a necessidade de facilitar a implementação da pedagogia culturalmente relevante nos currículos escolares, que é projetada para embeber a cultura escolar nos backgrounds culturais dos alunos, auxiliando-os a conceituar o conhecimento. As abordagens da etnomatemática e da pedagogia culturalmente relevante no currículo matemático visam tornar os conteúdos matemáticos relevantes para os alunos. Assim, o objetivo desse artigo teórico é discutir os princípios da educação culturalmente relevante de acordo com a perspectiva etnomatemática.The implementation of culturally relevant education assists in the development of student intellectual, social, and political learning by using their cultural referents to develop mathematical knowledge. It uses prior experiences of students to make learning more relevant and effective in order to strengthen their connectedness with schooling. Culturally relevant schools contextualize teaching and instructional practices while maintaining academic rigor. In these schools, educators, teachers, school leaders, and staff members are able to recognize and build upon the strengths of the students by applying instructional strategies that are culturally relevant. Culturally relevant leadership is grounded in the conviction that students are able to excel in their academic endeavor. In this context, it is necessary to enable the implementation of culturally relevant pedagogy into the curricula, designed to fit together school culture with students’ background in order to help them to conceptualize knowledge. Ethnomathematics and culturally relevant pedagogy-based approaches to mathematics curriculum are intended to make mathematical content more meaningful and relevant to students. Hence, the main objective of this article is to discuss the importance of principles of culturally relevant education in accordance to an ethnomathematics perspective.2020-08-01T14:26:31Z2020-08-01T14:26:31Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROSA, M.; OREY, D. C. Principles of culturally relevant education in an ethnomathematical perspective. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 17, n. e020001, jan. 2020. Disponível em: <https://revistasbemsp.com.br/REMat-SP/article/view/306>. Acesso em: 18 jun. 2020.2526-9062http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12535https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id306This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Fonte: o próprio artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessRosa, MiltonOrey, Daniel Clarkengreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2020-08-01T14:26:31Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/12535Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-08-01T14:26:31Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Principles of culturally relevant education in an ethnomathematical perspective.
title Principles of culturally relevant education in an ethnomathematical perspective.
spellingShingle Principles of culturally relevant education in an ethnomathematical perspective.
Rosa, Milton
Culturally relevant pedagogy
title_short Principles of culturally relevant education in an ethnomathematical perspective.
title_full Principles of culturally relevant education in an ethnomathematical perspective.
title_fullStr Principles of culturally relevant education in an ethnomathematical perspective.
title_full_unstemmed Principles of culturally relevant education in an ethnomathematical perspective.
title_sort Principles of culturally relevant education in an ethnomathematical perspective.
author Rosa, Milton
author_facet Rosa, Milton
Orey, Daniel Clark
author_role author
author2 Orey, Daniel Clark
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Milton
Orey, Daniel Clark
dc.subject.por.fl_str_mv Culturally relevant pedagogy
topic Culturally relevant pedagogy
description A implantação da educação culturalmente relevante auxilia no desenvolvimento do aprendizado intelectual, social e político dos alunos por meio da utilização de referências culturais para desencadear o conhecimento matemático. Esse tipo de educação utiliza a experiências prévias de alunos para tornar o aprendizado relevante e efetivo, pois visa reforçar a sua conexão com as atividades escolares. As escolas culturalmente relevantes contextualizam a instrução e as práticas escolares enquanto mantém o rigor acadêmico. Nessas escolas, os líderes escolares, os professores e os funcionários são capazes de reconhecer e construir com base nos pontos fortes dos alunos por meio da aplicação de estratégias instrucionais que são culturalmente relevantes. A liderança culturalmente relevante está enraizada na convicção de que os alunos são capazes de se destacarem em projetos acadêmicos. Existe a necessidade de facilitar a implementação da pedagogia culturalmente relevante nos currículos escolares, que é projetada para embeber a cultura escolar nos backgrounds culturais dos alunos, auxiliando-os a conceituar o conhecimento. As abordagens da etnomatemática e da pedagogia culturalmente relevante no currículo matemático visam tornar os conteúdos matemáticos relevantes para os alunos. Assim, o objetivo desse artigo teórico é discutir os princípios da educação culturalmente relevante de acordo com a perspectiva etnomatemática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-01T14:26:31Z
2020-08-01T14:26:31Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSA, M.; OREY, D. C. Principles of culturally relevant education in an ethnomathematical perspective. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 17, n. e020001, jan. 2020. Disponível em: <https://revistasbemsp.com.br/REMat-SP/article/view/306>. Acesso em: 18 jun. 2020.
2526-9062
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12535
https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id306
identifier_str_mv ROSA, M.; OREY, D. C. Principles of culturally relevant education in an ethnomathematical perspective. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 17, n. e020001, jan. 2020. Disponível em: <https://revistasbemsp.com.br/REMat-SP/article/view/306>. Acesso em: 18 jun. 2020.
2526-9062
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12535
https://doi.org/10.37001/remat25269062v17id306
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002833851580416