Material didático digital : nova forma de o aluno surdo “ler” e “interagir” com os conteúdos educacionais?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Dayse Garcia
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12630
https://doi.org/10.17851/1983-3652.9.2.185-198
Resumo: O presente artigo se predispõe a discutir a elaboração de material didático acessível e/ou adaptado a alunos surdos, apoiando-se no argumento de que o contexto educacional contemporâneo é marcado pela diversidade e flexibilidade, como também pela necessidade de atender às diferentes demandas de ordens linguísticas, culturais, sociais e regionais. Nesse sentido, para considerar a escola como “espaço para todos”, deve-se orientar pela ideia de que as ações educativas inclusivas têm como eixos o convívio com as diferenças, a aprendizagem como experiência relacional e a interação que produz sentido para o aluno, pois é essa interação que contempla a sua subjetividade. Assim, pretende-se refletir quanto à produção de material e ações educativas para alunos surdos, nomeados recursos didático-pedagógicos, tendo como base teórica Batista (2009), Bunzen; Rojo (2005), Coscarelli (1996), Costa; Paes de Barros (2012), Lacerda; Lodi (2009), Natividade; Pimenta (2009) e Skliar (1999), entre outros.
id UFOP_5dda393ac156f3d22ef2df6670b62c87
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/12630
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Material didático digital : nova forma de o aluno surdo “ler” e “interagir” com os conteúdos educacionais?Digital teaching material : a new way for deaf students to “read” and “interact” with educational content?Educação inclusivaO presente artigo se predispõe a discutir a elaboração de material didático acessível e/ou adaptado a alunos surdos, apoiando-se no argumento de que o contexto educacional contemporâneo é marcado pela diversidade e flexibilidade, como também pela necessidade de atender às diferentes demandas de ordens linguísticas, culturais, sociais e regionais. Nesse sentido, para considerar a escola como “espaço para todos”, deve-se orientar pela ideia de que as ações educativas inclusivas têm como eixos o convívio com as diferenças, a aprendizagem como experiência relacional e a interação que produz sentido para o aluno, pois é essa interação que contempla a sua subjetividade. Assim, pretende-se refletir quanto à produção de material e ações educativas para alunos surdos, nomeados recursos didático-pedagógicos, tendo como base teórica Batista (2009), Bunzen; Rojo (2005), Coscarelli (1996), Costa; Paes de Barros (2012), Lacerda; Lodi (2009), Natividade; Pimenta (2009) e Skliar (1999), entre outros.This paper aims at discussing the elaboration of teaching materials accessible and/or adapted for deaf students, what is supported by the concept of the contemporary educational context as diverse and flexible and by the need to meet the different demands at linguistic, cultural, social and regional levels. In this sense, in order to consider the school as a “space for all”, we must apply the idea that inclusive educational actions are mainly based on socializing regardless of the differences, learning as a relational experience, and interacting as a meaning production mechanism, since this interaction contemplates students’ subjectivity. Thus, the intention of this work is to think about educational actions and material production for deaf students that are named didactic-pedagogical resources, what is theoretically based on the works of Batista (2009), Bunzen; Rojo (2005), Coscarelli (1996), Costa; Paes de Barros (2012), Lacerda; Lodi (2009), Natividade; Pimenta (2009) and Skliar (1999) and others.2020-08-21T15:58:13Z2020-08-21T15:58:13Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMIRANDA, D. G. Material didático digital: nova forma de o aluno surdo “ler” e “interagir” com os conteúdos educacionais?. Texto Livre, v. 9, n. 2, p. 185-198, jul./dez. 2016. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/10910>. Acesso em: 03 jul. 2020.1983-3652http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12630https://doi.org/10.17851/1983-3652.9.2.185-198O periódico Texto livre permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/686>. Acesso em: 21 ago. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Dayse Garciaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2020-08-21T15:58:13Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/12630Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-08-21T15:58:13Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Material didático digital : nova forma de o aluno surdo “ler” e “interagir” com os conteúdos educacionais?
Digital teaching material : a new way for deaf students to “read” and “interact” with educational content?
title Material didático digital : nova forma de o aluno surdo “ler” e “interagir” com os conteúdos educacionais?
spellingShingle Material didático digital : nova forma de o aluno surdo “ler” e “interagir” com os conteúdos educacionais?
Miranda, Dayse Garcia
Educação inclusiva
title_short Material didático digital : nova forma de o aluno surdo “ler” e “interagir” com os conteúdos educacionais?
title_full Material didático digital : nova forma de o aluno surdo “ler” e “interagir” com os conteúdos educacionais?
title_fullStr Material didático digital : nova forma de o aluno surdo “ler” e “interagir” com os conteúdos educacionais?
title_full_unstemmed Material didático digital : nova forma de o aluno surdo “ler” e “interagir” com os conteúdos educacionais?
title_sort Material didático digital : nova forma de o aluno surdo “ler” e “interagir” com os conteúdos educacionais?
author Miranda, Dayse Garcia
author_facet Miranda, Dayse Garcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Dayse Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
topic Educação inclusiva
description O presente artigo se predispõe a discutir a elaboração de material didático acessível e/ou adaptado a alunos surdos, apoiando-se no argumento de que o contexto educacional contemporâneo é marcado pela diversidade e flexibilidade, como também pela necessidade de atender às diferentes demandas de ordens linguísticas, culturais, sociais e regionais. Nesse sentido, para considerar a escola como “espaço para todos”, deve-se orientar pela ideia de que as ações educativas inclusivas têm como eixos o convívio com as diferenças, a aprendizagem como experiência relacional e a interação que produz sentido para o aluno, pois é essa interação que contempla a sua subjetividade. Assim, pretende-se refletir quanto à produção de material e ações educativas para alunos surdos, nomeados recursos didático-pedagógicos, tendo como base teórica Batista (2009), Bunzen; Rojo (2005), Coscarelli (1996), Costa; Paes de Barros (2012), Lacerda; Lodi (2009), Natividade; Pimenta (2009) e Skliar (1999), entre outros.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2020-08-21T15:58:13Z
2020-08-21T15:58:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MIRANDA, D. G. Material didático digital: nova forma de o aluno surdo “ler” e “interagir” com os conteúdos educacionais?. Texto Livre, v. 9, n. 2, p. 185-198, jul./dez. 2016. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/10910>. Acesso em: 03 jul. 2020.
1983-3652
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12630
https://doi.org/10.17851/1983-3652.9.2.185-198
identifier_str_mv MIRANDA, D. G. Material didático digital: nova forma de o aluno surdo “ler” e “interagir” com os conteúdos educacionais?. Texto Livre, v. 9, n. 2, p. 185-198, jul./dez. 2016. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/10910>. Acesso em: 03 jul. 2020.
1983-3652
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12630
https://doi.org/10.17851/1983-3652.9.2.185-198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002838323757056