A formação do professor universitário e a apropriação dos gêneros do métier docente.
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16150 https://doi.org/10.1590/1981-5794-e13880 |
Resumo: | Tendo em vista as temáticas de linguagem e formação docente, com base nos quadros teóricos dos Estudos do Letramento e da teoria dos gêneros do discurso, neste artigo, buscou-se realizar um inventário dos gêneros do discurso constitutivos do métier docente universitário e refletir sobre a sua importância, enquanto artefatos que fazem parte do trabalho, do letramento e da identidade do professor. As pesquisas bibliográficas em torno da identidade e da formação do professor universitário levaram à compreensão de que, dependendo da instituição e dos contextos institucionais e socioculturais em que se inserem, as demandas que chegam ao docente são diferentes e crescentes, incidindo sobre a identidade desse profissional. A pesquisa de campo revelou que tais demandas estão vinculadas a competências científico-pedagógicas, político-administrativas e pessoais, necessárias ao exercício das inúmeras atividades relativas ao ensino, à pesquisa, à extensão e à gestão universitária. Essas atividades estão imbricadas com a linguagem e revelam tanto a amplitude de gêneros profissionais exigidos do professor, quanto a necessidade da inserção desse profissional em práticas de letramento. |
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A formação do professor universitário e a apropriação dos gêneros do métier docente.Higher education professor qualification and the appropriation of the genres of the professional métier.Letramento docenteIdentidade do professor universitárioTendo em vista as temáticas de linguagem e formação docente, com base nos quadros teóricos dos Estudos do Letramento e da teoria dos gêneros do discurso, neste artigo, buscou-se realizar um inventário dos gêneros do discurso constitutivos do métier docente universitário e refletir sobre a sua importância, enquanto artefatos que fazem parte do trabalho, do letramento e da identidade do professor. As pesquisas bibliográficas em torno da identidade e da formação do professor universitário levaram à compreensão de que, dependendo da instituição e dos contextos institucionais e socioculturais em que se inserem, as demandas que chegam ao docente são diferentes e crescentes, incidindo sobre a identidade desse profissional. A pesquisa de campo revelou que tais demandas estão vinculadas a competências científico-pedagógicas, político-administrativas e pessoais, necessárias ao exercício das inúmeras atividades relativas ao ensino, à pesquisa, à extensão e à gestão universitária. Essas atividades estão imbricadas com a linguagem e revelam tanto a amplitude de gêneros profissionais exigidos do professor, quanto a necessidade da inserção desse profissional em práticas de letramento.Immersed in the themes of language and teacher and professor qualification, based on the theoretical frameworks of Literacy Studies and the theory of discourse genres, in dialogue with studies on identity (Cultural Studies), in this paper, we seek to conduct an inventory of the discourse genres that constitute the higher education professor metier and to reflect on its importance as artifacts that are part of the professor’s work and which, consequently, also constitute himself/herself. Research on the identity and training/qualification of the professor led to the understanding that, depending on the institution and the institutional and socio-cultural contexts in which these professors are inserted, they have increasing and different demands which also affect the identity of these professionals. The study reveals that such demands are associated with scientific-pedagogical, political-administrative and personal competencies, necessary for the performance of the numerous activities related to teaching, research, extension and university management, all of which are intertwined with language and they inform us about the need to insert this professional in those literacy events and practices.2023-02-09T21:13:35Z2023-02-09T21:13:35Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfBRASILEIRO, A. M. M.; PIMENTA, V. R. A formação do professor universitário e a apropriação dos gêneros do métier docente. Alfa: Revista de Linguística, v. 66, 2022. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/alfa/a/zGwNPM8GQVVgyw66ZRTfzSC/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 06 jul. 2022.1981-5794http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16150https://doi.org/10.1590/1981-5794-e13880Esta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrasileiro, Ada Magaly MatiasPimenta, Viviane Raposoporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-02-09T21:13:42Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/16150Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-02-09T21:13:42Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
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