Escolhas, vivências e circunstâncias no memorial de formação de professores de matemática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Iara Letícia Leite de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Carvalho, Rosana Areal de, Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
dARK ID: ark:/61566/0013000000k8x
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12688
Resumo: Este artigo é fruto dos resultados de uma dissertação que teve como objetivo tecer compreensões sobre aspectos da trajetória formativa de professores de Matemática, ao narrarem suas histórias de vida por meio do memorial. A pesquisa pautou-se pelo método autobiográfico e contou com a colaboração de seis professores de Matemática, que escreveram memoriais de formação interpretados à luz da análise de convergências e singularidades. O movimento de tornarse professor é permanente e ocorre por meio das diversas vivências em que vários cenários os vão constituindo enquanto professores de Matemática. Ao analisarmos essas narrativas, encontramos a família e os professores exercendo um papel fundamental na escolha da profissão. A formação dá-se sob a influência dos professores, o gosto pela área ou as pequenas vivências da profissão, sejam nas experiências em sala de aula, nas brincadeiras ou em outros locais. Alguns elementos, como a aproximação e as afinidades com a Matemática e a referência a si mesmo como bom aluno, são fatores presentes na opção pela carreira educacional. Embora envolvidos em diversas circunstâncias e dificuldades, esses professores persistem na superação dos desafios profissionais, buscando proporcionar uma educação de qualidade aos seus alunos.
id UFOP_62b34626331fa6564e14922cfb643ec1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/12688
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Escolhas, vivências e circunstâncias no memorial de formação de professores de matemática.Choices, experiences and circumstances in the teacher training memorial of mathematics.Trajetória formativaEducação matemáticaEste artigo é fruto dos resultados de uma dissertação que teve como objetivo tecer compreensões sobre aspectos da trajetória formativa de professores de Matemática, ao narrarem suas histórias de vida por meio do memorial. A pesquisa pautou-se pelo método autobiográfico e contou com a colaboração de seis professores de Matemática, que escreveram memoriais de formação interpretados à luz da análise de convergências e singularidades. O movimento de tornarse professor é permanente e ocorre por meio das diversas vivências em que vários cenários os vão constituindo enquanto professores de Matemática. Ao analisarmos essas narrativas, encontramos a família e os professores exercendo um papel fundamental na escolha da profissão. A formação dá-se sob a influência dos professores, o gosto pela área ou as pequenas vivências da profissão, sejam nas experiências em sala de aula, nas brincadeiras ou em outros locais. Alguns elementos, como a aproximação e as afinidades com a Matemática e a referência a si mesmo como bom aluno, são fatores presentes na opção pela carreira educacional. Embora envolvidos em diversas circunstâncias e dificuldades, esses professores persistem na superação dos desafios profissionais, buscando proporcionar uma educação de qualidade aos seus alunos.This article is consequence from results of a dissertation that had the objective to understand aspects of Mathematics teachers educational path through their life history narrative. Research was based on Autobiographical Method attended by six Mathematical teachers who wrote memorials of their professional training. Memorials were interpreted in the light of Analysis of Convergences and Singularities Method. To become a teacher demands a continuous and permanent motion and occurs through different experiences and scenarios that contribute to their formation as Mathematics teachers. In analyzing these narratives, we realize their family and teachers exerting a fundamental role in career choice. Training was influenced by teaching practice, by education interest or short experiences in classroom activities, by games as teachers or by other situations. Some elements such as affinities with Mathematics and feeling as a good student are strong factors in educational career choice. Although they were involved in different circumstances and difficulties, these teachers persist in overcoming professional challenges seeking to provide excellent education to their students.2020-09-03T20:17:12Z2020-09-03T20:17:12Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, I. L. L.; CARVALHO, R. A.; SILVA, F. A. O. R. Escolhas, vivências e circunstâncias no memorial de formação de professores de matemática. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 4, n. 10, p. 196-214, jan./abr. 2019. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5728>. Acesso em: 03 jul. 2020.2525-426Xhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12688ark:/61566/0013000000k8xO periódico Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1376>. Acesso em: 21 ago. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Iara Letícia Leite deCarvalho, Rosana Areal deSilva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T14:02:22Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/12688Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T14:02:22Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolhas, vivências e circunstâncias no memorial de formação de professores de matemática.
Choices, experiences and circumstances in the teacher training memorial of mathematics.
title Escolhas, vivências e circunstâncias no memorial de formação de professores de matemática.
spellingShingle Escolhas, vivências e circunstâncias no memorial de formação de professores de matemática.
Oliveira, Iara Letícia Leite de
Trajetória formativa
Educação matemática
title_short Escolhas, vivências e circunstâncias no memorial de formação de professores de matemática.
title_full Escolhas, vivências e circunstâncias no memorial de formação de professores de matemática.
title_fullStr Escolhas, vivências e circunstâncias no memorial de formação de professores de matemática.
title_full_unstemmed Escolhas, vivências e circunstâncias no memorial de formação de professores de matemática.
title_sort Escolhas, vivências e circunstâncias no memorial de formação de professores de matemática.
author Oliveira, Iara Letícia Leite de
author_facet Oliveira, Iara Letícia Leite de
Carvalho, Rosana Areal de
Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues
author_role author
author2 Carvalho, Rosana Areal de
Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Iara Letícia Leite de
Carvalho, Rosana Areal de
Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Trajetória formativa
Educação matemática
topic Trajetória formativa
Educação matemática
description Este artigo é fruto dos resultados de uma dissertação que teve como objetivo tecer compreensões sobre aspectos da trajetória formativa de professores de Matemática, ao narrarem suas histórias de vida por meio do memorial. A pesquisa pautou-se pelo método autobiográfico e contou com a colaboração de seis professores de Matemática, que escreveram memoriais de formação interpretados à luz da análise de convergências e singularidades. O movimento de tornarse professor é permanente e ocorre por meio das diversas vivências em que vários cenários os vão constituindo enquanto professores de Matemática. Ao analisarmos essas narrativas, encontramos a família e os professores exercendo um papel fundamental na escolha da profissão. A formação dá-se sob a influência dos professores, o gosto pela área ou as pequenas vivências da profissão, sejam nas experiências em sala de aula, nas brincadeiras ou em outros locais. Alguns elementos, como a aproximação e as afinidades com a Matemática e a referência a si mesmo como bom aluno, são fatores presentes na opção pela carreira educacional. Embora envolvidos em diversas circunstâncias e dificuldades, esses professores persistem na superação dos desafios profissionais, buscando proporcionar uma educação de qualidade aos seus alunos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-09-03T20:17:12Z
2020-09-03T20:17:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, I. L. L.; CARVALHO, R. A.; SILVA, F. A. O. R. Escolhas, vivências e circunstâncias no memorial de formação de professores de matemática. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 4, n. 10, p. 196-214, jan./abr. 2019. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5728>. Acesso em: 03 jul. 2020.
2525-426X
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12688
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/61566/0013000000k8x
identifier_str_mv OLIVEIRA, I. L. L.; CARVALHO, R. A.; SILVA, F. A. O. R. Escolhas, vivências e circunstâncias no memorial de formação de professores de matemática. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 4, n. 10, p. 196-214, jan./abr. 2019. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5728>. Acesso em: 03 jul. 2020.
2525-426X
ark:/61566/0013000000k8x
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1817705738510794752