Escolhas, vivências e circunstâncias no memorial de formação de professores de matemática.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
dARK ID: | ark:/61566/0013000000k8x |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12688 |
Resumo: | Este artigo é fruto dos resultados de uma dissertação que teve como objetivo tecer compreensões sobre aspectos da trajetória formativa de professores de Matemática, ao narrarem suas histórias de vida por meio do memorial. A pesquisa pautou-se pelo método autobiográfico e contou com a colaboração de seis professores de Matemática, que escreveram memoriais de formação interpretados à luz da análise de convergências e singularidades. O movimento de tornarse professor é permanente e ocorre por meio das diversas vivências em que vários cenários os vão constituindo enquanto professores de Matemática. Ao analisarmos essas narrativas, encontramos a família e os professores exercendo um papel fundamental na escolha da profissão. A formação dá-se sob a influência dos professores, o gosto pela área ou as pequenas vivências da profissão, sejam nas experiências em sala de aula, nas brincadeiras ou em outros locais. Alguns elementos, como a aproximação e as afinidades com a Matemática e a referência a si mesmo como bom aluno, são fatores presentes na opção pela carreira educacional. Embora envolvidos em diversas circunstâncias e dificuldades, esses professores persistem na superação dos desafios profissionais, buscando proporcionar uma educação de qualidade aos seus alunos. |
id |
UFOP_62b34626331fa6564e14922cfb643ec1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/12688 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Escolhas, vivências e circunstâncias no memorial de formação de professores de matemática.Choices, experiences and circumstances in the teacher training memorial of mathematics.Trajetória formativaEducação matemáticaEste artigo é fruto dos resultados de uma dissertação que teve como objetivo tecer compreensões sobre aspectos da trajetória formativa de professores de Matemática, ao narrarem suas histórias de vida por meio do memorial. A pesquisa pautou-se pelo método autobiográfico e contou com a colaboração de seis professores de Matemática, que escreveram memoriais de formação interpretados à luz da análise de convergências e singularidades. O movimento de tornarse professor é permanente e ocorre por meio das diversas vivências em que vários cenários os vão constituindo enquanto professores de Matemática. Ao analisarmos essas narrativas, encontramos a família e os professores exercendo um papel fundamental na escolha da profissão. A formação dá-se sob a influência dos professores, o gosto pela área ou as pequenas vivências da profissão, sejam nas experiências em sala de aula, nas brincadeiras ou em outros locais. Alguns elementos, como a aproximação e as afinidades com a Matemática e a referência a si mesmo como bom aluno, são fatores presentes na opção pela carreira educacional. Embora envolvidos em diversas circunstâncias e dificuldades, esses professores persistem na superação dos desafios profissionais, buscando proporcionar uma educação de qualidade aos seus alunos.This article is consequence from results of a dissertation that had the objective to understand aspects of Mathematics teachers educational path through their life history narrative. Research was based on Autobiographical Method attended by six Mathematical teachers who wrote memorials of their professional training. Memorials were interpreted in the light of Analysis of Convergences and Singularities Method. To become a teacher demands a continuous and permanent motion and occurs through different experiences and scenarios that contribute to their formation as Mathematics teachers. In analyzing these narratives, we realize their family and teachers exerting a fundamental role in career choice. Training was influenced by teaching practice, by education interest or short experiences in classroom activities, by games as teachers or by other situations. Some elements such as affinities with Mathematics and feeling as a good student are strong factors in educational career choice. Although they were involved in different circumstances and difficulties, these teachers persist in overcoming professional challenges seeking to provide excellent education to their students.2020-09-03T20:17:12Z2020-09-03T20:17:12Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, I. L. L.; CARVALHO, R. A.; SILVA, F. A. O. R. Escolhas, vivências e circunstâncias no memorial de formação de professores de matemática. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 4, n. 10, p. 196-214, jan./abr. 2019. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5728>. Acesso em: 03 jul. 2020.2525-426Xhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12688ark:/61566/0013000000k8xO periódico Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1376>. Acesso em: 21 ago. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Iara Letícia Leite deCarvalho, Rosana Areal deSilva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T14:02:22Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/12688Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T14:02:22Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escolhas, vivências e circunstâncias no memorial de formação de professores de matemática. Choices, experiences and circumstances in the teacher training memorial of mathematics. |
title |
Escolhas, vivências e circunstâncias no memorial de formação de professores de matemática. |
spellingShingle |
Escolhas, vivências e circunstâncias no memorial de formação de professores de matemática. Oliveira, Iara Letícia Leite de Trajetória formativa Educação matemática |
title_short |
Escolhas, vivências e circunstâncias no memorial de formação de professores de matemática. |
title_full |
Escolhas, vivências e circunstâncias no memorial de formação de professores de matemática. |
title_fullStr |
Escolhas, vivências e circunstâncias no memorial de formação de professores de matemática. |
title_full_unstemmed |
Escolhas, vivências e circunstâncias no memorial de formação de professores de matemática. |
title_sort |
Escolhas, vivências e circunstâncias no memorial de formação de professores de matemática. |
author |
Oliveira, Iara Letícia Leite de |
author_facet |
Oliveira, Iara Letícia Leite de Carvalho, Rosana Areal de Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Rosana Areal de Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Iara Letícia Leite de Carvalho, Rosana Areal de Silva, Fernanda Aparecida Oliveira Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trajetória formativa Educação matemática |
topic |
Trajetória formativa Educação matemática |
description |
Este artigo é fruto dos resultados de uma dissertação que teve como objetivo tecer compreensões sobre aspectos da trajetória formativa de professores de Matemática, ao narrarem suas histórias de vida por meio do memorial. A pesquisa pautou-se pelo método autobiográfico e contou com a colaboração de seis professores de Matemática, que escreveram memoriais de formação interpretados à luz da análise de convergências e singularidades. O movimento de tornarse professor é permanente e ocorre por meio das diversas vivências em que vários cenários os vão constituindo enquanto professores de Matemática. Ao analisarmos essas narrativas, encontramos a família e os professores exercendo um papel fundamental na escolha da profissão. A formação dá-se sob a influência dos professores, o gosto pela área ou as pequenas vivências da profissão, sejam nas experiências em sala de aula, nas brincadeiras ou em outros locais. Alguns elementos, como a aproximação e as afinidades com a Matemática e a referência a si mesmo como bom aluno, são fatores presentes na opção pela carreira educacional. Embora envolvidos em diversas circunstâncias e dificuldades, esses professores persistem na superação dos desafios profissionais, buscando proporcionar uma educação de qualidade aos seus alunos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-09-03T20:17:12Z 2020-09-03T20:17:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, I. L. L.; CARVALHO, R. A.; SILVA, F. A. O. R. Escolhas, vivências e circunstâncias no memorial de formação de professores de matemática. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 4, n. 10, p. 196-214, jan./abr. 2019. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5728>. Acesso em: 03 jul. 2020. 2525-426X http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12688 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/61566/0013000000k8x |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, I. L. L.; CARVALHO, R. A.; SILVA, F. A. O. R. Escolhas, vivências e circunstâncias no memorial de formação de professores de matemática. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 4, n. 10, p. 196-214, jan./abr. 2019. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5728>. Acesso em: 03 jul. 2020. 2525-426X ark:/61566/0013000000k8x |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12688 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1817705738510794752 |