Para entender as veias abertas do Brasil e do povo brasileiro : a presença da interculturalidade crítica e da decolonialidade na produção de um material didático de Português Língua Estrangeira.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16153 https://doi.org/10.34019/1982-2243.2021.v25.35945 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo a análise das partes de um material didático de Português como Língua Estrangeira (PLE) dedicadas ao ensino de cultura / interculturalidade. Para tanto, nos ancoramos em um suporte teórico que abrange os estudos sobre interculturalidade (Byram, 1997), em especial a interculturalidade crítica (Walsh, 2009; Byram, 1997), e decolonialidade (Quijano, 2005; Walsh, 2009)), estudos esses que apontam para a necessidade da abordagem de problemas sociais em sala de aula. Após a análise do material didático e discussão, chegamos à conclusão de que é perfeitamente possível e aconselhável abordar os problemas sociais do Brasil nas aulas de PLE por meio de materiais autênticos e gêneros diversos. |
id |
UFOP_6387a6e764111119140a13c6221d18fb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/16153 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Para entender as veias abertas do Brasil e do povo brasileiro : a presença da interculturalidade crítica e da decolonialidade na produção de um material didático de Português Língua Estrangeira.To understand the open veins of Brazil and the Brazilian people : the presence of critical interculturality and decoloniality in the production of Portuguese for Foreigners materialEste artigo tem como objetivo a análise das partes de um material didático de Português como Língua Estrangeira (PLE) dedicadas ao ensino de cultura / interculturalidade. Para tanto, nos ancoramos em um suporte teórico que abrange os estudos sobre interculturalidade (Byram, 1997), em especial a interculturalidade crítica (Walsh, 2009; Byram, 1997), e decolonialidade (Quijano, 2005; Walsh, 2009)), estudos esses que apontam para a necessidade da abordagem de problemas sociais em sala de aula. Após a análise do material didático e discussão, chegamos à conclusão de que é perfeitamente possível e aconselhável abordar os problemas sociais do Brasil nas aulas de PLE por meio de materiais autênticos e gêneros diversos.The objective of this article is to analyze parts of a Portuguese for Foreigners material that is dedicated to the teaching of culture / interculturality. We have as our theoretical support the studies of interculturality (Byram, 1997), especially critical interculturality (Walsh, 2009; Byram, 1997), and decoloniality (Quijano, 2005; Walsh, 2009). These studies point to the need of approaching social problems in our language classes. After the analysis and discussion of the teaching material, we concluded that it is not only possible but also advisable to discuss Brazilian and foreigner social problems using authentic material from different genres.2023-02-09T21:23:31Z2023-02-09T21:23:31Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDUTRA, A. F.; SOUZA JUNIOR, P. C. de. Para entender as veias abertas do Brasil e do povo brasileiro: a presença da interculturalidade crítica e da decolonialidade na produção de um material didático de Português Língua Estrangeira. Veredas - Revista de Estudos Linguísticos, v. 25, n. 2, p. 242-258, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/35945>. Acesso em: 06 jul. 2022.1982-2243http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16153https://doi.org/10.34019/1982-2243.2021.v25.35945Este artigo está sob uma Licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessDutra, Anelise FonsecaSouza Junior, Plinio Carvalho deporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-02-09T21:23:38Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/16153Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-02-09T21:23:38Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para entender as veias abertas do Brasil e do povo brasileiro : a presença da interculturalidade crítica e da decolonialidade na produção de um material didático de Português Língua Estrangeira. To understand the open veins of Brazil and the Brazilian people : the presence of critical interculturality and decoloniality in the production of Portuguese for Foreigners material |
title |
Para entender as veias abertas do Brasil e do povo brasileiro : a presença da interculturalidade crítica e da decolonialidade na produção de um material didático de Português Língua Estrangeira. |
spellingShingle |
Para entender as veias abertas do Brasil e do povo brasileiro : a presença da interculturalidade crítica e da decolonialidade na produção de um material didático de Português Língua Estrangeira. Dutra, Anelise Fonseca |
title_short |
Para entender as veias abertas do Brasil e do povo brasileiro : a presença da interculturalidade crítica e da decolonialidade na produção de um material didático de Português Língua Estrangeira. |
title_full |
Para entender as veias abertas do Brasil e do povo brasileiro : a presença da interculturalidade crítica e da decolonialidade na produção de um material didático de Português Língua Estrangeira. |
title_fullStr |
Para entender as veias abertas do Brasil e do povo brasileiro : a presença da interculturalidade crítica e da decolonialidade na produção de um material didático de Português Língua Estrangeira. |
title_full_unstemmed |
Para entender as veias abertas do Brasil e do povo brasileiro : a presença da interculturalidade crítica e da decolonialidade na produção de um material didático de Português Língua Estrangeira. |
title_sort |
Para entender as veias abertas do Brasil e do povo brasileiro : a presença da interculturalidade crítica e da decolonialidade na produção de um material didático de Português Língua Estrangeira. |
author |
Dutra, Anelise Fonseca |
author_facet |
Dutra, Anelise Fonseca Souza Junior, Plinio Carvalho de |
author_role |
author |
author2 |
Souza Junior, Plinio Carvalho de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dutra, Anelise Fonseca Souza Junior, Plinio Carvalho de |
description |
Este artigo tem como objetivo a análise das partes de um material didático de Português como Língua Estrangeira (PLE) dedicadas ao ensino de cultura / interculturalidade. Para tanto, nos ancoramos em um suporte teórico que abrange os estudos sobre interculturalidade (Byram, 1997), em especial a interculturalidade crítica (Walsh, 2009; Byram, 1997), e decolonialidade (Quijano, 2005; Walsh, 2009)), estudos esses que apontam para a necessidade da abordagem de problemas sociais em sala de aula. Após a análise do material didático e discussão, chegamos à conclusão de que é perfeitamente possível e aconselhável abordar os problemas sociais do Brasil nas aulas de PLE por meio de materiais autênticos e gêneros diversos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2023-02-09T21:23:31Z 2023-02-09T21:23:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DUTRA, A. F.; SOUZA JUNIOR, P. C. de. Para entender as veias abertas do Brasil e do povo brasileiro: a presença da interculturalidade crítica e da decolonialidade na produção de um material didático de Português Língua Estrangeira. Veredas - Revista de Estudos Linguísticos, v. 25, n. 2, p. 242-258, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/35945>. Acesso em: 06 jul. 2022. 1982-2243 http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16153 https://doi.org/10.34019/1982-2243.2021.v25.35945 |
identifier_str_mv |
DUTRA, A. F.; SOUZA JUNIOR, P. C. de. Para entender as veias abertas do Brasil e do povo brasileiro: a presença da interculturalidade crítica e da decolonialidade na produção de um material didático de Português Língua Estrangeira. Veredas - Revista de Estudos Linguísticos, v. 25, n. 2, p. 242-258, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/35945>. Acesso em: 06 jul. 2022. 1982-2243 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16153 https://doi.org/10.34019/1982-2243.2021.v25.35945 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Este artigo está sob uma Licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Este artigo está sob uma Licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002852594876416 |