Para entender as veias abertas do Brasil e do povo brasileiro : a presença da interculturalidade crítica e da decolonialidade na produção de um material didático de Português Língua Estrangeira.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Anelise Fonseca
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souza Junior, Plinio Carvalho de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16153
https://doi.org/10.34019/1982-2243.2021.v25.35945
Resumo: Este artigo tem como objetivo a análise das partes de um material didático de Português como Língua Estrangeira (PLE) dedicadas ao ensino de cultura / interculturalidade. Para tanto, nos ancoramos em um suporte teórico que abrange os estudos sobre interculturalidade (Byram, 1997), em especial a interculturalidade crítica (Walsh, 2009; Byram, 1997), e decolonialidade (Quijano, 2005; Walsh, 2009)), estudos esses que apontam para a necessidade da abordagem de problemas sociais em sala de aula. Após a análise do material didático e discussão, chegamos à conclusão de que é perfeitamente possível e aconselhável abordar os problemas sociais do Brasil nas aulas de PLE por meio de materiais autênticos e gêneros diversos.
id UFOP_6387a6e764111119140a13c6221d18fb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/16153
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Para entender as veias abertas do Brasil e do povo brasileiro : a presença da interculturalidade crítica e da decolonialidade na produção de um material didático de Português Língua Estrangeira.To understand the open veins of Brazil and the Brazilian people : the presence of critical interculturality and decoloniality in the production of Portuguese for Foreigners materialEste artigo tem como objetivo a análise das partes de um material didático de Português como Língua Estrangeira (PLE) dedicadas ao ensino de cultura / interculturalidade. Para tanto, nos ancoramos em um suporte teórico que abrange os estudos sobre interculturalidade (Byram, 1997), em especial a interculturalidade crítica (Walsh, 2009; Byram, 1997), e decolonialidade (Quijano, 2005; Walsh, 2009)), estudos esses que apontam para a necessidade da abordagem de problemas sociais em sala de aula. Após a análise do material didático e discussão, chegamos à conclusão de que é perfeitamente possível e aconselhável abordar os problemas sociais do Brasil nas aulas de PLE por meio de materiais autênticos e gêneros diversos.The objective of this article is to analyze parts of a Portuguese for Foreigners material that is dedicated to the teaching of culture / interculturality. We have as our theoretical support the studies of interculturality (Byram, 1997), especially critical interculturality (Walsh, 2009; Byram, 1997), and decoloniality (Quijano, 2005; Walsh, 2009). These studies point to the need of approaching social problems in our language classes. After the analysis and discussion of the teaching material, we concluded that it is not only possible but also advisable to discuss Brazilian and foreigner social problems using authentic material from different genres.2023-02-09T21:23:31Z2023-02-09T21:23:31Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDUTRA, A. F.; SOUZA JUNIOR, P. C. de. Para entender as veias abertas do Brasil e do povo brasileiro: a presença da interculturalidade crítica e da decolonialidade na produção de um material didático de Português Língua Estrangeira. Veredas - Revista de Estudos Linguísticos, v. 25, n. 2, p. 242-258, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/35945>. Acesso em: 06 jul. 2022.1982-2243http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16153https://doi.org/10.34019/1982-2243.2021.v25.35945Este artigo está sob uma Licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessDutra, Anelise FonsecaSouza Junior, Plinio Carvalho deporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-02-09T21:23:38Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/16153Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-02-09T21:23:38Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Para entender as veias abertas do Brasil e do povo brasileiro : a presença da interculturalidade crítica e da decolonialidade na produção de um material didático de Português Língua Estrangeira.
To understand the open veins of Brazil and the Brazilian people : the presence of critical interculturality and decoloniality in the production of Portuguese for Foreigners material
title Para entender as veias abertas do Brasil e do povo brasileiro : a presença da interculturalidade crítica e da decolonialidade na produção de um material didático de Português Língua Estrangeira.
spellingShingle Para entender as veias abertas do Brasil e do povo brasileiro : a presença da interculturalidade crítica e da decolonialidade na produção de um material didático de Português Língua Estrangeira.
Dutra, Anelise Fonseca
title_short Para entender as veias abertas do Brasil e do povo brasileiro : a presença da interculturalidade crítica e da decolonialidade na produção de um material didático de Português Língua Estrangeira.
title_full Para entender as veias abertas do Brasil e do povo brasileiro : a presença da interculturalidade crítica e da decolonialidade na produção de um material didático de Português Língua Estrangeira.
title_fullStr Para entender as veias abertas do Brasil e do povo brasileiro : a presença da interculturalidade crítica e da decolonialidade na produção de um material didático de Português Língua Estrangeira.
title_full_unstemmed Para entender as veias abertas do Brasil e do povo brasileiro : a presença da interculturalidade crítica e da decolonialidade na produção de um material didático de Português Língua Estrangeira.
title_sort Para entender as veias abertas do Brasil e do povo brasileiro : a presença da interculturalidade crítica e da decolonialidade na produção de um material didático de Português Língua Estrangeira.
author Dutra, Anelise Fonseca
author_facet Dutra, Anelise Fonseca
Souza Junior, Plinio Carvalho de
author_role author
author2 Souza Junior, Plinio Carvalho de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Anelise Fonseca
Souza Junior, Plinio Carvalho de
description Este artigo tem como objetivo a análise das partes de um material didático de Português como Língua Estrangeira (PLE) dedicadas ao ensino de cultura / interculturalidade. Para tanto, nos ancoramos em um suporte teórico que abrange os estudos sobre interculturalidade (Byram, 1997), em especial a interculturalidade crítica (Walsh, 2009; Byram, 1997), e decolonialidade (Quijano, 2005; Walsh, 2009)), estudos esses que apontam para a necessidade da abordagem de problemas sociais em sala de aula. Após a análise do material didático e discussão, chegamos à conclusão de que é perfeitamente possível e aconselhável abordar os problemas sociais do Brasil nas aulas de PLE por meio de materiais autênticos e gêneros diversos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-02-09T21:23:31Z
2023-02-09T21:23:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DUTRA, A. F.; SOUZA JUNIOR, P. C. de. Para entender as veias abertas do Brasil e do povo brasileiro: a presença da interculturalidade crítica e da decolonialidade na produção de um material didático de Português Língua Estrangeira. Veredas - Revista de Estudos Linguísticos, v. 25, n. 2, p. 242-258, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/35945>. Acesso em: 06 jul. 2022.
1982-2243
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16153
https://doi.org/10.34019/1982-2243.2021.v25.35945
identifier_str_mv DUTRA, A. F.; SOUZA JUNIOR, P. C. de. Para entender as veias abertas do Brasil e do povo brasileiro: a presença da interculturalidade crítica e da decolonialidade na produção de um material didático de Português Língua Estrangeira. Veredas - Revista de Estudos Linguísticos, v. 25, n. 2, p. 242-258, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufjf.br/index.php/veredas/article/view/35945>. Acesso em: 06 jul. 2022.
1982-2243
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16153
https://doi.org/10.34019/1982-2243.2021.v25.35945
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Este artigo está sob uma Licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Este artigo está sob uma Licença Creative Commons. Fonte: o PDF do artigo.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002852594876416