A revista Ciência Hoje das Crianças no letramento escolar: a retextualização de artigos de divulgação científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Sheila Alves de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Giordan, Marcelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Pesquisa
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/88442
Resumo: Este trabalho trata da compreensão de como o discurso das crianças (re)produz artigos da revista Ciência Hoje das Crianças na sala de aula. Para tanto, foi analisado um episódio em que as crianças relatam textos lidos. A perspectiva teórico-metodológica de análise inspira-se nas concepções de Bakhtin acerca da interação verbal e na análise microgenética. Foram registradas cenas de trabalho em aulas de ciências com crianças na faixa etária entre 9 e 10 anos (4º ano do Ensino Fundamental) de uma escola pública da rede municipal da cidade de Belo Horizonte. Observou-se que os discursos das crianças contêm aspectos da linguagem de divulgação científica e da oralidade. A forma de organização da aula em torno de uma revista de divulgação científica, em suporte original, resultou em retextualizações com evidências sobre a compreensão dos textos de divulgação científica, seja por suas características informativas, seja por sua natureza narrativa. Além disso, a análise da interação entre oralidade e escrita na atividade de relato de leitura evidenciou que as crianças utilizam os textos de divulgação científica ora como prática discursiva, ora como objeto, o que foi relacionado ao desenvolvimento da competência de metalinguagem. Nessa perspectiva, a retextualização constitui uma prática de letramento que possibilita a expressão de conhecimentos, a construção de ideias e a habilidade de uso de uma linguagem explicativa.
id USP-11_7d7f5b361cff12e8fd1e00345617a907
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/88442
network_acronym_str USP-11
network_name_str Educação e Pesquisa
repository_id_str
spelling A revista Ciência Hoje das Crianças no letramento escolar: a retextualização de artigos de divulgação científicaThe magazine Ciência Hoje das Crianças in school literacy: the retextualization of popular science articlesEste trabalho trata da compreensão de como o discurso das crianças (re)produz artigos da revista Ciência Hoje das Crianças na sala de aula. Para tanto, foi analisado um episódio em que as crianças relatam textos lidos. A perspectiva teórico-metodológica de análise inspira-se nas concepções de Bakhtin acerca da interação verbal e na análise microgenética. Foram registradas cenas de trabalho em aulas de ciências com crianças na faixa etária entre 9 e 10 anos (4º ano do Ensino Fundamental) de uma escola pública da rede municipal da cidade de Belo Horizonte. Observou-se que os discursos das crianças contêm aspectos da linguagem de divulgação científica e da oralidade. A forma de organização da aula em torno de uma revista de divulgação científica, em suporte original, resultou em retextualizações com evidências sobre a compreensão dos textos de divulgação científica, seja por suas características informativas, seja por sua natureza narrativa. Além disso, a análise da interação entre oralidade e escrita na atividade de relato de leitura evidenciou que as crianças utilizam os textos de divulgação científica ora como prática discursiva, ora como objeto, o que foi relacionado ao desenvolvimento da competência de metalinguagem. Nessa perspectiva, a retextualização constitui uma prática de letramento que possibilita a expressão de conhecimentos, a construção de ideias e a habilidade de uso de uma linguagem explicativa.This paper discusses how children's discourses in the classroom (re)produce articles of the magazine Ciência Hoje das Crianças. For this purpose, we analyzed an episode in which the children reported on the texts they had read at home. Bakthin's concepts regarding verbal interaction and microgenetic analysis inspired the theoretical and methodological perspective of analysis. We recorded the work in science classes with children aged 9 to 10 years (4th grade of primary education), in a public school of Belo Horizonte city, Minas Gerais state. We observed that children's discourses contain some aspects of the language of science popularization and of orality. Organizing the class according to the science popularization magazine, in its original support, resulted in retextualizations with evidence of the understanding of the popular science texts, whether for their informative characteristics or for their narrative nature. Furthermore, the analysis of the interaction between orality and writing in the reading reports evidenced that children use science popularization texts both as a discursive practice and as an object, which was related to the development of the metalanguage competence. In this view, retextualization is a literacy practice that allows expressing knowledge, constructing ideas and the ability to use explanatory language.Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/8844210.1590/s1517-97022014041219Educação e Pesquisa; v. 40 n. 4 (2014); 999-1014Educação e Pesquisa; Vol. 40 No. 4 (2014); 999-1014Educação e Pesquisa; Vol. 40 Núm. 4 (2014); 999-10141678-46341517-9702reponame:Educação e Pesquisainstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ep/article/view/88442/91329Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Sheila Alves deGiordan, Marcelo2016-01-20T17:24:38Zoai:revistas.usp.br:article/88442Revistahttps://www.revistas.usp.br/ep/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/ep/oai||revedu@usp.br1678-46341517-9702opendoar:2016-01-20T17:24:38Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A revista Ciência Hoje das Crianças no letramento escolar: a retextualização de artigos de divulgação científica
The magazine Ciência Hoje das Crianças in school literacy: the retextualization of popular science articles
title A revista Ciência Hoje das Crianças no letramento escolar: a retextualização de artigos de divulgação científica
spellingShingle A revista Ciência Hoje das Crianças no letramento escolar: a retextualização de artigos de divulgação científica
Almeida, Sheila Alves de
title_short A revista Ciência Hoje das Crianças no letramento escolar: a retextualização de artigos de divulgação científica
title_full A revista Ciência Hoje das Crianças no letramento escolar: a retextualização de artigos de divulgação científica
title_fullStr A revista Ciência Hoje das Crianças no letramento escolar: a retextualização de artigos de divulgação científica
title_full_unstemmed A revista Ciência Hoje das Crianças no letramento escolar: a retextualização de artigos de divulgação científica
title_sort A revista Ciência Hoje das Crianças no letramento escolar: a retextualização de artigos de divulgação científica
author Almeida, Sheila Alves de
author_facet Almeida, Sheila Alves de
Giordan, Marcelo
author_role author
author2 Giordan, Marcelo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Sheila Alves de
Giordan, Marcelo
description Este trabalho trata da compreensão de como o discurso das crianças (re)produz artigos da revista Ciência Hoje das Crianças na sala de aula. Para tanto, foi analisado um episódio em que as crianças relatam textos lidos. A perspectiva teórico-metodológica de análise inspira-se nas concepções de Bakhtin acerca da interação verbal e na análise microgenética. Foram registradas cenas de trabalho em aulas de ciências com crianças na faixa etária entre 9 e 10 anos (4º ano do Ensino Fundamental) de uma escola pública da rede municipal da cidade de Belo Horizonte. Observou-se que os discursos das crianças contêm aspectos da linguagem de divulgação científica e da oralidade. A forma de organização da aula em torno de uma revista de divulgação científica, em suporte original, resultou em retextualizações com evidências sobre a compreensão dos textos de divulgação científica, seja por suas características informativas, seja por sua natureza narrativa. Além disso, a análise da interação entre oralidade e escrita na atividade de relato de leitura evidenciou que as crianças utilizam os textos de divulgação científica ora como prática discursiva, ora como objeto, o que foi relacionado ao desenvolvimento da competência de metalinguagem. Nessa perspectiva, a retextualização constitui uma prática de letramento que possibilita a expressão de conhecimentos, a construção de ideias e a habilidade de uso de uma linguagem explicativa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/88442
10.1590/s1517-97022014041219
url https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/88442
identifier_str_mv 10.1590/s1517-97022014041219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/88442/91329
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação e Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Pesquisa; v. 40 n. 4 (2014); 999-1014
Educação e Pesquisa; Vol. 40 No. 4 (2014); 999-1014
Educação e Pesquisa; Vol. 40 Núm. 4 (2014); 999-1014
1678-4634
1517-9702
reponame:Educação e Pesquisa
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Educação e Pesquisa
collection Educação e Pesquisa
repository.name.fl_str_mv Educação e Pesquisa - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revedu@usp.br
_version_ 1787713809691967488