A revista Ciência Hoje das Crianças no letramento escolar : a retextualização de artigos de divulgação científica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Sheila Alves de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Santos, Marcelo Giordan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4839
http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022014041219
Resumo: Este trabalho trata da compreensão de como o discurso das crianças (re)produz artigos da revista Ciência Hoje das Crianças na sala de aula. Para tanto, foi analisado um episódio em que as crianças relatam textos lidos. A perspectiva teórico-metodológica de análise inspira-se nas concepções de Bakhtin acerca da interação verbal e na análise microgenética. Foram registradas cenas de trabalho em aulas de ciências com crianças na faixa etária entre 9 e 10 anos (4o ano do Ensino Fundamental) de uma escola pública da rede municipal da cidade de Belo Horizonte. Observou-se que os discursos das crianças contêm aspectos da linguagem de divulgação científica e da oralidade. A forma de organização da aula em torno de uma revista de divulgação científica, em suporte original, resultou em retextualizações com evidências sobre a compreensão dos textos de divulgação científica, seja por suas características informativas, seja por sua natureza narrativa. Além disso, a análise da interação entre oralidade e escrita na atividade de relato de leitura evidenciou que as crianças utilizam os textos de divulgação científica ora como prática discursiva, ora como objeto, o que foi relacionado ao desenvolvimento da competência de metalinguagem. Nessa perspectiva, a retextualização constitui uma prática de letramento que possibilita a expressão de conhecimentos, a construção de ideias e a habilidade de uso de uma linguagem explicativa.
id UFOP_e245867705d3ec82a390338ff3cfbbee
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/4839
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling A revista Ciência Hoje das Crianças no letramento escolar : a retextualização de artigos de divulgação científica.The magazine Ciência Hoje das Crianças in school literacy : the retextualization of popular science articles.AprendizagemDiscourseDivulgação científicaPrimary educationRelato de leituraEste trabalho trata da compreensão de como o discurso das crianças (re)produz artigos da revista Ciência Hoje das Crianças na sala de aula. Para tanto, foi analisado um episódio em que as crianças relatam textos lidos. A perspectiva teórico-metodológica de análise inspira-se nas concepções de Bakhtin acerca da interação verbal e na análise microgenética. Foram registradas cenas de trabalho em aulas de ciências com crianças na faixa etária entre 9 e 10 anos (4o ano do Ensino Fundamental) de uma escola pública da rede municipal da cidade de Belo Horizonte. Observou-se que os discursos das crianças contêm aspectos da linguagem de divulgação científica e da oralidade. A forma de organização da aula em torno de uma revista de divulgação científica, em suporte original, resultou em retextualizações com evidências sobre a compreensão dos textos de divulgação científica, seja por suas características informativas, seja por sua natureza narrativa. Além disso, a análise da interação entre oralidade e escrita na atividade de relato de leitura evidenciou que as crianças utilizam os textos de divulgação científica ora como prática discursiva, ora como objeto, o que foi relacionado ao desenvolvimento da competência de metalinguagem. Nessa perspectiva, a retextualização constitui uma prática de letramento que possibilita a expressão de conhecimentos, a construção de ideias e a habilidade de uso de uma linguagem explicativa.This paper discusses how children’s discourses in the classroom (re)produce articles of the magazine Ciência Hoje das Crianças. For this purpose, we analyzed an episode in which the children reported on the texts they had read at home. Bakthin’s concepts regarding verbal interaction and microgenetic analysis inspired the theoretical and methodological perspective of analysis. We recorded the work in science classes with children aged 9 to 10 years (4th grade of primary education), in a public school of Belo Horizonte city, Minas Gerais state. We observed that children’s discourses contain some aspects of the language of science popularization and of orality. Organizing the class according to the science popularization magazine, in its original support, resulted in retextualizations with evidence of the understanding of the popular science texts, whether for their informative characteristics or for their narrative nature. Furthermore, the analysis of the interaction between orality and writing in the reading reports evidenced that children use science popularization texts both as a discursive practice and as an object, which was related to the development of the metalanguage competence. In this view, retextualization is a literacy practice that allows expressing knowledge, constructing ideas and the ability to use explanatory language.2015-03-31T21:23:05Z2015-03-31T21:23:05Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALMEIDA, S. A. de; Santos, M. G. A revista Ciência Hoje das Crianças no letramento escolar: a retextualização de artigos de divulgação científica. Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP, São Paulo, v. 41, p. 1-16, 2014. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022014005000018&script=sci_arttext>. Acesso em: 15 out. 2014.1678-4634http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4839http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022014041219Todo o conteúdo do periódico Educação e Pesquisa, exceto onde identificado, está sob uma licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: Educação e Pesquisa <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1517-9702&nrm=iso&rep=&lng=pt>. Acesso em: 07 nov. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Sheila Alves deSantos, Marcelo Giordanporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-07-02T16:45:41Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/4839Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-07-02T16:45:41Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv A revista Ciência Hoje das Crianças no letramento escolar : a retextualização de artigos de divulgação científica.
The magazine Ciência Hoje das Crianças in school literacy : the retextualization of popular science articles.
title A revista Ciência Hoje das Crianças no letramento escolar : a retextualização de artigos de divulgação científica.
spellingShingle A revista Ciência Hoje das Crianças no letramento escolar : a retextualização de artigos de divulgação científica.
Almeida, Sheila Alves de
Aprendizagem
Discourse
Divulgação científica
Primary education
Relato de leitura
title_short A revista Ciência Hoje das Crianças no letramento escolar : a retextualização de artigos de divulgação científica.
title_full A revista Ciência Hoje das Crianças no letramento escolar : a retextualização de artigos de divulgação científica.
title_fullStr A revista Ciência Hoje das Crianças no letramento escolar : a retextualização de artigos de divulgação científica.
title_full_unstemmed A revista Ciência Hoje das Crianças no letramento escolar : a retextualização de artigos de divulgação científica.
title_sort A revista Ciência Hoje das Crianças no letramento escolar : a retextualização de artigos de divulgação científica.
author Almeida, Sheila Alves de
author_facet Almeida, Sheila Alves de
Santos, Marcelo Giordan
author_role author
author2 Santos, Marcelo Giordan
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Sheila Alves de
Santos, Marcelo Giordan
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Discourse
Divulgação científica
Primary education
Relato de leitura
topic Aprendizagem
Discourse
Divulgação científica
Primary education
Relato de leitura
description Este trabalho trata da compreensão de como o discurso das crianças (re)produz artigos da revista Ciência Hoje das Crianças na sala de aula. Para tanto, foi analisado um episódio em que as crianças relatam textos lidos. A perspectiva teórico-metodológica de análise inspira-se nas concepções de Bakhtin acerca da interação verbal e na análise microgenética. Foram registradas cenas de trabalho em aulas de ciências com crianças na faixa etária entre 9 e 10 anos (4o ano do Ensino Fundamental) de uma escola pública da rede municipal da cidade de Belo Horizonte. Observou-se que os discursos das crianças contêm aspectos da linguagem de divulgação científica e da oralidade. A forma de organização da aula em torno de uma revista de divulgação científica, em suporte original, resultou em retextualizações com evidências sobre a compreensão dos textos de divulgação científica, seja por suas características informativas, seja por sua natureza narrativa. Além disso, a análise da interação entre oralidade e escrita na atividade de relato de leitura evidenciou que as crianças utilizam os textos de divulgação científica ora como prática discursiva, ora como objeto, o que foi relacionado ao desenvolvimento da competência de metalinguagem. Nessa perspectiva, a retextualização constitui uma prática de letramento que possibilita a expressão de conhecimentos, a construção de ideias e a habilidade de uso de uma linguagem explicativa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-03-31T21:23:05Z
2015-03-31T21:23:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, S. A. de; Santos, M. G. A revista Ciência Hoje das Crianças no letramento escolar: a retextualização de artigos de divulgação científica. Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP, São Paulo, v. 41, p. 1-16, 2014. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022014005000018&script=sci_arttext>. Acesso em: 15 out. 2014.
1678-4634
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4839
http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022014041219
identifier_str_mv ALMEIDA, S. A. de; Santos, M. G. A revista Ciência Hoje das Crianças no letramento escolar: a retextualização de artigos de divulgação científica. Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP, São Paulo, v. 41, p. 1-16, 2014. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-97022014005000018&script=sci_arttext>. Acesso em: 15 out. 2014.
1678-4634
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/4839
http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022014041219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002827305320448