Proposta de uma unidade de análise para a materialidade da cognição.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Francisco Ângelo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Fábio Augusto Rodrigues e, Matos, Santer Álvares de, Souza, Débora Fogaça, Lisboa, Débora do Prado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/8433
Resumo: As aulas de ciências são espaços ocupados por um conjunto enorme de objetos e sem eles as aulas certamente seriam diferentes ou mesmo impossíveis de acontecer. Assim, põe-se a necessidade de se considerar o engajamento entre esses objetos e humanos para o entendimento dos processos de ensino/aprendizagem. No presente artigo apresentamos uma proposta de unidade de análise, denominada por nós de figuração cognitiva. Essa unidade está fundamentada no enquadramento teórico-metodológico da teoria ator-rede, da cognição distribuída e na psicologia ecológica. Com essa proposta, procuramos evitar um vocabulário mentalista e cognitivista, bem como facilitar a visualização da rede de relações nos processos de ensino/aprendizagem.
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