Construindo ideias acerca da educação matemática em um curso de licenciatura em matemática : uma experiência de modelagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torisu, Edmilson Minoru
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11433
Resumo: Conhecer e se apropriar dos conhecimentos que vêm sendo discutidos/produzidos em Educação Matemática é de fundamental importância para a formação de futuros professores de Matemática. Entretanto, como isso tem sido possível aos estudantes em cursos de licenciatura em Matemática? Esse texto apresenta o relato de uma experiência vivenciada em/por uma turma de primeiro período do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, cujo objetivo foi possibilitar aos estudantes a construção de uma definição de Modelagem Matemática a partir de etapas práticas e teóricas de uma mesma atividade. Verificou-se, pelas respostas dadas a um questionário, que os estudantes conseguiram chegar a definições de Modelagem Matemática na Educação Matemática de forma coerente ao conectarem a parte prática e a parte teórica da atividade.
id UFOP_701cc4c0408a0e2ae6f7d890cc8bd191
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/11433
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Construindo ideias acerca da educação matemática em um curso de licenciatura em matemática : uma experiência de modelagem.Building ideas about mathematics education in a degree course in mathematics : a modeling experience.Conhecimentos sobre educação matemáticaModelagem matemáticaEstudantes de licenciatura em matemáticaKnowledge about mathematics educationMathematical modelingConhecer e se apropriar dos conhecimentos que vêm sendo discutidos/produzidos em Educação Matemática é de fundamental importância para a formação de futuros professores de Matemática. Entretanto, como isso tem sido possível aos estudantes em cursos de licenciatura em Matemática? Esse texto apresenta o relato de uma experiência vivenciada em/por uma turma de primeiro período do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, cujo objetivo foi possibilitar aos estudantes a construção de uma definição de Modelagem Matemática a partir de etapas práticas e teóricas de uma mesma atividade. Verificou-se, pelas respostas dadas a um questionário, que os estudantes conseguiram chegar a definições de Modelagem Matemática na Educação Matemática de forma coerente ao conectarem a parte prática e a parte teórica da atividade.Knowing and appropriating the knowledge that is being discussed/produced in Mathematics Education is of fundamental importance for the training of future Mathematics teachers. However, how has this been possible for students in undergraduate courses in Mathematics? This text presents the report of an experience lived in / by a first period class of the degree course in Mathematics of the Universidade Federal de Ouro Preto whose objective was to enable students to construct a definition of Mathematical Modeling from practical and theoretical stages of the same activity. It was verified, through the answers given to a questionnaire that the students were able to arrive at definitions of Mathematical Modeling in Mathematical Education in a coherent way connecting the practical part and the theoretical part of the activity2019-06-05T17:09:47Z2019-06-05T17:09:47Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTORISU, E. M. Construindo ideias acerca da educação matemática em um curso de licenciatura em matemática : uma experiência de modelagem. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, Dourados, v. 1, n. 3. p. 96-107, 2018. Disponível em: <http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8316>. Acesso em: 19 mar. 2019.2595-0967http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11433Os trabalhos publicados na Revista de Educação Matemática - Tangram estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Permite a adaptação desde que se compartilhe com a mesma licença. Fonte: Revista de Educação Matemática <http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 mar. 2019info:eu-repo/semantics/openAccessTorisu, Edmilson Minoruporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-06-05T17:09:47Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/11433Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-06-05T17:09:47Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construindo ideias acerca da educação matemática em um curso de licenciatura em matemática : uma experiência de modelagem.
Building ideas about mathematics education in a degree course in mathematics : a modeling experience.
title Construindo ideias acerca da educação matemática em um curso de licenciatura em matemática : uma experiência de modelagem.
spellingShingle Construindo ideias acerca da educação matemática em um curso de licenciatura em matemática : uma experiência de modelagem.
Torisu, Edmilson Minoru
Conhecimentos sobre educação matemática
Modelagem matemática
Estudantes de licenciatura em matemática
Knowledge about mathematics education
Mathematical modeling
title_short Construindo ideias acerca da educação matemática em um curso de licenciatura em matemática : uma experiência de modelagem.
title_full Construindo ideias acerca da educação matemática em um curso de licenciatura em matemática : uma experiência de modelagem.
title_fullStr Construindo ideias acerca da educação matemática em um curso de licenciatura em matemática : uma experiência de modelagem.
title_full_unstemmed Construindo ideias acerca da educação matemática em um curso de licenciatura em matemática : uma experiência de modelagem.
title_sort Construindo ideias acerca da educação matemática em um curso de licenciatura em matemática : uma experiência de modelagem.
author Torisu, Edmilson Minoru
author_facet Torisu, Edmilson Minoru
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torisu, Edmilson Minoru
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimentos sobre educação matemática
Modelagem matemática
Estudantes de licenciatura em matemática
Knowledge about mathematics education
Mathematical modeling
topic Conhecimentos sobre educação matemática
Modelagem matemática
Estudantes de licenciatura em matemática
Knowledge about mathematics education
Mathematical modeling
description Conhecer e se apropriar dos conhecimentos que vêm sendo discutidos/produzidos em Educação Matemática é de fundamental importância para a formação de futuros professores de Matemática. Entretanto, como isso tem sido possível aos estudantes em cursos de licenciatura em Matemática? Esse texto apresenta o relato de uma experiência vivenciada em/por uma turma de primeiro período do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, cujo objetivo foi possibilitar aos estudantes a construção de uma definição de Modelagem Matemática a partir de etapas práticas e teóricas de uma mesma atividade. Verificou-se, pelas respostas dadas a um questionário, que os estudantes conseguiram chegar a definições de Modelagem Matemática na Educação Matemática de forma coerente ao conectarem a parte prática e a parte teórica da atividade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-06-05T17:09:47Z
2019-06-05T17:09:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TORISU, E. M. Construindo ideias acerca da educação matemática em um curso de licenciatura em matemática : uma experiência de modelagem. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, Dourados, v. 1, n. 3. p. 96-107, 2018. Disponível em: <http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8316>. Acesso em: 19 mar. 2019.
2595-0967
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11433
identifier_str_mv TORISU, E. M. Construindo ideias acerca da educação matemática em um curso de licenciatura em matemática : uma experiência de modelagem. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, Dourados, v. 1, n. 3. p. 96-107, 2018. Disponível em: <http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/8316>. Acesso em: 19 mar. 2019.
2595-0967
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002820846092288