A economia mineira no século XIX e a transição do trabalho escravo para o trabalho livre.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cosentino, Daniel do Val
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3726
Resumo: Este trabalho apresenta um painel a respeito dos trabalhos sobre a economia de Minas Gerais durante o século XIX e a questão da transição do trabalho escravo para o trabalho livre. Nossa pretensão aqui é fornecer uma discussão abrangente, apresentando o debate a respeito dos modelos explicativos para a organização para a economia mineira oitocentista. Além disso, procuramos relacionar a questão à temática da transição do trabalho escravo para o trabalho livre em Minas Gerais, apresentando os poucos trabalhos existente sobre o tema e propondo algumas reflexões e hipóteses a este respeito. Argumentamos que sendo Minas Gerais a maior economia escravista do período imperial, a temática da transição do trabalho escravo para o trabalho livre assume uma importância fundamental para a melhor compreensão do processo de desenvolvimento capitalista do Brasil, e que tal processo deve ser compreendido a partir de suas especificidades regionais.
id UFOP_71050aa513dd6e2b64c4fa27bc85b7ee
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/3726
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling A economia mineira no século XIX e a transição do trabalho escravo para o trabalho livre.Minas Gerais - século XIXEscravidãoTrabalho escravoEste trabalho apresenta um painel a respeito dos trabalhos sobre a economia de Minas Gerais durante o século XIX e a questão da transição do trabalho escravo para o trabalho livre. Nossa pretensão aqui é fornecer uma discussão abrangente, apresentando o debate a respeito dos modelos explicativos para a organização para a economia mineira oitocentista. Além disso, procuramos relacionar a questão à temática da transição do trabalho escravo para o trabalho livre em Minas Gerais, apresentando os poucos trabalhos existente sobre o tema e propondo algumas reflexões e hipóteses a este respeito. Argumentamos que sendo Minas Gerais a maior economia escravista do período imperial, a temática da transição do trabalho escravo para o trabalho livre assume uma importância fundamental para a melhor compreensão do processo de desenvolvimento capitalista do Brasil, e que tal processo deve ser compreendido a partir de suas especificidades regionais.This work presents a panel of the works about the economy of Minas Gerais during the nineteenth century and the issue of transition from slave to free labor. The goal is to present the debate about the explanatory models for the organization for the Economy of Nineteenth-Century Minas Gerais. Also, try to relate the question to the issue of transition from slave to free labor in Minas Gerais, presenting existing work on the topic and proposing hypotheses and some thoughts on this.2014-11-07T13:03:34Z2014-11-07T13:03:34Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCOSENTINO, D. do V. A economia mineira no século XIX e a transição do trabalho escravo para o trabalho livre. Revista Debate Econômico. Varginha, v. 1, n. 2, p. 28-53, jul./dez. 2013. Disponível em: <http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/revistadebateeconomico/article/view/119/pdf>. Acesso em: 01 out. 2014.2318-0536http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3726Os trabalhos publicados na Revista Debate Econômico estão sob Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir, transmitir e adaptar o trabalho, desde que sejam citados o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Debate Econômico <http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/revistadebateeconomico/index>. Acesso em: 24 jan. 2017.info:eu-repo/semantics/openAccessCosentino, Daniel do Valporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-05-03T17:20:30Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/3726Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-05-03T17:20:30Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv A economia mineira no século XIX e a transição do trabalho escravo para o trabalho livre.
title A economia mineira no século XIX e a transição do trabalho escravo para o trabalho livre.
spellingShingle A economia mineira no século XIX e a transição do trabalho escravo para o trabalho livre.
Cosentino, Daniel do Val
Minas Gerais - século XIX
Escravidão
Trabalho escravo
title_short A economia mineira no século XIX e a transição do trabalho escravo para o trabalho livre.
title_full A economia mineira no século XIX e a transição do trabalho escravo para o trabalho livre.
title_fullStr A economia mineira no século XIX e a transição do trabalho escravo para o trabalho livre.
title_full_unstemmed A economia mineira no século XIX e a transição do trabalho escravo para o trabalho livre.
title_sort A economia mineira no século XIX e a transição do trabalho escravo para o trabalho livre.
author Cosentino, Daniel do Val
author_facet Cosentino, Daniel do Val
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cosentino, Daniel do Val
dc.subject.por.fl_str_mv Minas Gerais - século XIX
Escravidão
Trabalho escravo
topic Minas Gerais - século XIX
Escravidão
Trabalho escravo
description Este trabalho apresenta um painel a respeito dos trabalhos sobre a economia de Minas Gerais durante o século XIX e a questão da transição do trabalho escravo para o trabalho livre. Nossa pretensão aqui é fornecer uma discussão abrangente, apresentando o debate a respeito dos modelos explicativos para a organização para a economia mineira oitocentista. Além disso, procuramos relacionar a questão à temática da transição do trabalho escravo para o trabalho livre em Minas Gerais, apresentando os poucos trabalhos existente sobre o tema e propondo algumas reflexões e hipóteses a este respeito. Argumentamos que sendo Minas Gerais a maior economia escravista do período imperial, a temática da transição do trabalho escravo para o trabalho livre assume uma importância fundamental para a melhor compreensão do processo de desenvolvimento capitalista do Brasil, e que tal processo deve ser compreendido a partir de suas especificidades regionais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-11-07T13:03:34Z
2014-11-07T13:03:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COSENTINO, D. do V. A economia mineira no século XIX e a transição do trabalho escravo para o trabalho livre. Revista Debate Econômico. Varginha, v. 1, n. 2, p. 28-53, jul./dez. 2013. Disponível em: <http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/revistadebateeconomico/article/view/119/pdf>. Acesso em: 01 out. 2014.
2318-0536
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3726
identifier_str_mv COSENTINO, D. do V. A economia mineira no século XIX e a transição do trabalho escravo para o trabalho livre. Revista Debate Econômico. Varginha, v. 1, n. 2, p. 28-53, jul./dez. 2013. Disponível em: <http://publicacoes.unifal-mg.edu.br/revistas/index.php/revistadebateeconomico/article/view/119/pdf>. Acesso em: 01 out. 2014.
2318-0536
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3726
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002847759892480