Relação entre perfil, hábitos, vivências acadêmicas e resiliência de universitários.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosendo, Letícia dos Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Meireles, Adriana Lúcia, Cardoso, Clareci Silva, Bandeira, Marina de Bittencourt, Paula, Waléria de, Barroso, Sabrina Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17639
https://doi.org/10.1590/1982-3703003242788
Resumo: A falta de recursos para lidar com situações desafiadoras pode dificultar o ajuste do estudante à universidade e aumentar o risco de fracasso acadêmico. Pensando nisso, o objetivo deste estudo foi verificar se há relação entre o perfil, os hábitos de vida, as vivências acadêmicas e a resiliência de graduandos das áreas da saúde e Psicologia. Trata-se de um estudo transversal e inferencial. Participaram 361 graduandos dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Terapia Ocupacional e Psicologia, matriculados em três instituições federais de Ensino Superior do interior de Minas Gerais. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e de hábitos de vida, a Escala de Resiliência e o Questionário de Vivências Acadêmicas – versão reduzida –, respondidos de forma on-line pelos universitários, bem como análises descritivas e correlacionais. Os resultados mostraram resiliência média para a maioria dos universitários e boa adaptação ao contexto universitário, além de relações entre a resiliência e o período cursado, estar em psicoterapia, avaliar positivamente a própria saúde e todas as dimensões das vivências acadêmicas. Conclui-se que a resiliência é uma capacidade importante para enfrentar as demandas da graduação e que é possível desenvolvê-la, especialmente durante o começo da graduação e com a adoção de intervenções focadas no autoconhecimento, na autoeficácia e em boas estratégias de enfrentamento. Desenvolver a resiliência nos estudantes pode colaborar para a promoção da saúde desta população e a redução da evasão no Ensino Superior.
id UFOP_727678d1ff959b0ec068bff5e26954b2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/17639
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Relação entre perfil, hábitos, vivências acadêmicas e resiliência de universitários.Relationship between profile, habits, academic experiences and resilience of university students.AdaptaçãoAjustamentoStudentsUniversity educationSalud mentalA falta de recursos para lidar com situações desafiadoras pode dificultar o ajuste do estudante à universidade e aumentar o risco de fracasso acadêmico. Pensando nisso, o objetivo deste estudo foi verificar se há relação entre o perfil, os hábitos de vida, as vivências acadêmicas e a resiliência de graduandos das áreas da saúde e Psicologia. Trata-se de um estudo transversal e inferencial. Participaram 361 graduandos dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Terapia Ocupacional e Psicologia, matriculados em três instituições federais de Ensino Superior do interior de Minas Gerais. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e de hábitos de vida, a Escala de Resiliência e o Questionário de Vivências Acadêmicas – versão reduzida –, respondidos de forma on-line pelos universitários, bem como análises descritivas e correlacionais. Os resultados mostraram resiliência média para a maioria dos universitários e boa adaptação ao contexto universitário, além de relações entre a resiliência e o período cursado, estar em psicoterapia, avaliar positivamente a própria saúde e todas as dimensões das vivências acadêmicas. Conclui-se que a resiliência é uma capacidade importante para enfrentar as demandas da graduação e que é possível desenvolvê-la, especialmente durante o começo da graduação e com a adoção de intervenções focadas no autoconhecimento, na autoeficácia e em boas estratégias de enfrentamento. Desenvolver a resiliência nos estudantes pode colaborar para a promoção da saúde desta população e a redução da evasão no Ensino Superior.The lack of resources to deal with challenging situations may hinder the student’s adjustment to the university and increase the risk of academic failure. With this in mind, this study aimed to verify whether there is a relationship between the profile, life habits, academic experiences, and resilience of undergraduate students in the areas of Health and Psychology. This is a cross-sectional and inferential study. A total of 361 undergraduate students of Biomedicine, Physical Education, Nursing, Pharmacy, Physical Therapy, Medicine, Nutrition, Occupational Therapy, and Psychology, registered in three Federal Institutions of Higher Education in the interior of Minas Gerais participated in the study. We used a sociodemographic and lifestyle questionnaire, the Resilience Scale, and the Questionnaire of Academic Experiences – short version, answered online by the undergraduates, and descriptive and correlational analyses. The results showed average resilience for most university students and good adaptation to the university context, as well as showing relationships between resilience and the study period, being in psychotherapy, positively evaluating their own health, and all dimensions of academic experiences. We conclude that resilience is an important capacity to face the demands of undergraduate courses and that developing it is possible, especially during the beginning of undergraduate life and by adopting interventions focused on self-knowledge, self-efficacy, and good coping strategies. Developing the resilience of students can contribute to promote health in this population and reduce dropout rates in higher education.2023-10-20T20:45:13Z2023-10-20T20:45:13Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROSENDO, L. dos S. et al. Relação entre perfil, hábitos, vivências acadêmicas e resiliência de universitários. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 42, artigo e242788, 2022. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/pcp/a/VvjrfjGQvhssGWFT7gXCFMy/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 01 ago. 2023.1982-3703http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17639https://doi.org/10.1590/1982-3703003242788This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License. Fonte: PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessRosendo, Letícia dos SantosMeireles, Adriana LúciaCardoso, Clareci SilvaBandeira, Marina de BittencourtPaula, Waléria deBarroso, Sabrina Martinsporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-10-20T20:45:22Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/17639Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-10-20T20:45:22Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre perfil, hábitos, vivências acadêmicas e resiliência de universitários.
Relationship between profile, habits, academic experiences and resilience of university students.
title Relação entre perfil, hábitos, vivências acadêmicas e resiliência de universitários.
spellingShingle Relação entre perfil, hábitos, vivências acadêmicas e resiliência de universitários.
Rosendo, Letícia dos Santos
Adaptação
Ajustamento
Students
University education
Salud mental
title_short Relação entre perfil, hábitos, vivências acadêmicas e resiliência de universitários.
title_full Relação entre perfil, hábitos, vivências acadêmicas e resiliência de universitários.
title_fullStr Relação entre perfil, hábitos, vivências acadêmicas e resiliência de universitários.
title_full_unstemmed Relação entre perfil, hábitos, vivências acadêmicas e resiliência de universitários.
title_sort Relação entre perfil, hábitos, vivências acadêmicas e resiliência de universitários.
author Rosendo, Letícia dos Santos
author_facet Rosendo, Letícia dos Santos
Meireles, Adriana Lúcia
Cardoso, Clareci Silva
Bandeira, Marina de Bittencourt
Paula, Waléria de
Barroso, Sabrina Martins
author_role author
author2 Meireles, Adriana Lúcia
Cardoso, Clareci Silva
Bandeira, Marina de Bittencourt
Paula, Waléria de
Barroso, Sabrina Martins
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosendo, Letícia dos Santos
Meireles, Adriana Lúcia
Cardoso, Clareci Silva
Bandeira, Marina de Bittencourt
Paula, Waléria de
Barroso, Sabrina Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Adaptação
Ajustamento
Students
University education
Salud mental
topic Adaptação
Ajustamento
Students
University education
Salud mental
description A falta de recursos para lidar com situações desafiadoras pode dificultar o ajuste do estudante à universidade e aumentar o risco de fracasso acadêmico. Pensando nisso, o objetivo deste estudo foi verificar se há relação entre o perfil, os hábitos de vida, as vivências acadêmicas e a resiliência de graduandos das áreas da saúde e Psicologia. Trata-se de um estudo transversal e inferencial. Participaram 361 graduandos dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Terapia Ocupacional e Psicologia, matriculados em três instituições federais de Ensino Superior do interior de Minas Gerais. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e de hábitos de vida, a Escala de Resiliência e o Questionário de Vivências Acadêmicas – versão reduzida –, respondidos de forma on-line pelos universitários, bem como análises descritivas e correlacionais. Os resultados mostraram resiliência média para a maioria dos universitários e boa adaptação ao contexto universitário, além de relações entre a resiliência e o período cursado, estar em psicoterapia, avaliar positivamente a própria saúde e todas as dimensões das vivências acadêmicas. Conclui-se que a resiliência é uma capacidade importante para enfrentar as demandas da graduação e que é possível desenvolvê-la, especialmente durante o começo da graduação e com a adoção de intervenções focadas no autoconhecimento, na autoeficácia e em boas estratégias de enfrentamento. Desenvolver a resiliência nos estudantes pode colaborar para a promoção da saúde desta população e a redução da evasão no Ensino Superior.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-10-20T20:45:13Z
2023-10-20T20:45:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSENDO, L. dos S. et al. Relação entre perfil, hábitos, vivências acadêmicas e resiliência de universitários. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 42, artigo e242788, 2022. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/pcp/a/VvjrfjGQvhssGWFT7gXCFMy/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 01 ago. 2023.
1982-3703
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17639
https://doi.org/10.1590/1982-3703003242788
identifier_str_mv ROSENDO, L. dos S. et al. Relação entre perfil, hábitos, vivências acadêmicas e resiliência de universitários. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 42, artigo e242788, 2022. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/pcp/a/VvjrfjGQvhssGWFT7gXCFMy/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 01 ago. 2023.
1982-3703
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17639
https://doi.org/10.1590/1982-3703003242788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002836699512832