Relação entre perfil, hábitos, vivências acadêmicas e resiliência de universitários.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17639 https://doi.org/10.1590/1982-3703003242788 |
Resumo: | A falta de recursos para lidar com situações desafiadoras pode dificultar o ajuste do estudante à universidade e aumentar o risco de fracasso acadêmico. Pensando nisso, o objetivo deste estudo foi verificar se há relação entre o perfil, os hábitos de vida, as vivências acadêmicas e a resiliência de graduandos das áreas da saúde e Psicologia. Trata-se de um estudo transversal e inferencial. Participaram 361 graduandos dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Terapia Ocupacional e Psicologia, matriculados em três instituições federais de Ensino Superior do interior de Minas Gerais. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e de hábitos de vida, a Escala de Resiliência e o Questionário de Vivências Acadêmicas – versão reduzida –, respondidos de forma on-line pelos universitários, bem como análises descritivas e correlacionais. Os resultados mostraram resiliência média para a maioria dos universitários e boa adaptação ao contexto universitário, além de relações entre a resiliência e o período cursado, estar em psicoterapia, avaliar positivamente a própria saúde e todas as dimensões das vivências acadêmicas. Conclui-se que a resiliência é uma capacidade importante para enfrentar as demandas da graduação e que é possível desenvolvê-la, especialmente durante o começo da graduação e com a adoção de intervenções focadas no autoconhecimento, na autoeficácia e em boas estratégias de enfrentamento. Desenvolver a resiliência nos estudantes pode colaborar para a promoção da saúde desta população e a redução da evasão no Ensino Superior. |
id |
UFOP_727678d1ff959b0ec068bff5e26954b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/17639 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Relação entre perfil, hábitos, vivências acadêmicas e resiliência de universitários.Relationship between profile, habits, academic experiences and resilience of university students.AdaptaçãoAjustamentoStudentsUniversity educationSalud mentalA falta de recursos para lidar com situações desafiadoras pode dificultar o ajuste do estudante à universidade e aumentar o risco de fracasso acadêmico. Pensando nisso, o objetivo deste estudo foi verificar se há relação entre o perfil, os hábitos de vida, as vivências acadêmicas e a resiliência de graduandos das áreas da saúde e Psicologia. Trata-se de um estudo transversal e inferencial. Participaram 361 graduandos dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Terapia Ocupacional e Psicologia, matriculados em três instituições federais de Ensino Superior do interior de Minas Gerais. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e de hábitos de vida, a Escala de Resiliência e o Questionário de Vivências Acadêmicas – versão reduzida –, respondidos de forma on-line pelos universitários, bem como análises descritivas e correlacionais. Os resultados mostraram resiliência média para a maioria dos universitários e boa adaptação ao contexto universitário, além de relações entre a resiliência e o período cursado, estar em psicoterapia, avaliar positivamente a própria saúde e todas as dimensões das vivências acadêmicas. Conclui-se que a resiliência é uma capacidade importante para enfrentar as demandas da graduação e que é possível desenvolvê-la, especialmente durante o começo da graduação e com a adoção de intervenções focadas no autoconhecimento, na autoeficácia e em boas estratégias de enfrentamento. Desenvolver a resiliência nos estudantes pode colaborar para a promoção da saúde desta população e a redução da evasão no Ensino Superior.The lack of resources to deal with challenging situations may hinder the student’s adjustment to the university and increase the risk of academic failure. With this in mind, this study aimed to verify whether there is a relationship between the profile, life habits, academic experiences, and resilience of undergraduate students in the areas of Health and Psychology. This is a cross-sectional and inferential study. A total of 361 undergraduate students of Biomedicine, Physical Education, Nursing, Pharmacy, Physical Therapy, Medicine, Nutrition, Occupational Therapy, and Psychology, registered in three Federal Institutions of Higher Education in the interior of Minas Gerais participated in the study. We used a sociodemographic and lifestyle questionnaire, the Resilience Scale, and the Questionnaire of Academic Experiences – short version, answered online by the undergraduates, and descriptive and correlational analyses. The results showed average resilience for most university students and good adaptation to the university context, as well as showing relationships between resilience and the study period, being in psychotherapy, positively evaluating their own health, and all dimensions of academic experiences. We conclude that resilience is an important capacity to face the demands of undergraduate courses and that developing it is possible, especially during the beginning of undergraduate life and by adopting interventions focused on self-knowledge, self-efficacy, and good coping strategies. Developing the resilience of students can contribute to promote health in this population and reduce dropout rates in higher education.2023-10-20T20:45:13Z2023-10-20T20:45:13Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROSENDO, L. dos S. et al. Relação entre perfil, hábitos, vivências acadêmicas e resiliência de universitários. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 42, artigo e242788, 2022. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/pcp/a/VvjrfjGQvhssGWFT7gXCFMy/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 01 ago. 2023.1982-3703http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17639https://doi.org/10.1590/1982-3703003242788This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License. Fonte: PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessRosendo, Letícia dos SantosMeireles, Adriana LúciaCardoso, Clareci SilvaBandeira, Marina de BittencourtPaula, Waléria deBarroso, Sabrina Martinsporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-10-20T20:45:22Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/17639Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-10-20T20:45:22Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação entre perfil, hábitos, vivências acadêmicas e resiliência de universitários. Relationship between profile, habits, academic experiences and resilience of university students. |
title |
Relação entre perfil, hábitos, vivências acadêmicas e resiliência de universitários. |
spellingShingle |
Relação entre perfil, hábitos, vivências acadêmicas e resiliência de universitários. Rosendo, Letícia dos Santos Adaptação Ajustamento Students University education Salud mental |
title_short |
Relação entre perfil, hábitos, vivências acadêmicas e resiliência de universitários. |
title_full |
Relação entre perfil, hábitos, vivências acadêmicas e resiliência de universitários. |
title_fullStr |
Relação entre perfil, hábitos, vivências acadêmicas e resiliência de universitários. |
title_full_unstemmed |
Relação entre perfil, hábitos, vivências acadêmicas e resiliência de universitários. |
title_sort |
Relação entre perfil, hábitos, vivências acadêmicas e resiliência de universitários. |
author |
Rosendo, Letícia dos Santos |
author_facet |
Rosendo, Letícia dos Santos Meireles, Adriana Lúcia Cardoso, Clareci Silva Bandeira, Marina de Bittencourt Paula, Waléria de Barroso, Sabrina Martins |
author_role |
author |
author2 |
Meireles, Adriana Lúcia Cardoso, Clareci Silva Bandeira, Marina de Bittencourt Paula, Waléria de Barroso, Sabrina Martins |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosendo, Letícia dos Santos Meireles, Adriana Lúcia Cardoso, Clareci Silva Bandeira, Marina de Bittencourt Paula, Waléria de Barroso, Sabrina Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adaptação Ajustamento Students University education Salud mental |
topic |
Adaptação Ajustamento Students University education Salud mental |
description |
A falta de recursos para lidar com situações desafiadoras pode dificultar o ajuste do estudante à universidade e aumentar o risco de fracasso acadêmico. Pensando nisso, o objetivo deste estudo foi verificar se há relação entre o perfil, os hábitos de vida, as vivências acadêmicas e a resiliência de graduandos das áreas da saúde e Psicologia. Trata-se de um estudo transversal e inferencial. Participaram 361 graduandos dos cursos de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Terapia Ocupacional e Psicologia, matriculados em três instituições federais de Ensino Superior do interior de Minas Gerais. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e de hábitos de vida, a Escala de Resiliência e o Questionário de Vivências Acadêmicas – versão reduzida –, respondidos de forma on-line pelos universitários, bem como análises descritivas e correlacionais. Os resultados mostraram resiliência média para a maioria dos universitários e boa adaptação ao contexto universitário, além de relações entre a resiliência e o período cursado, estar em psicoterapia, avaliar positivamente a própria saúde e todas as dimensões das vivências acadêmicas. Conclui-se que a resiliência é uma capacidade importante para enfrentar as demandas da graduação e que é possível desenvolvê-la, especialmente durante o começo da graduação e com a adoção de intervenções focadas no autoconhecimento, na autoeficácia e em boas estratégias de enfrentamento. Desenvolver a resiliência nos estudantes pode colaborar para a promoção da saúde desta população e a redução da evasão no Ensino Superior. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-10-20T20:45:13Z 2023-10-20T20:45:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ROSENDO, L. dos S. et al. Relação entre perfil, hábitos, vivências acadêmicas e resiliência de universitários. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 42, artigo e242788, 2022. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/pcp/a/VvjrfjGQvhssGWFT7gXCFMy/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 01 ago. 2023. 1982-3703 http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17639 https://doi.org/10.1590/1982-3703003242788 |
identifier_str_mv |
ROSENDO, L. dos S. et al. Relação entre perfil, hábitos, vivências acadêmicas e resiliência de universitários. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 42, artigo e242788, 2022. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/pcp/a/VvjrfjGQvhssGWFT7gXCFMy/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 01 ago. 2023. 1982-3703 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17639 https://doi.org/10.1590/1982-3703003242788 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002836699512832 |