Uma aplicação da análise fundamentalista no setor de transportes utilizando o método das componentes principais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Thiago de Sousa
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Torres, Carlos Eduardo da Gama
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12853
http://dx.doi.org/10.22410/issn.1983-036X.v26i2a2019.1668
Resumo: A demanda por transportes decorre da necessidade de se satisfazer as lacunas espaciais de atividades diversas e, no caso brasileiro, mediante a oferta inadequada de infraestrutura de transportes, tanto em termos de qualidade, quanto quantidade e participação modal, torna-se ainda mais importante uma melhor compreensão não só dos aspectos “físicos” da infraestrutura como os aspectos inerentes à regulação e gestão do sistema. Neste contexto, foram calculados os principais índices contábeis e financeiros (liquidez, estrutura, rentabilidade e mercado) para medir o desempenho de 12 empresas do setor de transporte e logística do Brasil, listadas na BM&FBovespa, no período compreendido entre 2008-2017. Com o intuito de simplificar a compreensão deste tipo de análise fundamentalista, esta pesquisa se utiliza da técnica estatística de análise de componentes principais para obter maior objetividade analítica. Os resultados de toda a série captaram que a LLX já apresentava resultados aquém da média de mercado, o que foi confirmado, posteriormente, pelos prejuízos acumulados nos últimos anos e que culminou, tratando-se da economia real, de mudança no nome da companhia e queda acentuada no valor de suas ações. Por outro lado, LogIn e Trevisa tiveram os melhores resultados contábeis e financeiros. Por fim, é possível inferir também que a ACP contribuiu da forma esperada para o tratamento de dados, o que trouxe maior eficiência e simplificação no processo de análise.
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Neste contexto, foram calculados os principais índices contábeis e financeiros (liquidez, estrutura, rentabilidade e mercado) para medir o desempenho de 12 empresas do setor de transporte e logística do Brasil, listadas na BM&FBovespa, no período compreendido entre 2008-2017. Com o intuito de simplificar a compreensão deste tipo de análise fundamentalista, esta pesquisa se utiliza da técnica estatística de análise de componentes principais para obter maior objetividade analítica. Os resultados de toda a série captaram que a LLX já apresentava resultados aquém da média de mercado, o que foi confirmado, posteriormente, pelos prejuízos acumulados nos últimos anos e que culminou, tratando-se da economia real, de mudança no nome da companhia e queda acentuada no valor de suas ações. Por outro lado, LogIn e Trevisa tiveram os melhores resultados contábeis e financeiros. Por fim, é possível inferir também que a ACP contribuiu da forma esperada para o tratamento de dados, o que trouxe maior eficiência e simplificação no processo de análise.The demand for transport is due to the need to satisfy the space gaps of diverse activities and, in the brazilian case, through the inadequate supply of transport infrastructure, both in terms of quality, quantity and modal participation, it becomes even more important to better understanding not only of the “physical” aspects of the infrastructure but also the aspects inherent in the regulation and management of the system. In this context, the main accounting and financial ratios (liquidity, structure, profitability and market) were calculated to measure the performance of 12 companies in the transport and logistics sector in Brazil, listed on the BM&FBovespa, in the period 2008-2017. In order to simplify the understanding of this type of fundamentalist analysis, this research uses the statistical technique of analysis of principal components to obtain greater analytical objectivity. The results of the whole series showed that LLX already had results below the market average, which was later confirmed by the accumulated losses in recent years and which, in the case of the real economy, resulted in a change in the company name and decline in the value of its shares. On the other hand, LogIn and Trevisa had the best accounting and financial results. Finally, it is possible to infer also that the ACP contributed as expected to the data processing, which brought greater efficiency and simplification in the analysis process.O periódico Estudo & Debate permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1374>. Acesso em: 20 out. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessAnálise de componentes principaisUma aplicação da análise fundamentalista no setor de transportes utilizando o método das componentes principais.An application of fundamental analysis in transportation sector using the method of principal components.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8924http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/12853/2/license.txt62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcaeMD52ORIGINALARTIGO_AplicaçãoAnáliseFundamentalista.pdfARTIGO_AplicaçãoAnáliseFundamentalista.pdfapplication/pdf270234http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/12853/1/ARTIGO_Aplica%c3%a7%c3%a3oAn%c3%a1liseFundamentalista.pdf6a3ba85fff7f20289b04343dffe0f224MD51123456789/128532020-10-20 16:55:36.681oai:localhost: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-10-20T20:55:36Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
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