Cientistas em revista : Einstein, Darwin e Marie Curie na ciência hoje das crianças.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Sheila Alves de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9016
https://doi.org/10.1590/1983-21172016180202
Resumo: Este trabalho analisou três edições da revista Ciência Hoje das Crianças, em que Einstein, Darwin e Marie Curie são apresentados. Frente ao desafio de divulgar a vida e a obra desses cientistas de forma adequada às crianças, para análise dos artigos consideramos a linguagem utilizada, as imagens apresentadas e, principalmente, a representação da revista sobre os cientistas. A metodologia de análise do material é inspirada nos trabalhos de Bakhtin sobre dialogismo e na compreensão por meio dos procedimentos discursivos, verbais e visuais com que a revista interpela e dialoga com as crianças. Os resultados mostram que a chancela editorial opta por focar a infância dos cientistas e uma imagem do cientista curioso e aventureiro. Entretanto, veicula-se nos artigos analisados uma visão estereotipada do cientista como alguém que já se anunciava cientista. Reitera-se a importância da Ciência Hoje das Crianças para a promoção da leitura e a democratização da linguagem de divulgação científica para crianças.
id UFOP_74a9cf7e8f811f2ca6ab65b3e45b3df6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/9016
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Cientistas em revista : Einstein, Darwin e Marie Curie na ciência hoje das crianças.Divulgação científica para criançasRepresentação dos cientistasDialogismoEste trabalho analisou três edições da revista Ciência Hoje das Crianças, em que Einstein, Darwin e Marie Curie são apresentados. Frente ao desafio de divulgar a vida e a obra desses cientistas de forma adequada às crianças, para análise dos artigos consideramos a linguagem utilizada, as imagens apresentadas e, principalmente, a representação da revista sobre os cientistas. A metodologia de análise do material é inspirada nos trabalhos de Bakhtin sobre dialogismo e na compreensão por meio dos procedimentos discursivos, verbais e visuais com que a revista interpela e dialoga com as crianças. Os resultados mostram que a chancela editorial opta por focar a infância dos cientistas e uma imagem do cientista curioso e aventureiro. Entretanto, veicula-se nos artigos analisados uma visão estereotipada do cientista como alguém que já se anunciava cientista. Reitera-se a importância da Ciência Hoje das Crianças para a promoção da leitura e a democratização da linguagem de divulgação científica para crianças.Este trabajo analizó tres ediciones de la revista Ciência Hoje das Crianças, en las que Einstein, Darwin y Marie Curie son presentados. Frente al desafío de publicar la vida y obra de eses científicos de forma adecuada para los niños, para análisis de los artículos consideramos el lenguaje utilizado, las imágenes presentadas y, principalmente, la representación de la revista acerca los científicos. La metodología de análisis del material está inspirada en los trabajos de Bakhtin sobre dialogismo y en la comprensión por medio de procedimientos discursivos, verbales y visuales, con las que la revista interpela y dialoga con los niños. Los resultados muestran que la publicación decide por enfocar la infancia de los científicos y una imagen del científico curioso y aventurero. Entretanto, se publica la visión estereotipada del científico como alguien que ya se anunciaba como científico desde niño. Reiteramos la importancia de la revista Ciência Hoje das Crianças para la promoción de la lectura y la democratización del lenguaje de divulgación científica para niños.2017-10-24T12:01:30Z2017-10-24T12:01:30Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfALMEIDA, S. A. de. Cientistas em revista: Einstein, Darwin e Marie Curie na ciência hoje das crianças. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, p. 29-47, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172016000200029>. Acesso em: 25 ago. 2017.1983-2117http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9016https://doi.org/10.1590/1983-21172016180202Os trabalhos publicados no periódico Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, exceto onde identificado, estão sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1983-2117>. Acesso em: 11 fev. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Sheila Alves deporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T14:34:38Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/9016Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T14:34:38Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cientistas em revista : Einstein, Darwin e Marie Curie na ciência hoje das crianças.
title Cientistas em revista : Einstein, Darwin e Marie Curie na ciência hoje das crianças.
spellingShingle Cientistas em revista : Einstein, Darwin e Marie Curie na ciência hoje das crianças.
Almeida, Sheila Alves de
Divulgação científica para crianças
Representação dos cientistas
Dialogismo
title_short Cientistas em revista : Einstein, Darwin e Marie Curie na ciência hoje das crianças.
title_full Cientistas em revista : Einstein, Darwin e Marie Curie na ciência hoje das crianças.
title_fullStr Cientistas em revista : Einstein, Darwin e Marie Curie na ciência hoje das crianças.
title_full_unstemmed Cientistas em revista : Einstein, Darwin e Marie Curie na ciência hoje das crianças.
title_sort Cientistas em revista : Einstein, Darwin e Marie Curie na ciência hoje das crianças.
author Almeida, Sheila Alves de
author_facet Almeida, Sheila Alves de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Sheila Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Divulgação científica para crianças
Representação dos cientistas
Dialogismo
topic Divulgação científica para crianças
Representação dos cientistas
Dialogismo
description Este trabalho analisou três edições da revista Ciência Hoje das Crianças, em que Einstein, Darwin e Marie Curie são apresentados. Frente ao desafio de divulgar a vida e a obra desses cientistas de forma adequada às crianças, para análise dos artigos consideramos a linguagem utilizada, as imagens apresentadas e, principalmente, a representação da revista sobre os cientistas. A metodologia de análise do material é inspirada nos trabalhos de Bakhtin sobre dialogismo e na compreensão por meio dos procedimentos discursivos, verbais e visuais com que a revista interpela e dialoga com as crianças. Os resultados mostram que a chancela editorial opta por focar a infância dos cientistas e uma imagem do cientista curioso e aventureiro. Entretanto, veicula-se nos artigos analisados uma visão estereotipada do cientista como alguém que já se anunciava cientista. Reitera-se a importância da Ciência Hoje das Crianças para a promoção da leitura e a democratização da linguagem de divulgação científica para crianças.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-10-24T12:01:30Z
2017-10-24T12:01:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, S. A. de. Cientistas em revista: Einstein, Darwin e Marie Curie na ciência hoje das crianças. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, p. 29-47, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172016000200029>. Acesso em: 25 ago. 2017.
1983-2117
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9016
https://doi.org/10.1590/1983-21172016180202
identifier_str_mv ALMEIDA, S. A. de. Cientistas em revista: Einstein, Darwin e Marie Curie na ciência hoje das crianças. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, p. 29-47, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172016000200029>. Acesso em: 25 ago. 2017.
1983-2117
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9016
https://doi.org/10.1590/1983-21172016180202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1823329320043544576