Educação empreendedora para mulheres : estudo de caso do curso online “Empreenda como uma Mulher”.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fiuza, Nayara das Mercês Lúcio
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Umbelino, Dulcineia Gomes, Marquetti, Isabela Toffolo, Cunha, Letícia Teixeira Matos, Barbosa, Lucas Silva, Hermenegildo, Nicolas Gomides, Silveira, Stella Cristine Ferraz, Amaral, Tanise Florentino Costa, Silva, André Luis, Mendes, Júlia Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17094
http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i30.84287
Resumo: O crescimento do empreendedorismo feminino favorece a economia do país, aumenta o número de mulheres em cargos de liderança e incentiva a sua realização pessoal. Entretanto, muitas mulheres empreendem por necessidade, sem instrução formal, enquanto lidam com a dupla jornada de trabalho. Assim, o curso “Empreenda como uma Mulher”, foi lançado visando capacitar empreendedoras em todo o Brasil. Como metodologia, as cursistas foram divididas em 2 grupos de WhatsApp com 20 empreendedoras cada. Nos grupos, a equipe lançou diariamente videoaulas de até 15 minutos, que abordavam aspectos fundamentais de empreendedorismo, como plano de negócios, gestão financeira, gestão de vendas, marketing, precificação, entre outros. Também foram realizadas mentorias e trocas de experiências. O projeto recebeu 133 inscrições de empreendedoras de todo o Brasil, das quais 40 foram selecionadas por critérios socioeconômicos. Dessas, somente 13 (32%) o finalizaram, com as demais alegando que “não tinham tempo”. As cursistas que preencheram o formulário de feedback destacaram o quanto o curso foi fundamental para a melhoria da gestão de seus negócios. Assim, o presente projeto proporcionou aos alunos-membros uma formação holística e socialmente contextualizada, além de contribuir com o aperfeiçoamento de empreendimentos gerenciados por mulheres. Foi possível observar o quão proeminente é a necessidade de capacitação entre mulheres empreendedoras e o quanto o cansaço resultante de suas longas jornadas de trabalho interfere no acesso a essas capacitações.
id UFOP_74edbfb6cd0fc474e505b215932de810
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/17094
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Educação empreendedora para mulheres : estudo de caso do curso online “Empreenda como uma Mulher”.Entrepreneurial education for women : a case study of the online course “Be an Entrepreneur Like a Woman”.Empreendedorismo femininoCurso onlineExtensionDouble burdenO crescimento do empreendedorismo feminino favorece a economia do país, aumenta o número de mulheres em cargos de liderança e incentiva a sua realização pessoal. Entretanto, muitas mulheres empreendem por necessidade, sem instrução formal, enquanto lidam com a dupla jornada de trabalho. Assim, o curso “Empreenda como uma Mulher”, foi lançado visando capacitar empreendedoras em todo o Brasil. Como metodologia, as cursistas foram divididas em 2 grupos de WhatsApp com 20 empreendedoras cada. Nos grupos, a equipe lançou diariamente videoaulas de até 15 minutos, que abordavam aspectos fundamentais de empreendedorismo, como plano de negócios, gestão financeira, gestão de vendas, marketing, precificação, entre outros. Também foram realizadas mentorias e trocas de experiências. O projeto recebeu 133 inscrições de empreendedoras de todo o Brasil, das quais 40 foram selecionadas por critérios socioeconômicos. Dessas, somente 13 (32%) o finalizaram, com as demais alegando que “não tinham tempo”. As cursistas que preencheram o formulário de feedback destacaram o quanto o curso foi fundamental para a melhoria da gestão de seus negócios. Assim, o presente projeto proporcionou aos alunos-membros uma formação holística e socialmente contextualizada, além de contribuir com o aperfeiçoamento de empreendimentos gerenciados por mulheres. Foi possível observar o quão proeminente é a necessidade de capacitação entre mulheres empreendedoras e o quanto o cansaço resultante de suas longas jornadas de trabalho interfere no acesso a essas capacitações.The growth of female entrepreneurship favors the country's economy, increases the number of women in leadership positions and encourages their personal fulfillment. However, many women start businesses out of necessity, without formal education, and still must deal with double shifts. In this scenario, the authors, professors and university students, launched the “Be an Entrepreneur Like a Woman” course, aimed at empowering women entrepreneurs throughout Brazil. As a methodology, the course participants were divided into 2 WhatsApp groups with 20 entrepreneurs each. This tool was chosen because it is democratic and allows for relatively quick contact. In the groups, the team launched videos of up to 15 minutes daily, which addressed fundamental aspects of entrepreneurship, such as business planning, financial management, sales management, marketing, pricing, among others. Students also mentored and encouraged the exchange of experiences. The project received 133 applications from business owners from all regions of Brazil, of which 40 were selected based on socioeconomic criteria. Of those, only 13 (32%) finished the course, with the others claiming that they “didn't have the time”. The participants who filled out the feedback form highlighted how important the course was for improving their business management. Thus, this project provided its members with a holistic and socially contextualized education and contributed to the improvement of enterprises managed by women. In addition, the authors observed how prominent is the need for guidance among female entrepreneurs and how much the fatigue resulting from their long working hours interferes with access to these opportunities.2023-07-27T21:04:27Z2023-07-27T21:04:27Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFIUZA, N. das M. L. et al. Educação empreendedora para mulheres: estudo de caso do curso online “Empreenda como uma Mulher”. Extensão em Foco, v. 30, p. 193-218, jan./jul. 2023. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/84287>. Acesso em: 15 mar. 2023.2358-7180http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17094http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i30.84287Este trabalho está sob uma Licença Creative Commons - AtribuiçãoNãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessFiuza, Nayara das Mercês LúcioUmbelino, Dulcineia GomesMarquetti, Isabela ToffoloCunha, Letícia Teixeira MatosBarbosa, Lucas SilvaHermenegildo, Nicolas GomidesSilveira, Stella Cristine FerrazAmaral, Tanise Florentino CostaSilva, André LuisMendes, Júlia Castroporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T19:00:37Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/17094Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T19:00:37Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação empreendedora para mulheres : estudo de caso do curso online “Empreenda como uma Mulher”.
Entrepreneurial education for women : a case study of the online course “Be an Entrepreneur Like a Woman”.
title Educação empreendedora para mulheres : estudo de caso do curso online “Empreenda como uma Mulher”.
spellingShingle Educação empreendedora para mulheres : estudo de caso do curso online “Empreenda como uma Mulher”.
Fiuza, Nayara das Mercês Lúcio
Empreendedorismo feminino
Curso online
Extension
Double burden
title_short Educação empreendedora para mulheres : estudo de caso do curso online “Empreenda como uma Mulher”.
title_full Educação empreendedora para mulheres : estudo de caso do curso online “Empreenda como uma Mulher”.
title_fullStr Educação empreendedora para mulheres : estudo de caso do curso online “Empreenda como uma Mulher”.
title_full_unstemmed Educação empreendedora para mulheres : estudo de caso do curso online “Empreenda como uma Mulher”.
title_sort Educação empreendedora para mulheres : estudo de caso do curso online “Empreenda como uma Mulher”.
author Fiuza, Nayara das Mercês Lúcio
author_facet Fiuza, Nayara das Mercês Lúcio
Umbelino, Dulcineia Gomes
Marquetti, Isabela Toffolo
Cunha, Letícia Teixeira Matos
Barbosa, Lucas Silva
Hermenegildo, Nicolas Gomides
Silveira, Stella Cristine Ferraz
Amaral, Tanise Florentino Costa
Silva, André Luis
Mendes, Júlia Castro
author_role author
author2 Umbelino, Dulcineia Gomes
Marquetti, Isabela Toffolo
Cunha, Letícia Teixeira Matos
Barbosa, Lucas Silva
Hermenegildo, Nicolas Gomides
Silveira, Stella Cristine Ferraz
Amaral, Tanise Florentino Costa
Silva, André Luis
Mendes, Júlia Castro
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fiuza, Nayara das Mercês Lúcio
Umbelino, Dulcineia Gomes
Marquetti, Isabela Toffolo
Cunha, Letícia Teixeira Matos
Barbosa, Lucas Silva
Hermenegildo, Nicolas Gomides
Silveira, Stella Cristine Ferraz
Amaral, Tanise Florentino Costa
Silva, André Luis
Mendes, Júlia Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo feminino
Curso online
Extension
Double burden
topic Empreendedorismo feminino
Curso online
Extension
Double burden
description O crescimento do empreendedorismo feminino favorece a economia do país, aumenta o número de mulheres em cargos de liderança e incentiva a sua realização pessoal. Entretanto, muitas mulheres empreendem por necessidade, sem instrução formal, enquanto lidam com a dupla jornada de trabalho. Assim, o curso “Empreenda como uma Mulher”, foi lançado visando capacitar empreendedoras em todo o Brasil. Como metodologia, as cursistas foram divididas em 2 grupos de WhatsApp com 20 empreendedoras cada. Nos grupos, a equipe lançou diariamente videoaulas de até 15 minutos, que abordavam aspectos fundamentais de empreendedorismo, como plano de negócios, gestão financeira, gestão de vendas, marketing, precificação, entre outros. Também foram realizadas mentorias e trocas de experiências. O projeto recebeu 133 inscrições de empreendedoras de todo o Brasil, das quais 40 foram selecionadas por critérios socioeconômicos. Dessas, somente 13 (32%) o finalizaram, com as demais alegando que “não tinham tempo”. As cursistas que preencheram o formulário de feedback destacaram o quanto o curso foi fundamental para a melhoria da gestão de seus negócios. Assim, o presente projeto proporcionou aos alunos-membros uma formação holística e socialmente contextualizada, além de contribuir com o aperfeiçoamento de empreendimentos gerenciados por mulheres. Foi possível observar o quão proeminente é a necessidade de capacitação entre mulheres empreendedoras e o quanto o cansaço resultante de suas longas jornadas de trabalho interfere no acesso a essas capacitações.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-27T21:04:27Z
2023-07-27T21:04:27Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FIUZA, N. das M. L. et al. Educação empreendedora para mulheres: estudo de caso do curso online “Empreenda como uma Mulher”. Extensão em Foco, v. 30, p. 193-218, jan./jul. 2023. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/84287>. Acesso em: 15 mar. 2023.
2358-7180
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17094
http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i30.84287
identifier_str_mv FIUZA, N. das M. L. et al. Educação empreendedora para mulheres: estudo de caso do curso online “Empreenda como uma Mulher”. Extensão em Foco, v. 30, p. 193-218, jan./jul. 2023. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/extensao/article/view/84287>. Acesso em: 15 mar. 2023.
2358-7180
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17094
http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i30.84287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1823329395524239360