Sensibilização para o gosto literário : práticas, sujeitos, estratégias e espaços de formação.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14829 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo central compreender quais fatores interferem na formação do gosto literário das crianças, enfatizando o papel da família, da escola e do professor – sobretudo o docente do ensino fundamental I. Procuramos destacar os sujeitos e espaços de formação desse gosto, bem como as principais estratégias de sensibilização para a literatura. Além disso, procura evidenciar que o percurso como leitor e as experiências com a literatura (dentro e fora da escola) interferem, significativamente, no gosto literário dos alunos. |
id |
UFOP_770d6f47e61c3c3fd27e6fd298832a10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/14829 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Sensibilização para o gosto literário : práticas, sujeitos, estratégias e espaços de formação.Sensitizing to literary taste : practices, subjects, strategies and places of formation.Formação do leitorEscolaFamíliaReader’s formationSchoolEste artigo tem como objetivo central compreender quais fatores interferem na formação do gosto literário das crianças, enfatizando o papel da família, da escola e do professor – sobretudo o docente do ensino fundamental I. Procuramos destacar os sujeitos e espaços de formação desse gosto, bem como as principais estratégias de sensibilização para a literatura. Além disso, procura evidenciar que o percurso como leitor e as experiências com a literatura (dentro e fora da escola) interferem, significativamente, no gosto literário dos alunos.This study aims at understanding which factors interfere in the literary taste formation of lower elementary school students as well as to determine from where the incentive towards reading comes from, recognizing the importance that literature plays on the individuals’ lives since their childhood. We point out that the students’ experiences with literature (inside and outside school) significantly interfere with their literary taste. Thus, an analysis in order to explain and point out the factors that influence the formation of students' literary taste becomes highly pertinent.2022-04-04T16:08:51Z2022-04-04T16:08:51Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLAGES, R. C. L.; ANASTÁCIO, A. das G. Sensibilização para o gosto literário: práticas, sujeitos, estratégias e espaços de formação. Terceira Margem, v. 24, n. 44, p. 128-147, set./dez. 2020. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/33924/21507>. Acesso em: 25 ago. 2021.2358-727xhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14829Este artigo está sob uma Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: o PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessLages, Rita Cristina LimaAnastácio, Alaíde das Graçasporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2022-04-04T16:09:00Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/14829Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332022-04-04T16:09Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sensibilização para o gosto literário : práticas, sujeitos, estratégias e espaços de formação. Sensitizing to literary taste : practices, subjects, strategies and places of formation. |
title |
Sensibilização para o gosto literário : práticas, sujeitos, estratégias e espaços de formação. |
spellingShingle |
Sensibilização para o gosto literário : práticas, sujeitos, estratégias e espaços de formação. Lages, Rita Cristina Lima Formação do leitor Escola Família Reader’s formation School |
title_short |
Sensibilização para o gosto literário : práticas, sujeitos, estratégias e espaços de formação. |
title_full |
Sensibilização para o gosto literário : práticas, sujeitos, estratégias e espaços de formação. |
title_fullStr |
Sensibilização para o gosto literário : práticas, sujeitos, estratégias e espaços de formação. |
title_full_unstemmed |
Sensibilização para o gosto literário : práticas, sujeitos, estratégias e espaços de formação. |
title_sort |
Sensibilização para o gosto literário : práticas, sujeitos, estratégias e espaços de formação. |
author |
Lages, Rita Cristina Lima |
author_facet |
Lages, Rita Cristina Lima Anastácio, Alaíde das Graças |
author_role |
author |
author2 |
Anastácio, Alaíde das Graças |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lages, Rita Cristina Lima Anastácio, Alaíde das Graças |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação do leitor Escola Família Reader’s formation School |
topic |
Formação do leitor Escola Família Reader’s formation School |
description |
Este artigo tem como objetivo central compreender quais fatores interferem na formação do gosto literário das crianças, enfatizando o papel da família, da escola e do professor – sobretudo o docente do ensino fundamental I. Procuramos destacar os sujeitos e espaços de formação desse gosto, bem como as principais estratégias de sensibilização para a literatura. Além disso, procura evidenciar que o percurso como leitor e as experiências com a literatura (dentro e fora da escola) interferem, significativamente, no gosto literário dos alunos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2022-04-04T16:08:51Z 2022-04-04T16:08:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LAGES, R. C. L.; ANASTÁCIO, A. das G. Sensibilização para o gosto literário: práticas, sujeitos, estratégias e espaços de formação. Terceira Margem, v. 24, n. 44, p. 128-147, set./dez. 2020. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/33924/21507>. Acesso em: 25 ago. 2021. 2358-727x http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14829 |
identifier_str_mv |
LAGES, R. C. L.; ANASTÁCIO, A. das G. Sensibilização para o gosto literário: práticas, sujeitos, estratégias e espaços de formação. Terceira Margem, v. 24, n. 44, p. 128-147, set./dez. 2020. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/33924/21507>. Acesso em: 25 ago. 2021. 2358-727x |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14829 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002805048246272 |