Sensibilização para o gosto literário : práticas, sujeitos, estratégias e espaços de formação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lages, Rita Cristina Lima
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Anastácio, Alaíde das Graças
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14829
Resumo: Este artigo tem como objetivo central compreender quais fatores interferem na formação do gosto literário das crianças, enfatizando o papel da família, da escola e do professor – sobretudo o docente do ensino fundamental I. Procuramos destacar os sujeitos e espaços de formação desse gosto, bem como as principais estratégias de sensibilização para a literatura. Além disso, procura evidenciar que o percurso como leitor e as experiências com a literatura (dentro e fora da escola) interferem, significativamente, no gosto literário dos alunos.
id UFOP_770d6f47e61c3c3fd27e6fd298832a10
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/14829
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Sensibilização para o gosto literário : práticas, sujeitos, estratégias e espaços de formação.Sensitizing to literary taste : practices, subjects, strategies and places of formation.Formação do leitorEscolaFamíliaReader’s formationSchoolEste artigo tem como objetivo central compreender quais fatores interferem na formação do gosto literário das crianças, enfatizando o papel da família, da escola e do professor – sobretudo o docente do ensino fundamental I. Procuramos destacar os sujeitos e espaços de formação desse gosto, bem como as principais estratégias de sensibilização para a literatura. Além disso, procura evidenciar que o percurso como leitor e as experiências com a literatura (dentro e fora da escola) interferem, significativamente, no gosto literário dos alunos.This study aims at understanding which factors interfere in the literary taste formation of lower elementary school students as well as to determine from where the incentive towards reading comes from, recognizing the importance that literature plays on the individuals’ lives since their childhood. We point out that the students’ experiences with literature (inside and outside school) significantly interfere with their literary taste. Thus, an analysis in order to explain and point out the factors that influence the formation of students' literary taste becomes highly pertinent.2022-04-04T16:08:51Z2022-04-04T16:08:51Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLAGES, R. C. L.; ANASTÁCIO, A. das G. Sensibilização para o gosto literário: práticas, sujeitos, estratégias e espaços de formação. Terceira Margem, v. 24, n. 44, p. 128-147, set./dez. 2020. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/33924/21507>. Acesso em: 25 ago. 2021.2358-727xhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14829Este artigo está sob uma Licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Fonte: o PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessLages, Rita Cristina LimaAnastácio, Alaíde das Graçasporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2022-04-04T16:09:00Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/14829Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332022-04-04T16:09Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sensibilização para o gosto literário : práticas, sujeitos, estratégias e espaços de formação.
Sensitizing to literary taste : practices, subjects, strategies and places of formation.
title Sensibilização para o gosto literário : práticas, sujeitos, estratégias e espaços de formação.
spellingShingle Sensibilização para o gosto literário : práticas, sujeitos, estratégias e espaços de formação.
Lages, Rita Cristina Lima
Formação do leitor
Escola
Família
Reader’s formation
School
title_short Sensibilização para o gosto literário : práticas, sujeitos, estratégias e espaços de formação.
title_full Sensibilização para o gosto literário : práticas, sujeitos, estratégias e espaços de formação.
title_fullStr Sensibilização para o gosto literário : práticas, sujeitos, estratégias e espaços de formação.
title_full_unstemmed Sensibilização para o gosto literário : práticas, sujeitos, estratégias e espaços de formação.
title_sort Sensibilização para o gosto literário : práticas, sujeitos, estratégias e espaços de formação.
author Lages, Rita Cristina Lima
author_facet Lages, Rita Cristina Lima
Anastácio, Alaíde das Graças
author_role author
author2 Anastácio, Alaíde das Graças
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lages, Rita Cristina Lima
Anastácio, Alaíde das Graças
dc.subject.por.fl_str_mv Formação do leitor
Escola
Família
Reader’s formation
School
topic Formação do leitor
Escola
Família
Reader’s formation
School
description Este artigo tem como objetivo central compreender quais fatores interferem na formação do gosto literário das crianças, enfatizando o papel da família, da escola e do professor – sobretudo o docente do ensino fundamental I. Procuramos destacar os sujeitos e espaços de formação desse gosto, bem como as principais estratégias de sensibilização para a literatura. Além disso, procura evidenciar que o percurso como leitor e as experiências com a literatura (dentro e fora da escola) interferem, significativamente, no gosto literário dos alunos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-04-04T16:08:51Z
2022-04-04T16:08:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LAGES, R. C. L.; ANASTÁCIO, A. das G. Sensibilização para o gosto literário: práticas, sujeitos, estratégias e espaços de formação. Terceira Margem, v. 24, n. 44, p. 128-147, set./dez. 2020. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/33924/21507>. Acesso em: 25 ago. 2021.
2358-727x
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14829
identifier_str_mv LAGES, R. C. L.; ANASTÁCIO, A. das G. Sensibilização para o gosto literário: práticas, sujeitos, estratégias e espaços de formação. Terceira Margem, v. 24, n. 44, p. 128-147, set./dez. 2020. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/33924/21507>. Acesso em: 25 ago. 2021.
2358-727x
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14829
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002805048246272