A formação dos operadores de processos contínuos em contextos de constrangimento da aprendizagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bouyer, Gilbert Cardoso
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6798
https://doi.org/10.22456/1983-8026.20158
Resumo: O termo desenvolvimento cognitivo é freqüentemente usado em pesquisas ergonômicas. Entretanto, os constrangimentos (“contraintes”) da aprendizagem raramente são mencionados. Usando o método da Análise Ergonômica do Trabalho (AET), demonstramos como os operadores aprendem a atividade de controle de processo contínuo, em um contexto de constrangimentos, e demonstramos que a complexidade e os constrangimentos do trabalho influenciam o tempo para o desenvolvimento cognitivo. Apresentamos também aspectos que classificam este tipo de aprendizagem como complexa. Um total de 18 operadores foram entrevistados e observados. Os principais constrangimentos no desenvolvimento dos operadores são: a organização do trabalho e a hierarquia das indústrias de processo contínuo (IPC’s). O tempo é processo em um contexto de tempo curto, com grandes exigências dos gerentes. A aprendizagem das situações reais é urgente, e os operadores têm que lidar com elas rapidamente.
id UFOP_77e6cfa923424565c232fdbdffa45d27
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/6798
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling A formação dos operadores de processos contínuos em contextos de constrangimento da aprendizagem.Desenvolvimento cognitivoErgonomiaErgonomicsControl of processO termo desenvolvimento cognitivo é freqüentemente usado em pesquisas ergonômicas. Entretanto, os constrangimentos (“contraintes”) da aprendizagem raramente são mencionados. Usando o método da Análise Ergonômica do Trabalho (AET), demonstramos como os operadores aprendem a atividade de controle de processo contínuo, em um contexto de constrangimentos, e demonstramos que a complexidade e os constrangimentos do trabalho influenciam o tempo para o desenvolvimento cognitivo. Apresentamos também aspectos que classificam este tipo de aprendizagem como complexa. Um total de 18 operadores foram entrevistados e observados. Os principais constrangimentos no desenvolvimento dos operadores são: a organização do trabalho e a hierarquia das indústrias de processo contínuo (IPC’s). O tempo é processo em um contexto de tempo curto, com grandes exigências dos gerentes. A aprendizagem das situações reais é urgente, e os operadores têm que lidar com elas rapidamente.The term cognitive development is frequently used in ergonomics research. However, the impediments (“contraintes”) of apprenticeship are rarely addressed. Using the method of Ergonomic Work Analysis (EWA), we show how operators to learn the activity of control of continuous process, in the context of impediments, and demonstrating that the complexity and impediments of their work influence the time for the cognitive development. Aspects classifying a type of learning as complex are also presented. The total come to 18 operators who were interviewed and observed. The main impediments in the development of the operators are: the work organization and the hierarchy of the continuous process industry. The time is an impediment because the operators have to learn the process control in a context of a short time, with large exigencies of gerents. The learning of real situations is urgent, so that the operators must to deal with it very quickly.2016-08-10T18:26:34Z2016-08-10T18:26:34Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBOUYER, G. C. A formação dos operadores de processos contínuos em contextos de constrangimento da aprendizagem. Produto & Produção, v. 13, p. 2012, 2012. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/ProdutoProducao/article/view/20158>. Acesso em: 11 jul. 2016.1983-8026http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6798https://doi.org/10.22456/1983-8026.20158Os trabalhos publicados no periódico Produto & Produção são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. Fonte: Produto & Produção <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/ProdutoProducao/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 27 set. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessBouyer, Gilbert Cardosoporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-09-27T13:10:53Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/6798Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-09-27T13:10:53Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação dos operadores de processos contínuos em contextos de constrangimento da aprendizagem.
title A formação dos operadores de processos contínuos em contextos de constrangimento da aprendizagem.
spellingShingle A formação dos operadores de processos contínuos em contextos de constrangimento da aprendizagem.
Bouyer, Gilbert Cardoso
Desenvolvimento cognitivo
Ergonomia
Ergonomics
Control of process
title_short A formação dos operadores de processos contínuos em contextos de constrangimento da aprendizagem.
title_full A formação dos operadores de processos contínuos em contextos de constrangimento da aprendizagem.
title_fullStr A formação dos operadores de processos contínuos em contextos de constrangimento da aprendizagem.
title_full_unstemmed A formação dos operadores de processos contínuos em contextos de constrangimento da aprendizagem.
title_sort A formação dos operadores de processos contínuos em contextos de constrangimento da aprendizagem.
author Bouyer, Gilbert Cardoso
author_facet Bouyer, Gilbert Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bouyer, Gilbert Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento cognitivo
Ergonomia
Ergonomics
Control of process
topic Desenvolvimento cognitivo
Ergonomia
Ergonomics
Control of process
description O termo desenvolvimento cognitivo é freqüentemente usado em pesquisas ergonômicas. Entretanto, os constrangimentos (“contraintes”) da aprendizagem raramente são mencionados. Usando o método da Análise Ergonômica do Trabalho (AET), demonstramos como os operadores aprendem a atividade de controle de processo contínuo, em um contexto de constrangimentos, e demonstramos que a complexidade e os constrangimentos do trabalho influenciam o tempo para o desenvolvimento cognitivo. Apresentamos também aspectos que classificam este tipo de aprendizagem como complexa. Um total de 18 operadores foram entrevistados e observados. Os principais constrangimentos no desenvolvimento dos operadores são: a organização do trabalho e a hierarquia das indústrias de processo contínuo (IPC’s). O tempo é processo em um contexto de tempo curto, com grandes exigências dos gerentes. A aprendizagem das situações reais é urgente, e os operadores têm que lidar com elas rapidamente.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2016-08-10T18:26:34Z
2016-08-10T18:26:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BOUYER, G. C. A formação dos operadores de processos contínuos em contextos de constrangimento da aprendizagem. Produto & Produção, v. 13, p. 2012, 2012. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/ProdutoProducao/article/view/20158>. Acesso em: 11 jul. 2016.
1983-8026
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6798
https://doi.org/10.22456/1983-8026.20158
identifier_str_mv BOUYER, G. C. A formação dos operadores de processos contínuos em contextos de constrangimento da aprendizagem. Produto & Produção, v. 13, p. 2012, 2012. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/ProdutoProducao/article/view/20158>. Acesso em: 11 jul. 2016.
1983-8026
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6798
https://doi.org/10.22456/1983-8026.20158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002853518671872