A correria como forma de resistência negra em videoclipes do rap brasileiro.
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15020 https://doi.org/10.12957/periferia.2021.53499 |
Resumo: | O presente artigo analisa a produção dos videoclipes “Crime Bárbaro”, de Rincon Sapiência, “Corra”, de Djonga e o curta “Bluesman”, de Baco Exu do Blues, almejando compreender como tais artistas aliam os conceitos de identidade e resistência ao ato de fuga, caracterizado nos clipes pela corrida contínua empreendida pelos personagens principais. Busca-se também investigar como suas narrativas ajudam o espectador a compreender a correlação entre o racismo estrutural e o genocídio de jovens negros no Brasil. Por fim, intui-se estabelecer se o ato de correr empreendido nas narrativas ficcionais do videoclipe pode ser caracterizado através de uma perspectiva estética em torno de fronteiras e frestas culturais. |
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A correria como forma de resistência negra em videoclipes do rap brasileiro.The rush as a form of black resistance in Brazilian rap music videos.Genocídio negroBlack genocideO presente artigo analisa a produção dos videoclipes “Crime Bárbaro”, de Rincon Sapiência, “Corra”, de Djonga e o curta “Bluesman”, de Baco Exu do Blues, almejando compreender como tais artistas aliam os conceitos de identidade e resistência ao ato de fuga, caracterizado nos clipes pela corrida contínua empreendida pelos personagens principais. Busca-se também investigar como suas narrativas ajudam o espectador a compreender a correlação entre o racismo estrutural e o genocídio de jovens negros no Brasil. Por fim, intui-se estabelecer se o ato de correr empreendido nas narrativas ficcionais do videoclipe pode ser caracterizado através de uma perspectiva estética em torno de fronteiras e frestas culturais.This article analyzes the production of the video clips “Crime Bárbaro”, by Rincon Sapiência, “Corra”, by Djonga and the short film “Bluesman”, by Baco Exu do Blues, aiming to understand how such artists combine the concepts of identity and resistance to the act of escaping, characterized in the clips by a continuous race undertaken by the main characters. It also seeks to investigate how their narratives help the viewer to understand the correlation between structural racism and the genocide of young blacks in Brazil. Finally, we intend to establish whether the act of running undertaken in the fictional narratives of the video clip can be characterized through an aesthetic perspective around cultural cracks and boundaries.2022-06-24T12:52:24Z2022-06-24T12:52:24Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, S. S.; CORAÇÃO, C. R. A correria como forma de resistência negra em videoclipes do rap brasileiro. Periferia, v. 13, n. 1, p. 363-386, jan./abr. 2021. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/periferia/article/view/53499>. Acesso em: 24 maio 2022.1984-9540http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/15020https://doi.org/10.12957/periferia.2021.53499O periódico Periferia permite o depósito das versões pre print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/936>. Acesso em: 27 maio 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Solange StéfaneCoração, Cláudio Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2022-06-24T12:52:31Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/15020Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332022-06-24T12:52:31Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
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