Indicadores educacionais no ensino superior brasileiro : possíveis articulações entre desempenho e características do alunado.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Anandra Santos Ribeiro de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Ivair Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10428
Resumo: A discussão sobre aproveitamento escolar e sua relação com a origem social é investigada pela sociologia da educação desde a segunda metade do século XX. No Brasil, em específico, vem se produzindo um grande volume de pesquisas sobre essa temática no nível da educação básica, a partir de análises que discutem desempenho alcançado, verificado por meio de resultados de avaliações educacionais de larga escala, e características socioeconômicas dos alunos. No entanto, sob essa perspectiva, pouco tem se pesquisado no ensino superior. Nesta linha, este artigo analisa a relação entre o aproveitamento acadêmico de alunos de graduação brasileiros e seu contexto socioeconômico. Foi feito estudo empírico baseado nos dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), obtendo-se evidências sobre as características que influenciam no desempenho dos alunos, tais como etnia, renda e tipo de instituição de ensino. Vale destacar o efeito compensador que parece existir entre a elevada escolaridade dos pais e a baixa renda familiar.
id UFOP_81a70641b0750cb7d49e27d88fca34e1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/10428
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Indicadores educacionais no ensino superior brasileiro : possíveis articulações entre desempenho e características do alunado.Social stratificationEstratificação socialDesempenho acadêmicoAcademic performanceA discussão sobre aproveitamento escolar e sua relação com a origem social é investigada pela sociologia da educação desde a segunda metade do século XX. No Brasil, em específico, vem se produzindo um grande volume de pesquisas sobre essa temática no nível da educação básica, a partir de análises que discutem desempenho alcançado, verificado por meio de resultados de avaliações educacionais de larga escala, e características socioeconômicas dos alunos. No entanto, sob essa perspectiva, pouco tem se pesquisado no ensino superior. Nesta linha, este artigo analisa a relação entre o aproveitamento acadêmico de alunos de graduação brasileiros e seu contexto socioeconômico. Foi feito estudo empírico baseado nos dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), obtendo-se evidências sobre as características que influenciam no desempenho dos alunos, tais como etnia, renda e tipo de instituição de ensino. Vale destacar o efeito compensador que parece existir entre a elevada escolaridade dos pais e a baixa renda familiar.The relationship between social group position and educational performance has been debated by sociologists since the second half of the twentieth century. In Brazil, in particular , a large volume of research on this subject focused on the basic education level has been produced, from analyses about performance achieved, verified by results of large-scale educational assessments, and socioeconomic characteristics of the students. However, from this perspective, little has been studied in higher education. In this paper, the objective is to analyze such relationship among undergraduate Brazilian students. Through statistical analyses, based on the “Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)”, we have obtained consistent evidences about the correspondence between the social characteristics of students, such as race and family income, and their performance in the college.2018-10-24T12:04:39Z2018-10-24T12:04:39Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, A. S. R. de et al. Indicadores educacionais no ensino superior brasileiro : possíveis articulações entre desempenho e características do alunado. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 23, n. 1, p. 157-177, mar. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/aval/v23n1/1982-5765-aval-23-01-00157.pdf>. Acesso em: 16 jun. 2018.14144077http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10428Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: o próprio artigoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Anandra Santos Ribeiro deSilva, Ivair Ramosporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2018-10-24T12:04:39Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/10428Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332018-10-24T12:04:39Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Indicadores educacionais no ensino superior brasileiro : possíveis articulações entre desempenho e características do alunado.
title Indicadores educacionais no ensino superior brasileiro : possíveis articulações entre desempenho e características do alunado.
spellingShingle Indicadores educacionais no ensino superior brasileiro : possíveis articulações entre desempenho e características do alunado.
Oliveira, Anandra Santos Ribeiro de
Social stratification
Estratificação social
Desempenho acadêmico
Academic performance
title_short Indicadores educacionais no ensino superior brasileiro : possíveis articulações entre desempenho e características do alunado.
title_full Indicadores educacionais no ensino superior brasileiro : possíveis articulações entre desempenho e características do alunado.
title_fullStr Indicadores educacionais no ensino superior brasileiro : possíveis articulações entre desempenho e características do alunado.
title_full_unstemmed Indicadores educacionais no ensino superior brasileiro : possíveis articulações entre desempenho e características do alunado.
title_sort Indicadores educacionais no ensino superior brasileiro : possíveis articulações entre desempenho e características do alunado.
author Oliveira, Anandra Santos Ribeiro de
author_facet Oliveira, Anandra Santos Ribeiro de
Silva, Ivair Ramos
author_role author
author2 Silva, Ivair Ramos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Anandra Santos Ribeiro de
Silva, Ivair Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Social stratification
Estratificação social
Desempenho acadêmico
Academic performance
topic Social stratification
Estratificação social
Desempenho acadêmico
Academic performance
description A discussão sobre aproveitamento escolar e sua relação com a origem social é investigada pela sociologia da educação desde a segunda metade do século XX. No Brasil, em específico, vem se produzindo um grande volume de pesquisas sobre essa temática no nível da educação básica, a partir de análises que discutem desempenho alcançado, verificado por meio de resultados de avaliações educacionais de larga escala, e características socioeconômicas dos alunos. No entanto, sob essa perspectiva, pouco tem se pesquisado no ensino superior. Nesta linha, este artigo analisa a relação entre o aproveitamento acadêmico de alunos de graduação brasileiros e seu contexto socioeconômico. Foi feito estudo empírico baseado nos dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), obtendo-se evidências sobre as características que influenciam no desempenho dos alunos, tais como etnia, renda e tipo de instituição de ensino. Vale destacar o efeito compensador que parece existir entre a elevada escolaridade dos pais e a baixa renda familiar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-24T12:04:39Z
2018-10-24T12:04:39Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, A. S. R. de et al. Indicadores educacionais no ensino superior brasileiro : possíveis articulações entre desempenho e características do alunado. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 23, n. 1, p. 157-177, mar. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/aval/v23n1/1982-5765-aval-23-01-00157.pdf>. Acesso em: 16 jun. 2018.
14144077
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10428
identifier_str_mv OLIVEIRA, A. S. R. de et al. Indicadores educacionais no ensino superior brasileiro : possíveis articulações entre desempenho e características do alunado. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 23, n. 1, p. 157-177, mar. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/aval/v23n1/1982-5765-aval-23-01-00157.pdf>. Acesso em: 16 jun. 2018.
14144077
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002833269620736