Indicadores educacionais no ensino superior brasileiro : possíveis articulações entre desempenho e características do alunado.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10428 |
Resumo: | A discussão sobre aproveitamento escolar e sua relação com a origem social é investigada pela sociologia da educação desde a segunda metade do século XX. No Brasil, em específico, vem se produzindo um grande volume de pesquisas sobre essa temática no nível da educação básica, a partir de análises que discutem desempenho alcançado, verificado por meio de resultados de avaliações educacionais de larga escala, e características socioeconômicas dos alunos. No entanto, sob essa perspectiva, pouco tem se pesquisado no ensino superior. Nesta linha, este artigo analisa a relação entre o aproveitamento acadêmico de alunos de graduação brasileiros e seu contexto socioeconômico. Foi feito estudo empírico baseado nos dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), obtendo-se evidências sobre as características que influenciam no desempenho dos alunos, tais como etnia, renda e tipo de instituição de ensino. Vale destacar o efeito compensador que parece existir entre a elevada escolaridade dos pais e a baixa renda familiar. |
id |
UFOP_81a70641b0750cb7d49e27d88fca34e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/10428 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Indicadores educacionais no ensino superior brasileiro : possíveis articulações entre desempenho e características do alunado.Social stratificationEstratificação socialDesempenho acadêmicoAcademic performanceA discussão sobre aproveitamento escolar e sua relação com a origem social é investigada pela sociologia da educação desde a segunda metade do século XX. No Brasil, em específico, vem se produzindo um grande volume de pesquisas sobre essa temática no nível da educação básica, a partir de análises que discutem desempenho alcançado, verificado por meio de resultados de avaliações educacionais de larga escala, e características socioeconômicas dos alunos. No entanto, sob essa perspectiva, pouco tem se pesquisado no ensino superior. Nesta linha, este artigo analisa a relação entre o aproveitamento acadêmico de alunos de graduação brasileiros e seu contexto socioeconômico. Foi feito estudo empírico baseado nos dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), obtendo-se evidências sobre as características que influenciam no desempenho dos alunos, tais como etnia, renda e tipo de instituição de ensino. Vale destacar o efeito compensador que parece existir entre a elevada escolaridade dos pais e a baixa renda familiar.The relationship between social group position and educational performance has been debated by sociologists since the second half of the twentieth century. In Brazil, in particular , a large volume of research on this subject focused on the basic education level has been produced, from analyses about performance achieved, verified by results of large-scale educational assessments, and socioeconomic characteristics of the students. However, from this perspective, little has been studied in higher education. In this paper, the objective is to analyze such relationship among undergraduate Brazilian students. Through statistical analyses, based on the “Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)”, we have obtained consistent evidences about the correspondence between the social characteristics of students, such as race and family income, and their performance in the college.2018-10-24T12:04:39Z2018-10-24T12:04:39Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, A. S. R. de et al. Indicadores educacionais no ensino superior brasileiro : possíveis articulações entre desempenho e características do alunado. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 23, n. 1, p. 157-177, mar. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/aval/v23n1/1982-5765-aval-23-01-00157.pdf>. Acesso em: 16 jun. 2018.14144077http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10428Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: o próprio artigoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Anandra Santos Ribeiro deSilva, Ivair Ramosporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2018-10-24T12:04:39Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/10428Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332018-10-24T12:04:39Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indicadores educacionais no ensino superior brasileiro : possíveis articulações entre desempenho e características do alunado. |
title |
Indicadores educacionais no ensino superior brasileiro : possíveis articulações entre desempenho e características do alunado. |
spellingShingle |
Indicadores educacionais no ensino superior brasileiro : possíveis articulações entre desempenho e características do alunado. Oliveira, Anandra Santos Ribeiro de Social stratification Estratificação social Desempenho acadêmico Academic performance |
title_short |
Indicadores educacionais no ensino superior brasileiro : possíveis articulações entre desempenho e características do alunado. |
title_full |
Indicadores educacionais no ensino superior brasileiro : possíveis articulações entre desempenho e características do alunado. |
title_fullStr |
Indicadores educacionais no ensino superior brasileiro : possíveis articulações entre desempenho e características do alunado. |
title_full_unstemmed |
Indicadores educacionais no ensino superior brasileiro : possíveis articulações entre desempenho e características do alunado. |
title_sort |
Indicadores educacionais no ensino superior brasileiro : possíveis articulações entre desempenho e características do alunado. |
author |
Oliveira, Anandra Santos Ribeiro de |
author_facet |
Oliveira, Anandra Santos Ribeiro de Silva, Ivair Ramos |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Ivair Ramos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Anandra Santos Ribeiro de Silva, Ivair Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Social stratification Estratificação social Desempenho acadêmico Academic performance |
topic |
Social stratification Estratificação social Desempenho acadêmico Academic performance |
description |
A discussão sobre aproveitamento escolar e sua relação com a origem social é investigada pela sociologia da educação desde a segunda metade do século XX. No Brasil, em específico, vem se produzindo um grande volume de pesquisas sobre essa temática no nível da educação básica, a partir de análises que discutem desempenho alcançado, verificado por meio de resultados de avaliações educacionais de larga escala, e características socioeconômicas dos alunos. No entanto, sob essa perspectiva, pouco tem se pesquisado no ensino superior. Nesta linha, este artigo analisa a relação entre o aproveitamento acadêmico de alunos de graduação brasileiros e seu contexto socioeconômico. Foi feito estudo empírico baseado nos dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), obtendo-se evidências sobre as características que influenciam no desempenho dos alunos, tais como etnia, renda e tipo de instituição de ensino. Vale destacar o efeito compensador que parece existir entre a elevada escolaridade dos pais e a baixa renda familiar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-24T12:04:39Z 2018-10-24T12:04:39Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, A. S. R. de et al. Indicadores educacionais no ensino superior brasileiro : possíveis articulações entre desempenho e características do alunado. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 23, n. 1, p. 157-177, mar. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/aval/v23n1/1982-5765-aval-23-01-00157.pdf>. Acesso em: 16 jun. 2018. 14144077 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10428 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, A. S. R. de et al. Indicadores educacionais no ensino superior brasileiro : possíveis articulações entre desempenho e características do alunado. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 23, n. 1, p. 157-177, mar. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/aval/v23n1/1982-5765-aval-23-01-00157.pdf>. Acesso em: 16 jun. 2018. 14144077 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10428 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002833269620736 |