Currículo, interdisciplinaridade e contextualização na disciplina de matemática.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10402 |
Resumo: | Aqui se apresenta uma exploração do conceito de currículo e sua relação com metodologias de ensino relacionadas à interdicisplinaridade e a contextualização. O objetivo da pesquisa foi mostrar a possibilidade de realizar, em um curso do Ensino Médio Integrado ao Técnico, aulas pautadas num currículo que considere a importância da contextualização e da interdisciplinaridade no processo formativo do estudante, durante aulas da disciplina Matemática. Para isso foram realizadas entrevistas com docentes que atuavam nesse curso, aplicado um questionário aos estudantes e analisados os materiais didáticos. Observou-se que é possível a aplicação de um currículo interdisciplinar, envolvendo a Matemática e os diversos componentes curriculares, através de uma abordagem contextualizada. |
id |
UFOP_83b734a5a77b5a22390bc60ce927de3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/10402 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Currículo, interdisciplinaridade e contextualização na disciplina de matemática.Curriculum, interdisciplinary and contextualization in mathematics.Ensino médioEnsino integradoEnsino técnicoHigh schoolIntegrated teachingAqui se apresenta uma exploração do conceito de currículo e sua relação com metodologias de ensino relacionadas à interdicisplinaridade e a contextualização. O objetivo da pesquisa foi mostrar a possibilidade de realizar, em um curso do Ensino Médio Integrado ao Técnico, aulas pautadas num currículo que considere a importância da contextualização e da interdisciplinaridade no processo formativo do estudante, durante aulas da disciplina Matemática. Para isso foram realizadas entrevistas com docentes que atuavam nesse curso, aplicado um questionário aos estudantes e analisados os materiais didáticos. Observou-se que é possível a aplicação de um currículo interdisciplinar, envolvendo a Matemática e os diversos componentes curriculares, através de uma abordagem contextualizada.Here we present an exploration of the concept of curriculum and its relationship with teaching methodologies related to interdicisplinarity and contextualization. The objective of the research was to show the possibility of performing classes in a curriculum that considers the importance of contextualization and interdisciplinarity in the student 's training process, during classes in Mathematics. For this, interviews were conducted with teachers who worked in this course, applied a questionnaire to the students and analyzed the didactic materials. It was observed that it is possible to apply an interdisciplinary curriculum, involving Mathematics and the various curricular components, through a contextualized approach.2018-10-19T12:08:17Z2018-10-19T12:08:17Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, F. P. et al. Currículo, interdisciplinaridade e contextualização na disciplina de matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 99-118, 2017. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/33080>. Acesso em: 16 jun. 2018.19833156http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10402O periódico Educação Matemática Pesquisa permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais). Fonte: Educação Matemática Pesquisa <http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/about/submissions#copyrightNotice> Acesso em: 07 nov. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Fernanda PereiraNunes, Célia Maria FernandesViana, Marger da Conceição Venturaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2018-10-19T12:08:17Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/10402Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332018-10-19T12:08:17Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Currículo, interdisciplinaridade e contextualização na disciplina de matemática. Curriculum, interdisciplinary and contextualization in mathematics. |
title |
Currículo, interdisciplinaridade e contextualização na disciplina de matemática. |
spellingShingle |
Currículo, interdisciplinaridade e contextualização na disciplina de matemática. Santos, Fernanda Pereira Ensino médio Ensino integrado Ensino técnico High school Integrated teaching |
title_short |
Currículo, interdisciplinaridade e contextualização na disciplina de matemática. |
title_full |
Currículo, interdisciplinaridade e contextualização na disciplina de matemática. |
title_fullStr |
Currículo, interdisciplinaridade e contextualização na disciplina de matemática. |
title_full_unstemmed |
Currículo, interdisciplinaridade e contextualização na disciplina de matemática. |
title_sort |
Currículo, interdisciplinaridade e contextualização na disciplina de matemática. |
author |
Santos, Fernanda Pereira |
author_facet |
Santos, Fernanda Pereira Nunes, Célia Maria Fernandes Viana, Marger da Conceição Ventura |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Célia Maria Fernandes Viana, Marger da Conceição Ventura |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Fernanda Pereira Nunes, Célia Maria Fernandes Viana, Marger da Conceição Ventura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio Ensino integrado Ensino técnico High school Integrated teaching |
topic |
Ensino médio Ensino integrado Ensino técnico High school Integrated teaching |
description |
Aqui se apresenta uma exploração do conceito de currículo e sua relação com metodologias de ensino relacionadas à interdicisplinaridade e a contextualização. O objetivo da pesquisa foi mostrar a possibilidade de realizar, em um curso do Ensino Médio Integrado ao Técnico, aulas pautadas num currículo que considere a importância da contextualização e da interdisciplinaridade no processo formativo do estudante, durante aulas da disciplina Matemática. Para isso foram realizadas entrevistas com docentes que atuavam nesse curso, aplicado um questionário aos estudantes e analisados os materiais didáticos. Observou-se que é possível a aplicação de um currículo interdisciplinar, envolvendo a Matemática e os diversos componentes curriculares, através de uma abordagem contextualizada. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-10-19T12:08:17Z 2018-10-19T12:08:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, F. P. et al. Currículo, interdisciplinaridade e contextualização na disciplina de matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 99-118, 2017. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/33080>. Acesso em: 16 jun. 2018. 19833156 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10402 |
identifier_str_mv |
SANTOS, F. P. et al. Currículo, interdisciplinaridade e contextualização na disciplina de matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 99-118, 2017. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/33080>. Acesso em: 16 jun. 2018. 19833156 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10402 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002825813196800 |