Currículo, interdisciplinaridade e contextualização na disciplina de matemática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fernanda Pereira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nunes, Célia Maria Fernandes, Viana, Marger da Conceição Ventura
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10402
Resumo: Aqui se apresenta uma exploração do conceito de currículo e sua relação com metodologias de ensino relacionadas à interdicisplinaridade e a contextualização. O objetivo da pesquisa foi mostrar a possibilidade de realizar, em um curso do Ensino Médio Integrado ao Técnico, aulas pautadas num currículo que considere a importância da contextualização e da interdisciplinaridade no processo formativo do estudante, durante aulas da disciplina Matemática. Para isso foram realizadas entrevistas com docentes que atuavam nesse curso, aplicado um questionário aos estudantes e analisados os materiais didáticos. Observou-se que é possível a aplicação de um currículo interdisciplinar, envolvendo a Matemática e os diversos componentes curriculares, através de uma abordagem contextualizada.
id UFOP_83b734a5a77b5a22390bc60ce927de3d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/10402
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Currículo, interdisciplinaridade e contextualização na disciplina de matemática.Curriculum, interdisciplinary and contextualization in mathematics.Ensino médioEnsino integradoEnsino técnicoHigh schoolIntegrated teachingAqui se apresenta uma exploração do conceito de currículo e sua relação com metodologias de ensino relacionadas à interdicisplinaridade e a contextualização. O objetivo da pesquisa foi mostrar a possibilidade de realizar, em um curso do Ensino Médio Integrado ao Técnico, aulas pautadas num currículo que considere a importância da contextualização e da interdisciplinaridade no processo formativo do estudante, durante aulas da disciplina Matemática. Para isso foram realizadas entrevistas com docentes que atuavam nesse curso, aplicado um questionário aos estudantes e analisados os materiais didáticos. Observou-se que é possível a aplicação de um currículo interdisciplinar, envolvendo a Matemática e os diversos componentes curriculares, através de uma abordagem contextualizada.Here we present an exploration of the concept of curriculum and its relationship with teaching methodologies related to interdicisplinarity and contextualization. The objective of the research was to show the possibility of performing classes in a curriculum that considers the importance of contextualization and interdisciplinarity in the student 's training process, during classes in Mathematics. For this, interviews were conducted with teachers who worked in this course, applied a questionnaire to the students and analyzed the didactic materials. It was observed that it is possible to apply an interdisciplinary curriculum, involving Mathematics and the various curricular components, through a contextualized approach.2018-10-19T12:08:17Z2018-10-19T12:08:17Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, F. P. et al. Currículo, interdisciplinaridade e contextualização na disciplina de matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 99-118, 2017. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/33080>. Acesso em: 16 jun. 2018.19833156http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10402O periódico Educação Matemática Pesquisa permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais). Fonte: Educação Matemática Pesquisa <http://revistas.pucsp.br/index.php/emp/about/submissions#copyrightNotice> Acesso em: 07 nov. 2016.info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Fernanda PereiraNunes, Célia Maria FernandesViana, Marger da Conceição Venturaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2018-10-19T12:08:17Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/10402Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332018-10-19T12:08:17Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo, interdisciplinaridade e contextualização na disciplina de matemática.
Curriculum, interdisciplinary and contextualization in mathematics.
title Currículo, interdisciplinaridade e contextualização na disciplina de matemática.
spellingShingle Currículo, interdisciplinaridade e contextualização na disciplina de matemática.
Santos, Fernanda Pereira
Ensino médio
Ensino integrado
Ensino técnico
High school
Integrated teaching
title_short Currículo, interdisciplinaridade e contextualização na disciplina de matemática.
title_full Currículo, interdisciplinaridade e contextualização na disciplina de matemática.
title_fullStr Currículo, interdisciplinaridade e contextualização na disciplina de matemática.
title_full_unstemmed Currículo, interdisciplinaridade e contextualização na disciplina de matemática.
title_sort Currículo, interdisciplinaridade e contextualização na disciplina de matemática.
author Santos, Fernanda Pereira
author_facet Santos, Fernanda Pereira
Nunes, Célia Maria Fernandes
Viana, Marger da Conceição Ventura
author_role author
author2 Nunes, Célia Maria Fernandes
Viana, Marger da Conceição Ventura
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Fernanda Pereira
Nunes, Célia Maria Fernandes
Viana, Marger da Conceição Ventura
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio
Ensino integrado
Ensino técnico
High school
Integrated teaching
topic Ensino médio
Ensino integrado
Ensino técnico
High school
Integrated teaching
description Aqui se apresenta uma exploração do conceito de currículo e sua relação com metodologias de ensino relacionadas à interdicisplinaridade e a contextualização. O objetivo da pesquisa foi mostrar a possibilidade de realizar, em um curso do Ensino Médio Integrado ao Técnico, aulas pautadas num currículo que considere a importância da contextualização e da interdisciplinaridade no processo formativo do estudante, durante aulas da disciplina Matemática. Para isso foram realizadas entrevistas com docentes que atuavam nesse curso, aplicado um questionário aos estudantes e analisados os materiais didáticos. Observou-se que é possível a aplicação de um currículo interdisciplinar, envolvendo a Matemática e os diversos componentes curriculares, através de uma abordagem contextualizada.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-10-19T12:08:17Z
2018-10-19T12:08:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, F. P. et al. Currículo, interdisciplinaridade e contextualização na disciplina de matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 99-118, 2017. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/33080>. Acesso em: 16 jun. 2018.
19833156
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10402
identifier_str_mv SANTOS, F. P. et al. Currículo, interdisciplinaridade e contextualização na disciplina de matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 99-118, 2017. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/33080>. Acesso em: 16 jun. 2018.
19833156
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/10402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002825813196800