Currículo em disputa : o debate sobre o ensino religioso em escolas públicas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Fernanda Batista Moreira de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Erisvaldo Pereira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16241
Resumo: Em escolas públicas, a disciplina Ensino Religioso constitui uma área de tensões e disputas nos campos jurídico e teórico. No entendimento deste trabalho, as pesquisas no campo da Educação são relevantes nesse debate, pois elas não só descrevem e analisam dados e objetos, como também os constroem. Assim, como objeto de pesquisa, o Ensino Religioso e seu currículo são construídos pelos discursos do campo teórico. O objetivo deste trabalho foi identificar, a partir da noção regimes de verdade proposto por Michel Foucault, de que modo os discursos utilizados nas pesquisas dos Programas de Pós-graduação em Educação, desde 1997 até 2016, constroem o Ensino Religioso e seu currículo. Compreende-se que os diferentes discursos presentes nas pesquisas analisadas estabelecem uma disputa no campo teórico acerca dessa disciplina.
id UFOP_867bbab33b6e10569b856c36034cd318
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/16241
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Currículo em disputa : o debate sobre o ensino religioso em escolas públicas.Disputed curriculum : the debate on religious education in public education.Regimes de verdadeEstado laicoEm escolas públicas, a disciplina Ensino Religioso constitui uma área de tensões e disputas nos campos jurídico e teórico. No entendimento deste trabalho, as pesquisas no campo da Educação são relevantes nesse debate, pois elas não só descrevem e analisam dados e objetos, como também os constroem. Assim, como objeto de pesquisa, o Ensino Religioso e seu currículo são construídos pelos discursos do campo teórico. O objetivo deste trabalho foi identificar, a partir da noção regimes de verdade proposto por Michel Foucault, de que modo os discursos utilizados nas pesquisas dos Programas de Pós-graduação em Educação, desde 1997 até 2016, constroem o Ensino Religioso e seu currículo. Compreende-se que os diferentes discursos presentes nas pesquisas analisadas estabelecem uma disputa no campo teórico acerca dessa disciplina.In public education, the Religious Education discipline constitutes an area of tension and disputes in the legal and theoretical fields. In the understanding of this work, researches in the field of Education are relevant in this debate, as they not only describe and analyze data and objects, but also build them. Thus, as a research object, Religious Education and its curriculum are constructed by discourses from the theoretical field. The objective of this work was to identify, from the concept of Regimes of Truth proposed by Michel Foucault, how the discourses used in the researches of the Graduate Programs in Education, from 1997 to 2016, build Religious Education and its curriculum. It is understood that the different discourses present in the analyzed research establish a dispute in the theoretical field about this discipline.2023-02-24T19:26:13Z2023-02-24T19:26:13Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfANDRADE, F. B. M. de; SANTOS, E. P. dos. Currículo em disputa : o debate sobre o ensino religioso em escolas públicas. Revista Teias, v. 22, out./dez. 2021. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/62018>. Acesso em: 06 jul. 2022.1982-0305http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16241O periódico Revista Teias permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2083>. Acesso em: 25 maio 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Fernanda Batista Moreira deSantos, Erisvaldo Pereira dosporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-02-24T19:26:22Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/16241Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-02-24T19:26:22Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Currículo em disputa : o debate sobre o ensino religioso em escolas públicas.
Disputed curriculum : the debate on religious education in public education.
title Currículo em disputa : o debate sobre o ensino religioso em escolas públicas.
spellingShingle Currículo em disputa : o debate sobre o ensino religioso em escolas públicas.
Andrade, Fernanda Batista Moreira de
Regimes de verdade
Estado laico
title_short Currículo em disputa : o debate sobre o ensino religioso em escolas públicas.
title_full Currículo em disputa : o debate sobre o ensino religioso em escolas públicas.
title_fullStr Currículo em disputa : o debate sobre o ensino religioso em escolas públicas.
title_full_unstemmed Currículo em disputa : o debate sobre o ensino religioso em escolas públicas.
title_sort Currículo em disputa : o debate sobre o ensino religioso em escolas públicas.
author Andrade, Fernanda Batista Moreira de
author_facet Andrade, Fernanda Batista Moreira de
Santos, Erisvaldo Pereira dos
author_role author
author2 Santos, Erisvaldo Pereira dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Fernanda Batista Moreira de
Santos, Erisvaldo Pereira dos
dc.subject.por.fl_str_mv Regimes de verdade
Estado laico
topic Regimes de verdade
Estado laico
description Em escolas públicas, a disciplina Ensino Religioso constitui uma área de tensões e disputas nos campos jurídico e teórico. No entendimento deste trabalho, as pesquisas no campo da Educação são relevantes nesse debate, pois elas não só descrevem e analisam dados e objetos, como também os constroem. Assim, como objeto de pesquisa, o Ensino Religioso e seu currículo são construídos pelos discursos do campo teórico. O objetivo deste trabalho foi identificar, a partir da noção regimes de verdade proposto por Michel Foucault, de que modo os discursos utilizados nas pesquisas dos Programas de Pós-graduação em Educação, desde 1997 até 2016, constroem o Ensino Religioso e seu currículo. Compreende-se que os diferentes discursos presentes nas pesquisas analisadas estabelecem uma disputa no campo teórico acerca dessa disciplina.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-02-24T19:26:13Z
2023-02-24T19:26:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRADE, F. B. M. de; SANTOS, E. P. dos. Currículo em disputa : o debate sobre o ensino religioso em escolas públicas. Revista Teias, v. 22, out./dez. 2021. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/62018>. Acesso em: 06 jul. 2022.
1982-0305
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16241
identifier_str_mv ANDRADE, F. B. M. de; SANTOS, E. P. dos. Currículo em disputa : o debate sobre o ensino religioso em escolas públicas. Revista Teias, v. 22, out./dez. 2021. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/62018>. Acesso em: 06 jul. 2022.
1982-0305
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002817396277248