A difícil transição : a participação da família na escolha profissional de jovens egressos do Ensino Médio.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9510 http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n47.p173-186 |
Resumo: | O final do Ensino Médio é um período de difícil transição para a vida adulta. Com o intuito de compreender como diferentes esferas de socialização influem nessa fase crucial de decisão e planejamento perante o futuro, foram selecionados para esta pesquisa alunos de quatro escolas públicas de Minas Gerais, duas delas localizadas em Belo Horizonte e outras duas em Mariana. A metodologia selecionada foi a qualitativa, e as técnicas utilizadas foram o questionário e a entrevista. O questionário visou identificar as tendências e fazer um panorama descritivo dos jovens egressos e suas famílias. As entrevistas contribuíram para uma análise da realidade cotidiana e das transmissões intergeracionais entre avós, pais e jovens. Assim, essa pesquisa discute como as diferentes gerações presentes em um mesmo espaço doméstico enfrentam o ingresso no mercado de trabalho, como constroem suas estratégias e planos frente ao futuro e como se relacionam com outras esferas de socialização do jovem. |
id |
UFOP_88950ad24e9aae39cf775452c85622b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/9510 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
A difícil transição : a participação da família na escolha profissional de jovens egressos do Ensino Médio.JuventudeEscolha profissionalTransmissão geracionalEnsino médioO final do Ensino Médio é um período de difícil transição para a vida adulta. Com o intuito de compreender como diferentes esferas de socialização influem nessa fase crucial de decisão e planejamento perante o futuro, foram selecionados para esta pesquisa alunos de quatro escolas públicas de Minas Gerais, duas delas localizadas em Belo Horizonte e outras duas em Mariana. A metodologia selecionada foi a qualitativa, e as técnicas utilizadas foram o questionário e a entrevista. O questionário visou identificar as tendências e fazer um panorama descritivo dos jovens egressos e suas famílias. As entrevistas contribuíram para uma análise da realidade cotidiana e das transmissões intergeracionais entre avós, pais e jovens. Assim, essa pesquisa discute como as diferentes gerações presentes em um mesmo espaço doméstico enfrentam o ingresso no mercado de trabalho, como constroem suas estratégias e planos frente ao futuro e como se relacionam com outras esferas de socialização do jovem.The end of high school is a time of difficult transition to adulthood. In order to understand how different spheres of socialization influence in this crucial phase of decision making and planning towards the future, for this research we selected students other two in Mariana. The selected methodology was qualitative and the techniques used were questionnaire and interview. The questionnaire aimed to identify trends and make a descriptive outlook of young graduates and their families. The interviews contributed to an analysis of everyday reality and intergenerational transfers between grandparents, parents and young people. Thus, this research discusses how different generations present in the same domestic space facing the entrance in the labor market, as they build their strategies and plans to the future, and how they relate to other spheres of socialization.2018-02-09T12:14:09Z2018-02-09T12:14:09Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCOUTRIM, R. M. da E.; CUNHA, M. A. de A.; MATOS, D. A. S. A difícil transição: a participação da família na escolha profissional de jovens egressos do Ensino Médio. Revista da FAEEBA, v. 25, n. 47, p. 173-186, 2016. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4614>. Acesso em: 16 jan. 2018.2358-0194http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9510http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n47.p173-186O periódico Revista da FAEEBA permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/335>. Acesso em: 11 mar. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessCoutrim, Rosa Maria da ExaltaçãoCunha, Maria Amália de AlmeidaMatos, Daniel Abud Seabraporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-11T00:05:23Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/9510Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-11T00:05:23Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A difícil transição : a participação da família na escolha profissional de jovens egressos do Ensino Médio. |
title |
A difícil transição : a participação da família na escolha profissional de jovens egressos do Ensino Médio. |
spellingShingle |
A difícil transição : a participação da família na escolha profissional de jovens egressos do Ensino Médio. Coutrim, Rosa Maria da Exaltação Juventude Escolha profissional Transmissão geracional Ensino médio |
title_short |
A difícil transição : a participação da família na escolha profissional de jovens egressos do Ensino Médio. |
title_full |
A difícil transição : a participação da família na escolha profissional de jovens egressos do Ensino Médio. |
title_fullStr |
A difícil transição : a participação da família na escolha profissional de jovens egressos do Ensino Médio. |
title_full_unstemmed |
A difícil transição : a participação da família na escolha profissional de jovens egressos do Ensino Médio. |
title_sort |
A difícil transição : a participação da família na escolha profissional de jovens egressos do Ensino Médio. |
author |
Coutrim, Rosa Maria da Exaltação |
author_facet |
Coutrim, Rosa Maria da Exaltação Cunha, Maria Amália de Almeida Matos, Daniel Abud Seabra |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Maria Amália de Almeida Matos, Daniel Abud Seabra |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coutrim, Rosa Maria da Exaltação Cunha, Maria Amália de Almeida Matos, Daniel Abud Seabra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Juventude Escolha profissional Transmissão geracional Ensino médio |
topic |
Juventude Escolha profissional Transmissão geracional Ensino médio |
description |
O final do Ensino Médio é um período de difícil transição para a vida adulta. Com o intuito de compreender como diferentes esferas de socialização influem nessa fase crucial de decisão e planejamento perante o futuro, foram selecionados para esta pesquisa alunos de quatro escolas públicas de Minas Gerais, duas delas localizadas em Belo Horizonte e outras duas em Mariana. A metodologia selecionada foi a qualitativa, e as técnicas utilizadas foram o questionário e a entrevista. O questionário visou identificar as tendências e fazer um panorama descritivo dos jovens egressos e suas famílias. As entrevistas contribuíram para uma análise da realidade cotidiana e das transmissões intergeracionais entre avós, pais e jovens. Assim, essa pesquisa discute como as diferentes gerações presentes em um mesmo espaço doméstico enfrentam o ingresso no mercado de trabalho, como constroem suas estratégias e planos frente ao futuro e como se relacionam com outras esferas de socialização do jovem. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2018-02-09T12:14:09Z 2018-02-09T12:14:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
COUTRIM, R. M. da E.; CUNHA, M. A. de A.; MATOS, D. A. S. A difícil transição: a participação da família na escolha profissional de jovens egressos do Ensino Médio. Revista da FAEEBA, v. 25, n. 47, p. 173-186, 2016. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4614>. Acesso em: 16 jan. 2018. 2358-0194 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9510 http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n47.p173-186 |
identifier_str_mv |
COUTRIM, R. M. da E.; CUNHA, M. A. de A.; MATOS, D. A. S. A difícil transição: a participação da família na escolha profissional de jovens egressos do Ensino Médio. Revista da FAEEBA, v. 25, n. 47, p. 173-186, 2016. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4614>. Acesso em: 16 jan. 2018. 2358-0194 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9510 http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n47.p173-186 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1823329442219425792 |