A difícil transição : a participação da família na escolha profissional de jovens egressos do Ensino Médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cunha, Maria Amália de Almeida, Matos, Daniel Abud Seabra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9510
http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n47.p173-186
Resumo: O final do Ensino Médio é um período de difícil transição para a vida adulta. Com o intuito de compreender como diferentes esferas de socialização influem nessa fase crucial de decisão e planejamento perante o futuro, foram selecionados para esta pesquisa alunos de quatro escolas públicas de Minas Gerais, duas delas localizadas em Belo Horizonte e outras duas em Mariana. A metodologia selecionada foi a qualitativa, e as técnicas utilizadas foram o questionário e a entrevista. O questionário visou identificar as tendências e fazer um panorama descritivo dos jovens egressos e suas famílias. As entrevistas contribuíram para uma análise da realidade cotidiana e das transmissões intergeracionais entre avós, pais e jovens. Assim, essa pesquisa discute como as diferentes gerações presentes em um mesmo espaço doméstico enfrentam o ingresso no mercado de trabalho, como constroem suas estratégias e planos frente ao futuro e como se relacionam com outras esferas de socialização do jovem.
id UFOP_88950ad24e9aae39cf775452c85622b0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/9510
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling A difícil transição : a participação da família na escolha profissional de jovens egressos do Ensino Médio.JuventudeEscolha profissionalTransmissão geracionalEnsino médioO final do Ensino Médio é um período de difícil transição para a vida adulta. Com o intuito de compreender como diferentes esferas de socialização influem nessa fase crucial de decisão e planejamento perante o futuro, foram selecionados para esta pesquisa alunos de quatro escolas públicas de Minas Gerais, duas delas localizadas em Belo Horizonte e outras duas em Mariana. A metodologia selecionada foi a qualitativa, e as técnicas utilizadas foram o questionário e a entrevista. O questionário visou identificar as tendências e fazer um panorama descritivo dos jovens egressos e suas famílias. As entrevistas contribuíram para uma análise da realidade cotidiana e das transmissões intergeracionais entre avós, pais e jovens. Assim, essa pesquisa discute como as diferentes gerações presentes em um mesmo espaço doméstico enfrentam o ingresso no mercado de trabalho, como constroem suas estratégias e planos frente ao futuro e como se relacionam com outras esferas de socialização do jovem.The end of high school is a time of difficult transition to adulthood. In order to understand how different spheres of socialization influence in this crucial phase of decision making and planning towards the future, for this research we selected students other two in Mariana. The selected methodology was qualitative and the techniques used were questionnaire and interview. The questionnaire aimed to identify trends and make a descriptive outlook of young graduates and their families. The interviews contributed to an analysis of everyday reality and intergenerational transfers between grandparents, parents and young people. Thus, this research discusses how different generations present in the same domestic space facing the entrance in the labor market, as they build their strategies and plans to the future, and how they relate to other spheres of socialization.2018-02-09T12:14:09Z2018-02-09T12:14:09Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCOUTRIM, R. M. da E.; CUNHA, M. A. de A.; MATOS, D. A. S. A difícil transição: a participação da família na escolha profissional de jovens egressos do Ensino Médio. Revista da FAEEBA, v. 25, n. 47, p. 173-186, 2016. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4614>. Acesso em: 16 jan. 2018.2358-0194http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9510http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n47.p173-186O periódico Revista da FAEEBA permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/335>. Acesso em: 11 mar. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessCoutrim, Rosa Maria da ExaltaçãoCunha, Maria Amália de AlmeidaMatos, Daniel Abud Seabraporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-11T00:05:23Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/9510Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-11T00:05:23Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv A difícil transição : a participação da família na escolha profissional de jovens egressos do Ensino Médio.
title A difícil transição : a participação da família na escolha profissional de jovens egressos do Ensino Médio.
spellingShingle A difícil transição : a participação da família na escolha profissional de jovens egressos do Ensino Médio.
Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Juventude
Escolha profissional
Transmissão geracional
Ensino médio
title_short A difícil transição : a participação da família na escolha profissional de jovens egressos do Ensino Médio.
title_full A difícil transição : a participação da família na escolha profissional de jovens egressos do Ensino Médio.
title_fullStr A difícil transição : a participação da família na escolha profissional de jovens egressos do Ensino Médio.
title_full_unstemmed A difícil transição : a participação da família na escolha profissional de jovens egressos do Ensino Médio.
title_sort A difícil transição : a participação da família na escolha profissional de jovens egressos do Ensino Médio.
author Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
author_facet Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Cunha, Maria Amália de Almeida
Matos, Daniel Abud Seabra
author_role author
author2 Cunha, Maria Amália de Almeida
Matos, Daniel Abud Seabra
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Cunha, Maria Amália de Almeida
Matos, Daniel Abud Seabra
dc.subject.por.fl_str_mv Juventude
Escolha profissional
Transmissão geracional
Ensino médio
topic Juventude
Escolha profissional
Transmissão geracional
Ensino médio
description O final do Ensino Médio é um período de difícil transição para a vida adulta. Com o intuito de compreender como diferentes esferas de socialização influem nessa fase crucial de decisão e planejamento perante o futuro, foram selecionados para esta pesquisa alunos de quatro escolas públicas de Minas Gerais, duas delas localizadas em Belo Horizonte e outras duas em Mariana. A metodologia selecionada foi a qualitativa, e as técnicas utilizadas foram o questionário e a entrevista. O questionário visou identificar as tendências e fazer um panorama descritivo dos jovens egressos e suas famílias. As entrevistas contribuíram para uma análise da realidade cotidiana e das transmissões intergeracionais entre avós, pais e jovens. Assim, essa pesquisa discute como as diferentes gerações presentes em um mesmo espaço doméstico enfrentam o ingresso no mercado de trabalho, como constroem suas estratégias e planos frente ao futuro e como se relacionam com outras esferas de socialização do jovem.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-02-09T12:14:09Z
2018-02-09T12:14:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv COUTRIM, R. M. da E.; CUNHA, M. A. de A.; MATOS, D. A. S. A difícil transição: a participação da família na escolha profissional de jovens egressos do Ensino Médio. Revista da FAEEBA, v. 25, n. 47, p. 173-186, 2016. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4614>. Acesso em: 16 jan. 2018.
2358-0194
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9510
http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n47.p173-186
identifier_str_mv COUTRIM, R. M. da E.; CUNHA, M. A. de A.; MATOS, D. A. S. A difícil transição: a participação da família na escolha profissional de jovens egressos do Ensino Médio. Revista da FAEEBA, v. 25, n. 47, p. 173-186, 2016. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4614>. Acesso em: 16 jan. 2018.
2358-0194
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9510
http://dx.doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n47.p173-186
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1823329442219425792