Propondo um currículo trivium para a educação financeira fundamentado no programa etnomatemática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raimundi, Marcos Paulo Vieira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
dARK ID: ark:/61566/0013000008bpp
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11725
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_8ab450ea753c57653b5476d05901e1e6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/11725
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Propondo um currículo trivium para a educação financeira fundamentado no programa etnomatemática.EtnomatemáticaEducação financeiraMatemática - estudo e ensinoCidadaniaPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.Essa pesquisa foi conduzida em uma escola pública estadual localizada em um município da região da Zona da Mata, no Estado de Minas Gerais, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de conteúdos da Educação Financeira com fundamentação na perspectiva Etnomatemática e no Currículo Trivium. A problemática desse estudo está relacionada com a seguinte questão de investigação: Como a proposição do currículo trivium, fundamentado no Programa Etnomatemática, pode contribuir para o desenvolvimento da Educação Financeira de alunos do terceiro ano do Ensino Médio? Assim, para a coleta de dados foram utilizados dois questionários, as anotações do diário de campo do professor-pesquisador, três blocos de atividades propostas no registro documental e uma atividade final. Esses dados foram analisados e interpretados no decorrer da pesquisa de acordo com o referencial teórico embasado na Etnomatemática, na Educação Financeira, no Currículo Trivium e, também, com a utilização dos pressupostos metodológicos da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory). Posteriormente, os dados brutos que compuseram a amostragem teórica foram codificados por meio das codificações aberta e axial, que possibilitaram a elaboração das categorias conceituais que propiciaram a interpretação dos resultados obtidos nesse estudo por meio da categorização dos códigos preliminares previamente determinados. Esses resultados mostram que as atividades propostas em sala de aula estavam relacionadas com o desenvolvimento da literacia, da materacia e da tecnoracia dos participantes desse estudo, possibilitando que as situações-problema cotidianas trabalhadas em sala de aula fossem solucionadas com a aplicação dos instrumentos comunicativos, analíticos, materiais e tecnológicos, que propiciaram o desenvolvimento da reflexão crítica sobre os fenômenos presentes na vida diária. Essa ação pedagógica contribuiu para que os participantes compreendessem os fundamentos financeiros subjacentes às práticas cotidianas, como, por exemplo, a capacidade de leitura e interpretação de juros simples e compostos em financiamentos, das promoções, das propagandas e das Black Fridays, que foram contextualizadas na elaboração das atividades do trabalho de campo conduzido nesse estudo.This research was conducted in a state public school located in a municipality in the Zona da Mata region, in the State of Minas Gerais, which aims to contribute to the development of contents of financial education grounded on an ethnomathematical perspective and the Trivium Curriculum. The statement of the problem of this study is related to the following research question: How can the proposition of the Trivium Curriculum based on the ethnomathematics program contribute to the development of the financial education of students enrolled in the third-year high school? Thus, for data collection the researcher used two questionnaires, notes gleaned from the teacher-researcher's field diary, three blocks of activities proposed in the documentary record and one final activity. These data were analyzed and interpreted during the conduction of this research according to the theoretical framework based on ethnomathematics, financial education, trivium curriculum and also by using the methodological assumptions of Grounded Theory. Subsequently, the raw data that composed the theoretical sampling of this study were codified by means of the open and axial coding, which enabled the elaboration of the conceptual categories that allowed the interpretation of the results obtained in this study by means of the categorization of the preliminary codes that were previously determined. The results of this research show that the activities proposed in the classroom were related to the development of the literacy, the materacy, and technoracy of the participants of this study, which made possible daily problem-situations worked-on in the classroom that were solved with the application of the communicative, analytical, material, and technological instruments, which propitiated the development of critical reflection on the phenomena present in daily life. The pedagogical action as outlined in this work, contributed to the participants' understanding of the financial fundamentals that are common to underlying daily practices, such as the ability to read and interpret simple and compound interests in financing, promotions, advertisements, and Black Friday, which were contextualized in the elaboration of the fieldwork activities conducted in this study.Rosa, MiltonRosa, MiltonCoutinho, Cileda de Queiroz e SilvaOrey, Daniel ClarkRaimundi, Marcos Paulo Vieira2019-09-16T16:47:47Z2019-09-16T16:47:47Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfRAIMUNDI, Marcos Paulo Vieira. Propondo um currículo trivium para a educação financeira fundamentado no programa etnomatemática. 2019. 251 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11725ark:/61566/0013000008bppAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 05/09/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T19:41:10Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/11725Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T19:41:10Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Propondo um currículo trivium para a educação financeira fundamentado no programa etnomatemática.
title Propondo um currículo trivium para a educação financeira fundamentado no programa etnomatemática.
spellingShingle Propondo um currículo trivium para a educação financeira fundamentado no programa etnomatemática.
Raimundi, Marcos Paulo Vieira
Etnomatemática
Educação financeira
Matemática - estudo e ensino
Cidadania
title_short Propondo um currículo trivium para a educação financeira fundamentado no programa etnomatemática.
title_full Propondo um currículo trivium para a educação financeira fundamentado no programa etnomatemática.
title_fullStr Propondo um currículo trivium para a educação financeira fundamentado no programa etnomatemática.
title_full_unstemmed Propondo um currículo trivium para a educação financeira fundamentado no programa etnomatemática.
title_sort Propondo um currículo trivium para a educação financeira fundamentado no programa etnomatemática.
author Raimundi, Marcos Paulo Vieira
author_facet Raimundi, Marcos Paulo Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosa, Milton
Rosa, Milton
Coutinho, Cileda de Queiroz e Silva
Orey, Daniel Clark
dc.contributor.author.fl_str_mv Raimundi, Marcos Paulo Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Etnomatemática
Educação financeira
Matemática - estudo e ensino
Cidadania
topic Etnomatemática
Educação financeira
Matemática - estudo e ensino
Cidadania
description Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-16T16:47:47Z
2019-09-16T16:47:47Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RAIMUNDI, Marcos Paulo Vieira. Propondo um currículo trivium para a educação financeira fundamentado no programa etnomatemática. 2019. 251 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11725
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/61566/0013000008bpp
identifier_str_mv RAIMUNDI, Marcos Paulo Vieira. Propondo um currículo trivium para a educação financeira fundamentado no programa etnomatemática. 2019. 251 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
ark:/61566/0013000008bpp
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1817705775499313152