Validação de instrumento de registro do atendimento clínico centrado na pessoa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Bruna Carvalho Costa
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Soares, Taciana de Figueiredo, Toledo Júnior, Antonio Carlos, Souza, Nathan Mendes, Faria, Rosa Malena Delbone de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6652
http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v39n2e00862014
Resumo: Diante do desafio de formar médicos para o século XXI, em que se pretende uma abordagem integral da pessoa, incluindo seus sentimentos e o contexto que a cerca, este trabalho teve como objetivo validar, para a realidade de uma cidade brasileira, um modelo de registro de atendimento clínico centrado na pessoa, com base numa proposta reconhecida internacionalmente. O documento resultante representa um instrumento que poderá facilitar o aprendizado e a adesão do estudante de Medicina ao método clínico centrado na pessoa, por se tratar de uma sistematização do roteiro para o registro da consulta médica, guiando a entrevista no formato centrado na pessoa. Os autores acreditam que a utilização deste roteiro de registro contribuirá de forma relevante para que os estudantes de Medicina, iniciantes no ofício e mais dependentes de guias de registro, desenvolvam de forma plena, em cenários simulados e reais, as habilidades necessárias ao atendi¬mento clínico centrado na pessoa.
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spelling Validação de instrumento de registro do atendimento clínico centrado na pessoa.Validation of a patient - centered instrument of medical appointment recording.Estudos de validaçãoRegistro médico coordenadoAssistência centrada no pacienteEducação médicaDiante do desafio de formar médicos para o século XXI, em que se pretende uma abordagem integral da pessoa, incluindo seus sentimentos e o contexto que a cerca, este trabalho teve como objetivo validar, para a realidade de uma cidade brasileira, um modelo de registro de atendimento clínico centrado na pessoa, com base numa proposta reconhecida internacionalmente. O documento resultante representa um instrumento que poderá facilitar o aprendizado e a adesão do estudante de Medicina ao método clínico centrado na pessoa, por se tratar de uma sistematização do roteiro para o registro da consulta médica, guiando a entrevista no formato centrado na pessoa. Os autores acreditam que a utilização deste roteiro de registro contribuirá de forma relevante para que os estudantes de Medicina, iniciantes no ofício e mais dependentes de guias de registro, desenvolvam de forma plena, em cenários simulados e reais, as habilidades necessárias ao atendi¬mento clínico centrado na pessoa.Given the challenge of preparing doctors for the 21st century, striving for a comprehensive approach to the patient, her feelings, background and situation, the aim of this study was to validate a patient¬-centered care recording model, in view of the reality of a Brazilian city. Following a literature review, Donnelly’s model was selected and the validation was performed according to Malhotra’s method. The resulting recording model represents an instrument that intends to contribute toward improving health care in Brazil and, therefore, enhancing the clinical outcome of the person under care. This could help the learning process and students’ adherence to the patient-centered clinical method due to the documents which clarify and organize the framework for registering the medical appointment and guide the interview towards a patient-centered format. Since medical students and beginner physicians usually depend on recording guides, the authors believe that the use of this recording guide will contribute greatly to the full development of new professionals and their essential skills in patient-centered medical care.2016-07-28T18:43:38Z2016-07-28T18:43:38Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFRANÇA, B. C. C. et al. Validação de instrumento de registro do atendimento clínico centrado na pessoa. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 39, p. 233-239, 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbem/v39n2/1981-5271-rbem-39-2-0233.pdf>. Acesso em: 16 jun. 2016.1981-5271http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6652http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v39n2e00862014Todo o conteúdo do periódico Revista Brasileira de Educação Médica, exceto onde identificado, está sob uma licença Creative Commons que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho em qualquer suporte ou formato desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais. Fonte: Revista Brasileira de Educação Médica <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0100-5502&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 19 ago. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessFrança, Bruna Carvalho CostaSoares, Taciana de FigueiredoToledo Júnior, Antonio CarlosSouza, Nathan MendesFaria, Rosa Malena Delbone deporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-11T02:45:43Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/6652Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-11T02:45:43Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
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