Construção e interpretação de gráficos com o uso de softwares no ensino de cálculo : trabalhando com imagens conceituais relacionadas a derivadas de funções reais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricaldoni, Márcio Augusto Gama
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3563
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_8c290081586d0e15d01e08b99c94493a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/3563
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Construção e interpretação de gráficos com o uso de softwares no ensino de cálculo : trabalhando com imagens conceituais relacionadas a derivadas de funções reais.CálculoSoftware de aplicaçãoMatemática - aplicações educacionaisPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.O presente trabalho objetiva discutir as contribuições da realização de atividades exploratórias com a utilização do software GeoGebra para a formação de imagens conceituais relacionadas a diversos conteúdos e aplicações de derivadas de funções reais, nos processos de ensino e aprendizagem de Cálculo I. O trabalho fundamentou-se teoricamente em reflexões sobre o Ensino de Cálculo, particularmente o Ensino de Derivadas, Educação Matemática no Ensino Superior e Visualização proporcionada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Matemática – TICEM. A pesquisa de campo foi realizada com alunos de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto, a partir do desenvolvimento de atividades de construção e interpretação de gráficos. Para a análise dos dados, foram utilizados os registros das resoluções das atividades feitas pelos alunos, as construções feitas no GeoGebra e um questionário de avaliação das atividades, aplicado aos alunos. Os resultados obtidos apontam que as atividades contribuíram para a formação e lapidação de imagens conceituais relacionadas aos conceitos, às propriedades e às aplicações de derivadas de funções reais que são fundamentais na perspectiva de um ensino que valorize a visualização como um processo essencial à formação de imagens mentais que ressignificam a aprendizagem dos alunos.This paper aims at discussing the contributions of the exploratory activities carried out using the GeoGebra software to form conceptual images related to various contents and applications of real function derivates in the process of teaching and learning Calculus I. The work was theoretically based on reflections about Teaching Calculus, specifically the teaching of Derivates, Mathematical Education and Visualization in the Education in Graduation courses through the Technologies of Information in Mathematical Education -TICEM. The field research was done with the Mathematics Degree students of The Federal University of Ouro Preto, from the development of graphic building and interpretation activities. To analyze the data, the records of the solutions of the activities done by the students, the constructions done in the GeoGebra and a questionnaire to evaluate the activities answered by the students, were used. The achieved results show that the activities contributed to the formation and improvement of conceptual images related to the concepts, the properties and application of derivates from real functions which are fundamental in the perspective of a teaching that values the visualization as an essential process in the mental images formation that gives more meaning to the student’s learningReis, Frederico da SilvaRicaldoni, Márcio Augusto Gama2014-07-25T18:02:22Z2014-07-25T18:02:22Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfRICALDONI, M. A. G. Construção e interpretação de gráficos com o uso de softwares no ensino de cálculo : trabalhando com imagens conceituais relacionadas a derivadas de funções reais. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2014.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3563Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor(a), 21/07/2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2020-10-15T13:21:24Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/3563Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-10-15T13:21:24Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção e interpretação de gráficos com o uso de softwares no ensino de cálculo : trabalhando com imagens conceituais relacionadas a derivadas de funções reais.
title Construção e interpretação de gráficos com o uso de softwares no ensino de cálculo : trabalhando com imagens conceituais relacionadas a derivadas de funções reais.
spellingShingle Construção e interpretação de gráficos com o uso de softwares no ensino de cálculo : trabalhando com imagens conceituais relacionadas a derivadas de funções reais.
Ricaldoni, Márcio Augusto Gama
Cálculo
Software de aplicação
Matemática - aplicações educacionais
title_short Construção e interpretação de gráficos com o uso de softwares no ensino de cálculo : trabalhando com imagens conceituais relacionadas a derivadas de funções reais.
title_full Construção e interpretação de gráficos com o uso de softwares no ensino de cálculo : trabalhando com imagens conceituais relacionadas a derivadas de funções reais.
title_fullStr Construção e interpretação de gráficos com o uso de softwares no ensino de cálculo : trabalhando com imagens conceituais relacionadas a derivadas de funções reais.
title_full_unstemmed Construção e interpretação de gráficos com o uso de softwares no ensino de cálculo : trabalhando com imagens conceituais relacionadas a derivadas de funções reais.
title_sort Construção e interpretação de gráficos com o uso de softwares no ensino de cálculo : trabalhando com imagens conceituais relacionadas a derivadas de funções reais.
author Ricaldoni, Márcio Augusto Gama
author_facet Ricaldoni, Márcio Augusto Gama
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Frederico da Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Ricaldoni, Márcio Augusto Gama
dc.subject.por.fl_str_mv Cálculo
Software de aplicação
Matemática - aplicações educacionais
topic Cálculo
Software de aplicação
Matemática - aplicações educacionais
description Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-25T18:02:22Z
2014-07-25T18:02:22Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RICALDONI, M. A. G. Construção e interpretação de gráficos com o uso de softwares no ensino de cálculo : trabalhando com imagens conceituais relacionadas a derivadas de funções reais. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2014.
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3563
identifier_str_mv RICALDONI, M. A. G. Construção e interpretação de gráficos com o uso de softwares no ensino de cálculo : trabalhando com imagens conceituais relacionadas a derivadas de funções reais. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2014.
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002826878550016