Perspectivas metodológicas de ensino no ciberespaço : o caso dos seminários virtuais no CEAD/UFOP.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Wellington
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Lima, Mirian Assumpção e, Paula, Helton Cristian de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3847
https://doi.org/10.22456/1679-1916.30856
Resumo: Este estudo apresenta alguns conceitos contemporâneos, tais como ciberespaço e inteligência coletiva, que emergiram das transformações por que passaram as tecnologias da informação e comunicação. Tais transformações possibilitaram a apropriação de novos espaços de interação para os atores envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem: alunos, tutores e professores. Para melhor esclarecimento dos conceitos, este estudo objetiva analisar um caso que conta com dois fatos estritamente relacionados: uma pesquisa de expectativas a respeito de uma disciplina e, em decorrência desta, o desenvolvimento de uma diferente metodologia de avaliação virtual. Por fim, elabora-se uma discussão acerca da nova metodologia desenvolvida, além de análises sobre os processos e a avaliação dos aprendizados.
id UFOP_8c54f8ca63a1d015c702e86860828de6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/3847
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Perspectivas metodológicas de ensino no ciberespaço : o caso dos seminários virtuais no CEAD/UFOP.CiberespaçoInteligência coletivaEnsino a distânciaAvaliação virtualEste estudo apresenta alguns conceitos contemporâneos, tais como ciberespaço e inteligência coletiva, que emergiram das transformações por que passaram as tecnologias da informação e comunicação. Tais transformações possibilitaram a apropriação de novos espaços de interação para os atores envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem: alunos, tutores e professores. Para melhor esclarecimento dos conceitos, este estudo objetiva analisar um caso que conta com dois fatos estritamente relacionados: uma pesquisa de expectativas a respeito de uma disciplina e, em decorrência desta, o desenvolvimento de uma diferente metodologia de avaliação virtual. Por fim, elabora-se uma discussão acerca da nova metodologia desenvolvida, além de análises sobre os processos e a avaliação dos aprendizados.This study presents some contemporary concepts such as cyberspace and collective intelligence, which emerged from the changes undergone by information technology and communication. These changes allowed the appropriation of new spaces of interaction for the actors involved in the teaching-learning process: students, tutors and teachers. For a better understanding of concepts, this study aims to analyze a case that has two closely related facts: a survey of expectations of a discipline and as a result of this, the development of a different methodology for virtual evaluation. Finally, elaborates a discussion about the new methodology, and analyzes the processes and evaluation of the learning.2014-11-12T20:33:27Z2014-11-12T20:33:27Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTAVARES, W.; LIMA. M. A. e; PAULA, H. C. de. Perspectivas metodológicas de ensino no ciberespaço : o caso dos seminários virtuais no CEAD/UFOP. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 1-9, jul. 2012. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30856/19212>. Acesso em: 01 out. 2014.1679-1916http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3847https://doi.org/10.22456/1679-1916.30856Os trabalhos publicados na Revista Renote estão sob Licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0) que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação. Fonte: Revista Renote <https://seer.ufrgs.br/renote/about/editorialPolicies#openAccessPolicy>. Acesso em: 18 nov. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessTavares, WellingtonLima, Mirian Assumpção ePaula, Helton Cristian deporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-05-09T17:39:53Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/3847Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-05-09T17:39:53Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Perspectivas metodológicas de ensino no ciberespaço : o caso dos seminários virtuais no CEAD/UFOP.
title Perspectivas metodológicas de ensino no ciberespaço : o caso dos seminários virtuais no CEAD/UFOP.
spellingShingle Perspectivas metodológicas de ensino no ciberespaço : o caso dos seminários virtuais no CEAD/UFOP.
Tavares, Wellington
Ciberespaço
Inteligência coletiva
Ensino a distância
Avaliação virtual
title_short Perspectivas metodológicas de ensino no ciberespaço : o caso dos seminários virtuais no CEAD/UFOP.
title_full Perspectivas metodológicas de ensino no ciberespaço : o caso dos seminários virtuais no CEAD/UFOP.
title_fullStr Perspectivas metodológicas de ensino no ciberespaço : o caso dos seminários virtuais no CEAD/UFOP.
title_full_unstemmed Perspectivas metodológicas de ensino no ciberespaço : o caso dos seminários virtuais no CEAD/UFOP.
title_sort Perspectivas metodológicas de ensino no ciberespaço : o caso dos seminários virtuais no CEAD/UFOP.
author Tavares, Wellington
author_facet Tavares, Wellington
Lima, Mirian Assumpção e
Paula, Helton Cristian de
author_role author
author2 Lima, Mirian Assumpção e
Paula, Helton Cristian de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Wellington
Lima, Mirian Assumpção e
Paula, Helton Cristian de
dc.subject.por.fl_str_mv Ciberespaço
Inteligência coletiva
Ensino a distância
Avaliação virtual
topic Ciberespaço
Inteligência coletiva
Ensino a distância
Avaliação virtual
description Este estudo apresenta alguns conceitos contemporâneos, tais como ciberespaço e inteligência coletiva, que emergiram das transformações por que passaram as tecnologias da informação e comunicação. Tais transformações possibilitaram a apropriação de novos espaços de interação para os atores envolvidos nos processos de ensino-aprendizagem: alunos, tutores e professores. Para melhor esclarecimento dos conceitos, este estudo objetiva analisar um caso que conta com dois fatos estritamente relacionados: uma pesquisa de expectativas a respeito de uma disciplina e, em decorrência desta, o desenvolvimento de uma diferente metodologia de avaliação virtual. Por fim, elabora-se uma discussão acerca da nova metodologia desenvolvida, além de análises sobre os processos e a avaliação dos aprendizados.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2014-11-12T20:33:27Z
2014-11-12T20:33:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TAVARES, W.; LIMA. M. A. e; PAULA, H. C. de. Perspectivas metodológicas de ensino no ciberespaço : o caso dos seminários virtuais no CEAD/UFOP. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 1-9, jul. 2012. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30856/19212>. Acesso em: 01 out. 2014.
1679-1916
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3847
https://doi.org/10.22456/1679-1916.30856
identifier_str_mv TAVARES, W.; LIMA. M. A. e; PAULA, H. C. de. Perspectivas metodológicas de ensino no ciberespaço : o caso dos seminários virtuais no CEAD/UFOP. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 1, p. 1-9, jul. 2012. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30856/19212>. Acesso em: 01 out. 2014.
1679-1916
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3847
https://doi.org/10.22456/1679-1916.30856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002814565122048