Turismo na escola: novas alternativas de sensibilização e envolvimento de educadores na elaboração de práticas inclusivas (re)conhecimento e (re)valorização sócio- -cultural em cidades turísticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Kerley dos Santos
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Amorim, Kenia S. A., Guilherme, Marcio da Luz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12941
Resumo: The paradigms of the social sciences emphasize the need for lifelong learning to awaken the critical skills and promoting citizenship. To the educator, whose ideals of education go beyond the traditional atmosphere of the classroom, emerges a possible way: Tourism in the dynamics of the school. Thus, the educational work becomes the protagonist in the development of sustainable tourism. In this sense, we consider the interests and values, the real experience and perception of students and teachers to the community where they live. Based on the concepts of participatory methodology and issues such as tourism, environmental education, equity and sustainable consumption project “Educational Tourism: a door to the inclusion”, aimed at the objectives: to promote, together with public institutions, sensitization and training of teachers tourism and environmental education in schools from the sensory experience and roadmap Urban sense - IPHAN. As a result we point out that is a different proposal that takes shape in the face of context for each school, according to thevalues and practices of each place and in line with the new social demands, to cope with the complexity that characterizes the current tourism context, with regard to inclusion and appreciation of local culture.  
id RCAP_cea81b951d56b50dc5cb7bf1cc7d48ef
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/12941
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Turismo na escola: novas alternativas de sensibilização e envolvimento de educadores na elaboração de práticas inclusivas (re)conhecimento e (re)valorização sócio- -cultural em cidades turísticasThe paradigms of the social sciences emphasize the need for lifelong learning to awaken the critical skills and promoting citizenship. To the educator, whose ideals of education go beyond the traditional atmosphere of the classroom, emerges a possible way: Tourism in the dynamics of the school. Thus, the educational work becomes the protagonist in the development of sustainable tourism. In this sense, we consider the interests and values, the real experience and perception of students and teachers to the community where they live. Based on the concepts of participatory methodology and issues such as tourism, environmental education, equity and sustainable consumption project “Educational Tourism: a door to the inclusion”, aimed at the objectives: to promote, together with public institutions, sensitization and training of teachers tourism and environmental education in schools from the sensory experience and roadmap Urban sense - IPHAN. As a result we point out that is a different proposal that takes shape in the face of context for each school, according to thevalues and practices of each place and in line with the new social demands, to cope with the complexity that characterizes the current tourism context, with regard to inclusion and appreciation of local culture.  Os paradigmas das ciências sociais enfatizam a necessidade de uma aprendizagem permanente para despertar a capacidade crítica e o resgate da cidadania. Ao educador, cujos ideais de ensino extrapolam o ambiente tradicional da sala de aula, surge um caminho possível: o Turismo na dinâmica da escola. Assim, o trabalho educativo torna-se protagonista no desenvolvimento do turismo sustentável. Nesse sentido, consideram-se os interesses e valores, a vivênciareal e a percepção de alunos e professores em relação à comunidade em que estão inseridos. Baseado nas concepções da metodologia participativa e temas como, turismo, educação ambiental, patrimônio e consumo sustentável, o projeto “Turismo Pedagógico: uma porta para a inclusão” visou os objetivos: promover, em conjunto com instituições públicas, a sensibilização e formação de professores em educação ambiental e turismo nas escolas, a partir da experiência sensorial e do roteiro Sentidos Urbanos – IPHAN1. Como resultado cabe ressaltar que é uma proposta que ganha contornos diferentes, face à contextualização de cada escola,de acordo com os valores e práticas de cada lugar e em sintonia com as novas demandas sociais, para o enfrentamento da complexidade que caracteriza o contexto turístico atual, no que diz respeito à inclusão e valorização da cultura local.  Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro2012-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12941oai:proa.ua.pt:article/12941Journal of Tourism & Development; Vol 1 No 17/18 (2012); 517-527Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 1 n.º 17/18 (2012); 517-5272182-14531645-9261reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12941https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12941https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12941/8593https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Kerley dos SantosAmorim, Kenia S. A.Guilherme, Marcio da Luz2022-09-26T10:57:11Zoai:proa.ua.pt:article/12941Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:05:51.969819Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Turismo na escola: novas alternativas de sensibilização e envolvimento de educadores na elaboração de práticas inclusivas (re)conhecimento e (re)valorização sócio- -cultural em cidades turísticas
title Turismo na escola: novas alternativas de sensibilização e envolvimento de educadores na elaboração de práticas inclusivas (re)conhecimento e (re)valorização sócio- -cultural em cidades turísticas
spellingShingle Turismo na escola: novas alternativas de sensibilização e envolvimento de educadores na elaboração de práticas inclusivas (re)conhecimento e (re)valorização sócio- -cultural em cidades turísticas
Alves, Kerley dos Santos
title_short Turismo na escola: novas alternativas de sensibilização e envolvimento de educadores na elaboração de práticas inclusivas (re)conhecimento e (re)valorização sócio- -cultural em cidades turísticas
title_full Turismo na escola: novas alternativas de sensibilização e envolvimento de educadores na elaboração de práticas inclusivas (re)conhecimento e (re)valorização sócio- -cultural em cidades turísticas
title_fullStr Turismo na escola: novas alternativas de sensibilização e envolvimento de educadores na elaboração de práticas inclusivas (re)conhecimento e (re)valorização sócio- -cultural em cidades turísticas
title_full_unstemmed Turismo na escola: novas alternativas de sensibilização e envolvimento de educadores na elaboração de práticas inclusivas (re)conhecimento e (re)valorização sócio- -cultural em cidades turísticas
title_sort Turismo na escola: novas alternativas de sensibilização e envolvimento de educadores na elaboração de práticas inclusivas (re)conhecimento e (re)valorização sócio- -cultural em cidades turísticas
author Alves, Kerley dos Santos
author_facet Alves, Kerley dos Santos
Amorim, Kenia S. A.
Guilherme, Marcio da Luz
author_role author
author2 Amorim, Kenia S. A.
Guilherme, Marcio da Luz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Kerley dos Santos
Amorim, Kenia S. A.
Guilherme, Marcio da Luz
description The paradigms of the social sciences emphasize the need for lifelong learning to awaken the critical skills and promoting citizenship. To the educator, whose ideals of education go beyond the traditional atmosphere of the classroom, emerges a possible way: Tourism in the dynamics of the school. Thus, the educational work becomes the protagonist in the development of sustainable tourism. In this sense, we consider the interests and values, the real experience and perception of students and teachers to the community where they live. Based on the concepts of participatory methodology and issues such as tourism, environmental education, equity and sustainable consumption project “Educational Tourism: a door to the inclusion”, aimed at the objectives: to promote, together with public institutions, sensitization and training of teachers tourism and environmental education in schools from the sensory experience and roadmap Urban sense - IPHAN. As a result we point out that is a different proposal that takes shape in the face of context for each school, according to thevalues and practices of each place and in line with the new social demands, to cope with the complexity that characterizes the current tourism context, with regard to inclusion and appreciation of local culture.  
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12941
oai:proa.ua.pt:article/12941
url https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12941
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/12941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12941
https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12941
https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12941/8593
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Tourism & Development; Vol 1 No 17/18 (2012); 517-527
Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 1 n.º 17/18 (2012); 517-527
2182-1453
1645-9261
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130520663097344