Turismo na escola: novas alternativas de sensibilização e envolvimento de educadores na elaboração de práticas inclusivas (re)conhecimento e (re)valorização sócio- -cultural em cidades turísticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12941 |
Resumo: | The paradigms of the social sciences emphasize the need for lifelong learning to awaken the critical skills and promoting citizenship. To the educator, whose ideals of education go beyond the traditional atmosphere of the classroom, emerges a possible way: Tourism in the dynamics of the school. Thus, the educational work becomes the protagonist in the development of sustainable tourism. In this sense, we consider the interests and values, the real experience and perception of students and teachers to the community where they live. Based on the concepts of participatory methodology and issues such as tourism, environmental education, equity and sustainable consumption project “Educational Tourism: a door to the inclusion”, aimed at the objectives: to promote, together with public institutions, sensitization and training of teachers tourism and environmental education in schools from the sensory experience and roadmap Urban sense - IPHAN. As a result we point out that is a different proposal that takes shape in the face of context for each school, according to thevalues and practices of each place and in line with the new social demands, to cope with the complexity that characterizes the current tourism context, with regard to inclusion and appreciation of local culture. |
id |
RCAP_cea81b951d56b50dc5cb7bf1cc7d48ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/12941 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Turismo na escola: novas alternativas de sensibilização e envolvimento de educadores na elaboração de práticas inclusivas (re)conhecimento e (re)valorização sócio- -cultural em cidades turísticasThe paradigms of the social sciences emphasize the need for lifelong learning to awaken the critical skills and promoting citizenship. To the educator, whose ideals of education go beyond the traditional atmosphere of the classroom, emerges a possible way: Tourism in the dynamics of the school. Thus, the educational work becomes the protagonist in the development of sustainable tourism. In this sense, we consider the interests and values, the real experience and perception of students and teachers to the community where they live. Based on the concepts of participatory methodology and issues such as tourism, environmental education, equity and sustainable consumption project “Educational Tourism: a door to the inclusion”, aimed at the objectives: to promote, together with public institutions, sensitization and training of teachers tourism and environmental education in schools from the sensory experience and roadmap Urban sense - IPHAN. As a result we point out that is a different proposal that takes shape in the face of context for each school, according to thevalues and practices of each place and in line with the new social demands, to cope with the complexity that characterizes the current tourism context, with regard to inclusion and appreciation of local culture. Os paradigmas das ciências sociais enfatizam a necessidade de uma aprendizagem permanente para despertar a capacidade crítica e o resgate da cidadania. Ao educador, cujos ideais de ensino extrapolam o ambiente tradicional da sala de aula, surge um caminho possível: o Turismo na dinâmica da escola. Assim, o trabalho educativo torna-se protagonista no desenvolvimento do turismo sustentável. Nesse sentido, consideram-se os interesses e valores, a vivênciareal e a percepção de alunos e professores em relação à comunidade em que estão inseridos. Baseado nas concepções da metodologia participativa e temas como, turismo, educação ambiental, patrimônio e consumo sustentável, o projeto “Turismo Pedagógico: uma porta para a inclusão” visou os objetivos: promover, em conjunto com instituições públicas, a sensibilização e formação de professores em educação ambiental e turismo nas escolas, a partir da experiência sensorial e do roteiro Sentidos Urbanos – IPHAN1. Como resultado cabe ressaltar que é uma proposta que ganha contornos diferentes, face à contextualização de cada escola,de acordo com os valores e práticas de cada lugar e em sintonia com as novas demandas sociais, para o enfrentamento da complexidade que caracteriza o contexto turístico atual, no que diz respeito à inclusão e valorização da cultura local. Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro2012-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12941oai:proa.ua.pt:article/12941Journal of Tourism & Development; Vol 1 No 17/18 (2012); 517-527Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 1 n.º 17/18 (2012); 517-5272182-14531645-9261reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12941https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12941https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12941/8593https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Kerley dos SantosAmorim, Kenia S. A.Guilherme, Marcio da Luz2022-09-26T10:57:11Zoai:proa.ua.pt:article/12941Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:05:51.969819Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Turismo na escola: novas alternativas de sensibilização e envolvimento de educadores na elaboração de práticas inclusivas (re)conhecimento e (re)valorização sócio- -cultural em cidades turísticas |
title |
Turismo na escola: novas alternativas de sensibilização e envolvimento de educadores na elaboração de práticas inclusivas (re)conhecimento e (re)valorização sócio- -cultural em cidades turísticas |
spellingShingle |
Turismo na escola: novas alternativas de sensibilização e envolvimento de educadores na elaboração de práticas inclusivas (re)conhecimento e (re)valorização sócio- -cultural em cidades turísticas Alves, Kerley dos Santos |
title_short |
Turismo na escola: novas alternativas de sensibilização e envolvimento de educadores na elaboração de práticas inclusivas (re)conhecimento e (re)valorização sócio- -cultural em cidades turísticas |
title_full |
Turismo na escola: novas alternativas de sensibilização e envolvimento de educadores na elaboração de práticas inclusivas (re)conhecimento e (re)valorização sócio- -cultural em cidades turísticas |
title_fullStr |
Turismo na escola: novas alternativas de sensibilização e envolvimento de educadores na elaboração de práticas inclusivas (re)conhecimento e (re)valorização sócio- -cultural em cidades turísticas |
title_full_unstemmed |
Turismo na escola: novas alternativas de sensibilização e envolvimento de educadores na elaboração de práticas inclusivas (re)conhecimento e (re)valorização sócio- -cultural em cidades turísticas |
title_sort |
Turismo na escola: novas alternativas de sensibilização e envolvimento de educadores na elaboração de práticas inclusivas (re)conhecimento e (re)valorização sócio- -cultural em cidades turísticas |
author |
Alves, Kerley dos Santos |
author_facet |
Alves, Kerley dos Santos Amorim, Kenia S. A. Guilherme, Marcio da Luz |
author_role |
author |
author2 |
Amorim, Kenia S. A. Guilherme, Marcio da Luz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Kerley dos Santos Amorim, Kenia S. A. Guilherme, Marcio da Luz |
description |
The paradigms of the social sciences emphasize the need for lifelong learning to awaken the critical skills and promoting citizenship. To the educator, whose ideals of education go beyond the traditional atmosphere of the classroom, emerges a possible way: Tourism in the dynamics of the school. Thus, the educational work becomes the protagonist in the development of sustainable tourism. In this sense, we consider the interests and values, the real experience and perception of students and teachers to the community where they live. Based on the concepts of participatory methodology and issues such as tourism, environmental education, equity and sustainable consumption project “Educational Tourism: a door to the inclusion”, aimed at the objectives: to promote, together with public institutions, sensitization and training of teachers tourism and environmental education in schools from the sensory experience and roadmap Urban sense - IPHAN. As a result we point out that is a different proposal that takes shape in the face of context for each school, according to thevalues and practices of each place and in line with the new social demands, to cope with the complexity that characterizes the current tourism context, with regard to inclusion and appreciation of local culture. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12941 oai:proa.ua.pt:article/12941 |
url |
https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12941 |
identifier_str_mv |
oai:proa.ua.pt:article/12941 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12941 https://doi.org/10.34624/rtd.v1i17/18.12941 https://proa.ua.pt/index.php/rtd/article/view/12941/8593 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal of Tourism & Development; Vol 1 No 17/18 (2012); 517-527 Revista Turismo & Desenvolvimento; vol. 1 n.º 17/18 (2012); 517-527 2182-1453 1645-9261 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130520663097344 |