lnsurgências corporais : performances pretas como práticas de [re]existência.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12786 |
Resumo: | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto. |
id |
UFOP_8ff5ac60520ba544389d05d73ff611ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:123456789/12786 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Sousa, Márcia Cristina da SilvaPereira, Elvina Maria CaetanoSantos, Renata Aparecida Felinto dosSantos, Clóvis Domingos dosPereira, Elvina Maria Caetano2020-10-01T15:26:20Z2020-10-01T15:26:20Z2020SOUSA, Márcia Cristina da Silva. lnsurgências corporais: performances pretas como práticas de [re]existência. 120 f. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12786Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.Objetivamos apresentar um estudo sobre a arte da performance, tendo como ponto de partida uma investigação da de(s)colonização da arte na contemporaneidade. Deste modo, analisamos trabalhos artísticos cujas poéticas pensam as questões políticas e sociais brasileiras e refletem as reverberações constituintes das estruturas históricas da América Latina e, consequentemente, do Brasil. Para tanto, nos detivemos no exame das performances: Sagração de Urubustisin de SaraElton Panamby, Mil litros de Preto de Lucimélia Romão e Quarto de cura e o Trauma é brasileiro de Castiel Vitorino Brasileiro, assumindo um giro epistemológico de(s)colonial ao exercer uma leitura a partir de teóricas da performance latino-americanas, tais como: Ileana Diéguez Caballero, Diana Taylor e Josefina Alcázar. Tendo como suporte conceitos como liminaridade e repertório, o presente trabalho pensa a cena contemporânea permeada por poéticas artísticas de pessoas racializadas, cujas produções são entendidas, então, como formas de resistência contra as estruturas hegemônicas de poder.We aim to present a study on the art of performance, starting with an investigation of the (de)colonization of art in contemporary times. This way, we analyze artistic works whose poetics reflect Brazilian political and social issues and also the constituent reverberations of the historical structures in Latin America and, consequently, in Brazil. To this end, we examine the following performances: Sagração de Urubustisin by Sara Elton Panamby, One Thousand Mil Litros de Preto by Lucimélia Romão and Quarto de cura e o Trauma é brasileiro by Castiel Vitorino Brasileiro, assuming an epistemological turn of (de)colonization when exercising a reading to from Latin American performance theorists, such as: Ileana Diéguez Caballero, Diana Taylor and Josefina Alcázar. Based on concepts such as liminality and repertoire, the present work considers the contemporary scene permeated by artistic poetics of racialized people, whose productions are understood, then, as forms of resistance against the hegemonic structures of power.Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 18/09/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante.info:eu-repo/semantics/openAccessPerformance - arteDescolonizaçãoResistência na arteCorpo como suporte da artelnsurgências corporais : performances pretas como práticas de [re]existência.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8924http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/12786/5/license.txt62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcaeMD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-846http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/12786/2/license_url6f1da3ff281999354d4abd56d1551468MD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/12786/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/12786/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINALDISSERTAÇÃO_InsurgênciasCorporaisPerformance.pdfDISSERTAÇÃO_InsurgênciasCorporaisPerformance.pdfapplication/pdf3603874http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/12786/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Insurg%c3%aanciasCorporaisPerformance.pdf3d773dc4a9c915dc58cedf44d6b6c9e1MD51123456789/127862020-10-01 11:26:20.432oai:localhost: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-10-01T15:26:20Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
lnsurgências corporais : performances pretas como práticas de [re]existência. |
title |
lnsurgências corporais : performances pretas como práticas de [re]existência. |
spellingShingle |
lnsurgências corporais : performances pretas como práticas de [re]existência. Sousa, Márcia Cristina da Silva Performance - arte Descolonização Resistência na arte Corpo como suporte da arte |
title_short |
lnsurgências corporais : performances pretas como práticas de [re]existência. |
title_full |
lnsurgências corporais : performances pretas como práticas de [re]existência. |
title_fullStr |
lnsurgências corporais : performances pretas como práticas de [re]existência. |
title_full_unstemmed |
lnsurgências corporais : performances pretas como práticas de [re]existência. |
title_sort |
lnsurgências corporais : performances pretas como práticas de [re]existência. |
author |
Sousa, Márcia Cristina da Silva |
author_facet |
Sousa, Márcia Cristina da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.referee.pt_BR.fl_str_mv |
Pereira, Elvina Maria Caetano Santos, Renata Aparecida Felinto dos Santos, Clóvis Domingos dos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Márcia Cristina da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, Elvina Maria Caetano |
contributor_str_mv |
Pereira, Elvina Maria Caetano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Performance - arte Descolonização Resistência na arte Corpo como suporte da arte |
topic |
Performance - arte Descolonização Resistência na arte Corpo como suporte da arte |
description |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-10-01T15:26:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-10-01T15:26:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUSA, Márcia Cristina da Silva. lnsurgências corporais: performances pretas como práticas de [re]existência. 120 f. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12786 |
identifier_str_mv |
SOUSA, Márcia Cristina da Silva. lnsurgências corporais: performances pretas como práticas de [re]existência. 120 f. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020. |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12786 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/12786/5/license.txt http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/12786/2/license_url http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/12786/3/license_text http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/12786/4/license_rdf http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/12786/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Insurg%c3%aanciasCorporaisPerformance.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcae 6f1da3ff281999354d4abd56d1551468 d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e 3d773dc4a9c915dc58cedf44d6b6c9e1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1801685778261082112 |