lnsurgências corporais : performances pretas como práticas de [re]existência.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Márcia Cristina da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12786
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_8ff5ac60520ba544389d05d73ff611ac
oai_identifier_str oai:localhost:123456789/12786
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Sousa, Márcia Cristina da SilvaPereira, Elvina Maria CaetanoSantos, Renata Aparecida Felinto dosSantos, Clóvis Domingos dosPereira, Elvina Maria Caetano2020-10-01T15:26:20Z2020-10-01T15:26:20Z2020SOUSA, Márcia Cristina da Silva. lnsurgências corporais: performances pretas como práticas de [re]existência. 120 f. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12786Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.Objetivamos apresentar um estudo sobre a arte da performance, tendo como ponto de partida uma investigação da de(s)colonização da arte na contemporaneidade. Deste modo, analisamos trabalhos artísticos cujas poéticas pensam as questões políticas e sociais brasileiras e refletem as reverberações constituintes das estruturas históricas da América Latina e, consequentemente, do Brasil. Para tanto, nos detivemos no exame das performances: Sagração de Urubustisin de SaraElton Panamby, Mil litros de Preto de Lucimélia Romão e Quarto de cura e o Trauma é brasileiro de Castiel Vitorino Brasileiro, assumindo um giro epistemológico de(s)colonial ao exercer uma leitura a partir de teóricas da performance latino-americanas, tais como: Ileana Diéguez Caballero, Diana Taylor e Josefina Alcázar. Tendo como suporte conceitos como liminaridade e repertório, o presente trabalho pensa a cena contemporânea permeada por poéticas artísticas de pessoas racializadas, cujas produções são entendidas, então, como formas de resistência contra as estruturas hegemônicas de poder.We aim to present a study on the art of performance, starting with an investigation of the (de)colonization of art in contemporary times. This way, we analyze artistic works whose poetics reflect Brazilian political and social issues and also the constituent reverberations of the historical structures in Latin America and, consequently, in Brazil. To this end, we examine the following performances: Sagração de Urubustisin by Sara Elton Panamby, One Thousand Mil Litros de Preto by Lucimélia Romão and Quarto de cura e o Trauma é brasileiro by Castiel Vitorino Brasileiro, assuming an epistemological turn of (de)colonization when exercising a reading to from Latin American performance theorists, such as: Ileana Diéguez Caballero, Diana Taylor and Josefina Alcázar. Based on concepts such as liminality and repertoire, the present work considers the contemporary scene permeated by artistic poetics of racialized people, whose productions are understood, then, as forms of resistance against the hegemonic structures of power.Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 18/09/2020 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante.info:eu-repo/semantics/openAccessPerformance - arteDescolonizaçãoResistência na arteCorpo como suporte da artelnsurgências corporais : performances pretas como práticas de [re]existência.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8924http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/12786/5/license.txt62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcaeMD55CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain; charset=utf-846http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/12786/2/license_url6f1da3ff281999354d4abd56d1551468MD52license_textlicense_texttext/html; charset=utf-80http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/12786/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-80http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/12786/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54ORIGINALDISSERTAÇÃO_InsurgênciasCorporaisPerformance.pdfDISSERTAÇÃO_InsurgênciasCorporaisPerformance.pdfapplication/pdf3603874http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/12786/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Insurg%c3%aanciasCorporaisPerformance.pdf3d773dc4a9c915dc58cedf44d6b6c9e1MD51123456789/127862020-10-01 11:26:20.432oai:localhost: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-10-01T15:26:20Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv lnsurgências corporais : performances pretas como práticas de [re]existência.
title lnsurgências corporais : performances pretas como práticas de [re]existência.
spellingShingle lnsurgências corporais : performances pretas como práticas de [re]existência.
Sousa, Márcia Cristina da Silva
Performance - arte
Descolonização
Resistência na arte
Corpo como suporte da arte
title_short lnsurgências corporais : performances pretas como práticas de [re]existência.
title_full lnsurgências corporais : performances pretas como práticas de [re]existência.
title_fullStr lnsurgências corporais : performances pretas como práticas de [re]existência.
title_full_unstemmed lnsurgências corporais : performances pretas como práticas de [re]existência.
title_sort lnsurgências corporais : performances pretas como práticas de [re]existência.
author Sousa, Márcia Cristina da Silva
author_facet Sousa, Márcia Cristina da Silva
author_role author
dc.contributor.referee.pt_BR.fl_str_mv Pereira, Elvina Maria Caetano
Santos, Renata Aparecida Felinto dos
Santos, Clóvis Domingos dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Márcia Cristina da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira, Elvina Maria Caetano
contributor_str_mv Pereira, Elvina Maria Caetano
dc.subject.por.fl_str_mv Performance - arte
Descolonização
Resistência na arte
Corpo como suporte da arte
topic Performance - arte
Descolonização
Resistência na arte
Corpo como suporte da arte
description Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-01T15:26:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-01T15:26:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUSA, Márcia Cristina da Silva. lnsurgências corporais: performances pretas como práticas de [re]existência. 120 f. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12786
identifier_str_mv SOUSA, Márcia Cristina da Silva. lnsurgências corporais: performances pretas como práticas de [re]existência. 120 f. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Instituto de Filosofia, Artes e Cultura, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2020.
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12786
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
bitstream.url.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/12786/5/license.txt
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/12786/2/license_url
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/12786/3/license_text
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/12786/4/license_rdf
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/12786/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_Insurg%c3%aanciasCorporaisPerformance.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcae
6f1da3ff281999354d4abd56d1551468
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e
3d773dc4a9c915dc58cedf44d6b6c9e1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1801685778261082112