Os critérios de idoneidade didática enquanto dispositivo de formação : análise de um processo formativo pautado na perspectiva da aprendizagem baseada em projetos com residentes e preceptores de matemática do programa residência pedagógica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Jean Carlo Francis Wanderley Graciano do
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
dARK ID: ark:/61566/001300000h008
Texto Completo: https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18401
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.
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spelling Os critérios de idoneidade didática enquanto dispositivo de formação : análise de um processo formativo pautado na perspectiva da aprendizagem baseada em projetos com residentes e preceptores de matemática do programa residência pedagógica.MatemáticaAprendizagemEducaçãoRaciocínioPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática. Departamento de Educação Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto.A presente pesquisa enfoca as possíveis contribuições do uso dos critérios de Idoneidade Didática (ID) em um contexto formativo, especificamente dentro da perspectiva da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Este estudo visa explorar como esses critérios podem influenciar positivamente o desenvolvimento do processo de Ação e Raciocínio Pedagógico de residentes e preceptores de Matemática no Programa Residência Pedagógica (PRP). A necessidade de repensar a formação inicial de professores no Brasil emerge como uma justificativa fundamental para esta pesquisa. Ela busca aliar práticas pedagógicas inovadoras, como a ABP, com ferramentas avaliativas e reflexivas, tais como a ID e o processo de Ação Raciocínio Pedagógico (ARP), com o objetivo de contribuir para a formação de educadores mais preparados, críticos e comprometidos com a excelência educacional. Para fundamentar teoricamente este estudo, adotamos conceitos como o processo de ARP sob a perspectiva de Shulman (1986, 1987, 2015), além de enfocar o Conhecimento Didático Matemático, em particular, a ID, conforme estudos de Godino (2009, 2011) e complementados por Breda, Fonte e Lima (2015). A metodologia empregada na pesquisa foi dividida em quatro etapas principais: a apresentação da abordagem ABP, o planejamento de uma proposta baseada nessa abordagem, a avaliação da proposta desenvolvida pelos participantes do subgrupo 1 e, finalmente, a implementação de propostas educativas elaboradas por este subgrupo. As técnicas e instrumentos utilizados para a produção de dados incluíram gravações em áudio e vídeo, observações, diário de campo, registros dos participantes e grupos focais, envolvendo um preceptor e um residente do PRP do subprojeto de matemática. Os resultados obtidos indicam que o uso dos critérios de ID, dentro do contexto formativo guiado pela ABP, tem um impacto significativo no desenvolvimento do processo de ARP de residentes e preceptores de Matemática do PRP. Esses critérios, que incluem aspectos como Idoneidade Epistêmica, Cognitiva, Afetiva, Mediacional, Interacional e Ecológica, mostraram-se fundamentais para enriquecer a experiência formativa e contribuir com a qualidade do ensino em Matemática.This research focuses on the potential contributions of using Didactic Suitability (DS) criteria in a formative context, specifically within the perspective of Project-Based Learning (PBL). This study aims to explore how these criteria can positively influence the development of the action and pedagogical reasoning process of residents and Mathematics preceptors in the Pedagogical Residency Program (PRP). The need to rethink initial teacher training in Brazil emerges as a fundamental justification for this research. It seeks to combine innovative pedagogical practices, such as PBL, with evaluative and reflective tools, such as DS and the Action and Pedagogical Reasoning Process (APRP), with the goal of contributing to the training of more prepared, critical, and committed educators to educational excellence. To theoretically ground this study, we adopted concepts such as the APRP process from the perspective of Shulman (1986, 1987, 2015), as well as focusing on Mathematical Didactic Knowledge, particularly DS, as per studies by Godino (2009, 2011) and supplemented by Breda, Font, and Lima (2015). The methodology employed in the research was divided into four main stages: the presentation of the PBL approach, the planning of a proposal based on this approach, the evaluation of the proposal developed by participants of subgroup 1, and finally, the implementation of educational proposals developed by this subgroup. The techniques and instruments used for data production included audio and video recordings, observations, field diary, participant records, and focus groups, involving a preceptor and a resident from the PRP's mathematics subproject. The results obtained indicate that the use of DS criteria within the formative context guided by PBL has a significant impact on the development of the APRP process of residents and Mathematics preceptors of the PRP. These criteria, which include aspects such as Epistemic, Cognitive, Affective, Mediational, Interactional, and Ecological Suitability, proved fundamental in enriching the formative experience contribute to qualityof Mathematics education.Tinti, Douglas da SilvaTinti, Douglas da SilvaDíaz Godino, JuanReis, Frederico da SilvaCarmo, Jean Carlo Francis Wanderley Graciano do2024-08-23T21:24:52Z2024-08-23T21:24:52Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARMO, Jean Carlo Francis Wanderley Graciano do. Os critérios de idoneidade didática enquanto dispositivo de formação: análise de um processo formativo pautado na perspectiva da aprendizagem baseada em projetos com residentes e preceptores de matemática do programa residência pedagógica. 2024. 224 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2024.https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18401ark:/61566/001300000h008Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 04/04/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. 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