“Tô aprendendo a sonhar” : narrativas de jovens e sua relação com a escola.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Célia Maria Fernandes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pádua, Karla Cunha, Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16236
https://dx.doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p635-650
Resumo: A arte cinematográfica tem se apresentado como potencializadora de ricas narrativas a partir de diferentes sujeitos, aspectos e abordagens. Percorrendo esse caminho, analisamos o documentário Nunca me sonharam que apresenta, na diversidade e singularidade das narrativas, as expectativas de vida e de futuro de jovens que frequentam as escolas públicas do Brasil. Optamos pela utilização do enfoque hermenêutico e narrativo para analisar os acontecimentos da vida narrados no filme, tomando como foco a relação dos jovens com a escola. Dessa forma, buscamos produzir uma análise narrativa que lança luz às falas dos jovens inserindo-as em uma história significativa, preservando os elementos singulares e aspirando uma com- preensão de sua particular complexidade. Falamos de jovens que vivem a sua condição juvenil na diversidade de experiências, sonhos e expectativas de vida. A centralidade dessas vozes e a diversidade desses estudantes podem mobilizar reflexões sobre a desigualdade social em nosso país e o papel fundamental da educação e da escola. O diálogo com suas narrativas nos revela que “tem muitas coisas que queremos dizer, mas não podemos”, que “tem muito sonho. Muita ideia. Pouca gente escutando pra realizar”.
id UFOP_979fe883f5ecd0ceb3816244d4afbc37
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/16236
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling “Tô aprendendo a sonhar” : narrativas de jovens e sua relação com a escola.“I’m learning to dream” : narratives of youth and teir relationship with school.JuventudesEducaçãoFilmeA arte cinematográfica tem se apresentado como potencializadora de ricas narrativas a partir de diferentes sujeitos, aspectos e abordagens. Percorrendo esse caminho, analisamos o documentário Nunca me sonharam que apresenta, na diversidade e singularidade das narrativas, as expectativas de vida e de futuro de jovens que frequentam as escolas públicas do Brasil. Optamos pela utilização do enfoque hermenêutico e narrativo para analisar os acontecimentos da vida narrados no filme, tomando como foco a relação dos jovens com a escola. Dessa forma, buscamos produzir uma análise narrativa que lança luz às falas dos jovens inserindo-as em uma história significativa, preservando os elementos singulares e aspirando uma com- preensão de sua particular complexidade. Falamos de jovens que vivem a sua condição juvenil na diversidade de experiências, sonhos e expectativas de vida. A centralidade dessas vozes e a diversidade desses estudantes podem mobilizar reflexões sobre a desigualdade social em nosso país e o papel fundamental da educação e da escola. O diálogo com suas narrativas nos revela que “tem muitas coisas que queremos dizer, mas não podemos”, que “tem muito sonho. Muita ideia. Pouca gente escutando pra realizar”.The cinematographic art has presented itself as potentializer of rich narratives from different subjects, aspects and approaches. Following this path, we analyze the documentary “Nunca me Sonharam” which presents, in the diversity and uniqueness of the narratives, the expectations of life and future of young people who attend public schools in Brazil. We chose to use a hermeneutic and narrative approach to analyze the life events narrated in the film, focusing on the relationship of young people with the school. In this way, we seek to produce a narrative analysis that sheds light on the speeches of young people, inserting them into a meaningful story, preserving the singular elements and aspiring to an understanding of their particular complexity. We speak of young people who live their youthful condition in the diversity of experiences, dreams and life expecta- tions. The centrality of these voices and the diversity of these students can mobilize reflections on social inequality in our country and the fundamental role of education and schools. The dialogue with their narratives reveals that “there are many things we want to say, but we can’t”, that “there are many dreams. Lots of ideas. Few people listening to accomplish it”.2023-02-24T18:30:16Z2023-02-24T18:30:16Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNUNES, C. M. F.; PÁDUA, K. C.; ARAÚJO, R. M. B. de. “Tô aprendendo a sonhar”: narrativas de jovens e sua relação com a escola. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 6, n. 18, p. 635-650, maio/ago. 2021. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/11883>. Acesso em: 06 jul 2022.2525-426Xhttp://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16236https://dx.doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p635-650O periódico Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1376>. Acesso em: 25 maio 2022..info:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Célia Maria FernandesPádua, Karla CunhaAraújo, Regina Magna Bonifácio deporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-02-24T18:30:25Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/16236Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-02-24T18:30:25Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv “Tô aprendendo a sonhar” : narrativas de jovens e sua relação com a escola.
“I’m learning to dream” : narratives of youth and teir relationship with school.
title “Tô aprendendo a sonhar” : narrativas de jovens e sua relação com a escola.
spellingShingle “Tô aprendendo a sonhar” : narrativas de jovens e sua relação com a escola.
Nunes, Célia Maria Fernandes
Juventudes
Educação
Filme
title_short “Tô aprendendo a sonhar” : narrativas de jovens e sua relação com a escola.
title_full “Tô aprendendo a sonhar” : narrativas de jovens e sua relação com a escola.
title_fullStr “Tô aprendendo a sonhar” : narrativas de jovens e sua relação com a escola.
title_full_unstemmed “Tô aprendendo a sonhar” : narrativas de jovens e sua relação com a escola.
title_sort “Tô aprendendo a sonhar” : narrativas de jovens e sua relação com a escola.
author Nunes, Célia Maria Fernandes
author_facet Nunes, Célia Maria Fernandes
Pádua, Karla Cunha
Araújo, Regina Magna Bonifácio de
author_role author
author2 Pádua, Karla Cunha
Araújo, Regina Magna Bonifácio de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Célia Maria Fernandes
Pádua, Karla Cunha
Araújo, Regina Magna Bonifácio de
dc.subject.por.fl_str_mv Juventudes
Educação
Filme
topic Juventudes
Educação
Filme
description A arte cinematográfica tem se apresentado como potencializadora de ricas narrativas a partir de diferentes sujeitos, aspectos e abordagens. Percorrendo esse caminho, analisamos o documentário Nunca me sonharam que apresenta, na diversidade e singularidade das narrativas, as expectativas de vida e de futuro de jovens que frequentam as escolas públicas do Brasil. Optamos pela utilização do enfoque hermenêutico e narrativo para analisar os acontecimentos da vida narrados no filme, tomando como foco a relação dos jovens com a escola. Dessa forma, buscamos produzir uma análise narrativa que lança luz às falas dos jovens inserindo-as em uma história significativa, preservando os elementos singulares e aspirando uma com- preensão de sua particular complexidade. Falamos de jovens que vivem a sua condição juvenil na diversidade de experiências, sonhos e expectativas de vida. A centralidade dessas vozes e a diversidade desses estudantes podem mobilizar reflexões sobre a desigualdade social em nosso país e o papel fundamental da educação e da escola. O diálogo com suas narrativas nos revela que “tem muitas coisas que queremos dizer, mas não podemos”, que “tem muito sonho. Muita ideia. Pouca gente escutando pra realizar”.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-02-24T18:30:16Z
2023-02-24T18:30:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NUNES, C. M. F.; PÁDUA, K. C.; ARAÚJO, R. M. B. de. “Tô aprendendo a sonhar”: narrativas de jovens e sua relação com a escola. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 6, n. 18, p. 635-650, maio/ago. 2021. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/11883>. Acesso em: 06 jul 2022.
2525-426X
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16236
https://dx.doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p635-650
identifier_str_mv NUNES, C. M. F.; PÁDUA, K. C.; ARAÚJO, R. M. B. de. “Tô aprendendo a sonhar”: narrativas de jovens e sua relação com a escola. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 6, n. 18, p. 635-650, maio/ago. 2021. Disponível em: <https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/11883>. Acesso em: 06 jul 2022.
2525-426X
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16236
https://dx.doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n18.p635-650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002830059929600