Promovendo a educação financeira de alunos surdos bilíngues fundamentada na perspectiva etnomatemática e na cultura surda.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Rodrigo Carlos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rosa, Milton
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14610
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i2p360-389
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir as contribuições da etnomatemática para a promoção da educação financeira de alunos surdos bilíngues. Dessa maneira, nossas reflexões estão baseadas em alguns resultados obtidos em uma pesquisa qualitativa que foi conduzida em uma escola pública, especializada no atendimento de alunos surdos, localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Os participantes desse estudo são alunos jovens e adultos surdos considerados bilíngues pelo fato de utilizarem a Libras (Língua Brasileira de Sinais) como primeira língua e o português como segunda língua. O material empírico foi produzido por meio dos registros das atividades matemáticas realizadas pelos estudantes surdos, das videogravações das aulas de matemática, do diário de campo do professor-pesquisador e de entrevistas semiestruturadas. Esse material foi analisado e interpretado de acordo com os pressupostos da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory). Os resultados indicam que a condução de aulas de matemática na perspectiva da etnomatemática e uma abordagem de educação bilíngue foram essenciais para o desenvolvimento do ensino de matemática de alunos surdos.
id UFOP_98204aac713a3932f290a5505dad7444
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/14610
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Promovendo a educação financeira de alunos surdos bilíngues fundamentada na perspectiva etnomatemática e na cultura surda.Fostering financial education for bilingual deaf students based on the ethnomathematics perspective and deaf cultureLíngua Brasileira de SinaisBrazilian Sign LanguageEste artigo tem como objetivo discutir as contribuições da etnomatemática para a promoção da educação financeira de alunos surdos bilíngues. Dessa maneira, nossas reflexões estão baseadas em alguns resultados obtidos em uma pesquisa qualitativa que foi conduzida em uma escola pública, especializada no atendimento de alunos surdos, localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Os participantes desse estudo são alunos jovens e adultos surdos considerados bilíngues pelo fato de utilizarem a Libras (Língua Brasileira de Sinais) como primeira língua e o português como segunda língua. O material empírico foi produzido por meio dos registros das atividades matemáticas realizadas pelos estudantes surdos, das videogravações das aulas de matemática, do diário de campo do professor-pesquisador e de entrevistas semiestruturadas. Esse material foi analisado e interpretado de acordo com os pressupostos da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory). Os resultados indicam que a condução de aulas de matemática na perspectiva da etnomatemática e uma abordagem de educação bilíngue foram essenciais para o desenvolvimento do ensino de matemática de alunos surdos.This article aims to discuss the contributions of ethnomathematics to foster financial education for bilingual deaf students. Thus, our reflections are based on some results obtained in qualitative research conducted in a public school specialized in the care of deaf students, located in Belo Horizonte, Minas Gerais. The participants in this study are young students and deaf adults considered bilingual because they use Libras (Brazilian Sign Language) as their first language and Portuguese as a second language. The empirical material was produced through the records of mathematical activities performed by deaf students, video recordings of mathematics classes, the field diary of the teacher-researcher, and semistructured interviews. This material was analyzed and interpreted according to the assumptions of the Grounded Theory. The results indicate that conducting mathematics classes from the perspective of ethnomathematics and a bilingual education approach was essential for the development of mathematics teaching for deaf students.2022-03-03T17:53:18Z2022-03-03T17:53:18Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPINHEIRO, R. C.; ROSA, M. Promovendo a educação financeira de alunos surdos bilíngues fundamentada na perspectiva etnomatemática e na cultura surda. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 360-389, 2020. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/47849>. Acesso em: 25 ago. 2021.1983-3156http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14610https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i2p360-389O periódico Educação Matemática Pesquisa permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2701>. Acesso em: 06 ago. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Rodrigo CarlosRosa, Miltonporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2022-03-03T17:53:26Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/14610Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332022-03-03T17:53:26Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Promovendo a educação financeira de alunos surdos bilíngues fundamentada na perspectiva etnomatemática e na cultura surda.
Fostering financial education for bilingual deaf students based on the ethnomathematics perspective and deaf culture
title Promovendo a educação financeira de alunos surdos bilíngues fundamentada na perspectiva etnomatemática e na cultura surda.
spellingShingle Promovendo a educação financeira de alunos surdos bilíngues fundamentada na perspectiva etnomatemática e na cultura surda.
Pinheiro, Rodrigo Carlos
Língua Brasileira de Sinais
Brazilian Sign Language
title_short Promovendo a educação financeira de alunos surdos bilíngues fundamentada na perspectiva etnomatemática e na cultura surda.
title_full Promovendo a educação financeira de alunos surdos bilíngues fundamentada na perspectiva etnomatemática e na cultura surda.
title_fullStr Promovendo a educação financeira de alunos surdos bilíngues fundamentada na perspectiva etnomatemática e na cultura surda.
title_full_unstemmed Promovendo a educação financeira de alunos surdos bilíngues fundamentada na perspectiva etnomatemática e na cultura surda.
title_sort Promovendo a educação financeira de alunos surdos bilíngues fundamentada na perspectiva etnomatemática e na cultura surda.
author Pinheiro, Rodrigo Carlos
author_facet Pinheiro, Rodrigo Carlos
Rosa, Milton
author_role author
author2 Rosa, Milton
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Rodrigo Carlos
Rosa, Milton
dc.subject.por.fl_str_mv Língua Brasileira de Sinais
Brazilian Sign Language
topic Língua Brasileira de Sinais
Brazilian Sign Language
description Este artigo tem como objetivo discutir as contribuições da etnomatemática para a promoção da educação financeira de alunos surdos bilíngues. Dessa maneira, nossas reflexões estão baseadas em alguns resultados obtidos em uma pesquisa qualitativa que foi conduzida em uma escola pública, especializada no atendimento de alunos surdos, localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Os participantes desse estudo são alunos jovens e adultos surdos considerados bilíngues pelo fato de utilizarem a Libras (Língua Brasileira de Sinais) como primeira língua e o português como segunda língua. O material empírico foi produzido por meio dos registros das atividades matemáticas realizadas pelos estudantes surdos, das videogravações das aulas de matemática, do diário de campo do professor-pesquisador e de entrevistas semiestruturadas. Esse material foi analisado e interpretado de acordo com os pressupostos da Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory). Os resultados indicam que a condução de aulas de matemática na perspectiva da etnomatemática e uma abordagem de educação bilíngue foram essenciais para o desenvolvimento do ensino de matemática de alunos surdos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-03-03T17:53:18Z
2022-03-03T17:53:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINHEIRO, R. C.; ROSA, M. Promovendo a educação financeira de alunos surdos bilíngues fundamentada na perspectiva etnomatemática e na cultura surda. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 360-389, 2020. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/47849>. Acesso em: 25 ago. 2021.
1983-3156
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14610
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i2p360-389
identifier_str_mv PINHEIRO, R. C.; ROSA, M. Promovendo a educação financeira de alunos surdos bilíngues fundamentada na perspectiva etnomatemática e na cultura surda. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 360-389, 2020. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/47849>. Acesso em: 25 ago. 2021.
1983-3156
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14610
https://doi.org/10.23925/1983-3156.2020v22i2p360-389
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002822995673088