A música como ferramenta no ensino da História : análise dialógica dos processos heterodiscursivos nos enunciados dos estudantes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacífico, Ana Vitória Miranda
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16879
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_9a06f443a7fc9b6736289aac3cd1117c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/16879
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling A música como ferramenta no ensino da História : análise dialógica dos processos heterodiscursivos nos enunciados dos estudantes.Música - instrução e estudoHistória - estudo e ensinoDialogiaHeterodiscursoSigno ideológicoPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. Universidade Federal de Ouro Preto.O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise dialógica dos processos de heterodiscurso presentes no enunciado produzido por estudantes do ensino médio sobre o conteúdo “A luta das mulheres por seus direitos no Brasil” que compôs a componente curricular história. O trabalho foi realizado a partir da elaboração e aplicação de uma sequência didática dividida em seis aulas. A sequência didática em questão foi aplicada para alunos do terceiro ano do ensino médio, matriculados no Instituto Federal de Minas Gerais, na unidade Piumhi, ao longo do período pandêmico. A sequência didática estabelece dados para que fosse possível analisar como a utilização da letra das músicas pode contribuir para o ensino de história, estabelecendo como recorte temático “A luta das mulheres por seus direitos no Brasil”. O trabalho em questão consiste em uma revisão bibliográfica a respeito da utilização da música como ferramenta dentro do campo da educação, e do ensino da história. Estabelece-se aqui como horizonte teórico as obras de Volóchinov e do círculo de Bakhtin. Para além, também é utilizada a teoria de Dermeval Saviani para elucidar a respeito da função da escola, contribuindo para a fundamentação teórica utilizada. Empregando como critérios de análise os conceitos de dialogia, heterodiscurso e tema do enunciado desenvolvidos e aprofundados no Círculo de Bakhtin, este trabalho apresentou a análise do processo de produção de sentidos aos conceitos por cinco alunos ao longo da sequência didática, juntamente com a análise das atividades finais produzidas ao término da sequência didática. Apresentou-se então a análise do tema do enunciado e da composição heterodiscursiva o enunciado dos estudantes, além de identificar quais os signos ideológicos apropriados e desenvolvidos por cada aluno. Ao final da análise dos dados, é possível compreender que a utilização da música como ferramenta no ensino da história a respeito da luta das mulheres por seus direitos no Brasil contribuiu com a produção de sentidos de conceitos no campo da história. Além disso, os resultados indicaram que a análise de composições discursivas por meio do conceito de heterodiscurso pode ser um caminho promissor para a análise dos processos de ensino e aprendizagem.The present work aims to carry out a dialogical analysis of the heterodiscourse processes present in the utterance produced by high school students on the content “The struggle of women for their rights in Brazil” that composed the curricular component history. The work was carried out from the elaboration and application of a didactic sequence divided into six classes. The didactic sequence in question was applied to third-year high school students, enrolled at the Federal Institute of Minas Gerais, at the Piumhi unit, throughout the pandemic period. The didactic sequence establishes data so that it would be possible to analyze how the use of the lyrics of the songs can contribute to the teaching of history, establishing as a thematic clipping “The struggle of women for their rights in Brazil”. The work in question consists of a bibliographic review regarding the use of music as a tool within the field of education, and the teaching of history. The works of Voloshinov and the Bakhtin circle are established here as a theoretical horizon. In addition, Dermeval Saviani's theory is also used to elucidate the function of the school, contributing to the theoretical foundation used. Using as analysis criteria the concepts of dialogy, heterodiscourse and theme of the utterance developed and deepened in the Bakhtin Circle, this work presented the analysis of the process of production of meanings to the concepts by five students throughout the didactic sequence, together with the analysis of the final activities produced at the end of the didactic sequence. The analysis of the theme of the utterance and the heterodiscursive composition of the students' utterance was then presented, in addition to identifying which ideological signs were appropriated and developed by each student. At the end of the data analysis, it is possible to understand that the use of music as a tool in teaching history about the struggle of women for their rights in Brazil contributed to the production of meanings of concepts in the field of history. In addition, the results indicated that the analysis of discursive compositions through the concept of heterodiscourse can be a promising path for the analysis of teaching and learning processes.Lima, Guilherme da SilvaLima, Guilherme da SilvaDiniz, MargarethSoares, Olavo PereiraPacífico, Ana Vitória Miranda2023-07-04T17:48:49Z2023-07-04T17:48:49Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPACÍFICO, Ana Vitória Miranda. A música como ferramenta no ensino da História: análise dialógica dos processos heterodiscursivos nos enunciados dos estudantes. 2023. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16879http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 29/06/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-07-04T17:48:59Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/16879Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-07-04T17:48:59Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv A música como ferramenta no ensino da História : análise dialógica dos processos heterodiscursivos nos enunciados dos estudantes.
title A música como ferramenta no ensino da História : análise dialógica dos processos heterodiscursivos nos enunciados dos estudantes.
spellingShingle A música como ferramenta no ensino da História : análise dialógica dos processos heterodiscursivos nos enunciados dos estudantes.
Pacífico, Ana Vitória Miranda
Música - instrução e estudo
História - estudo e ensino
Dialogia
Heterodiscurso
Signo ideológico
title_short A música como ferramenta no ensino da História : análise dialógica dos processos heterodiscursivos nos enunciados dos estudantes.
title_full A música como ferramenta no ensino da História : análise dialógica dos processos heterodiscursivos nos enunciados dos estudantes.
title_fullStr A música como ferramenta no ensino da História : análise dialógica dos processos heterodiscursivos nos enunciados dos estudantes.
title_full_unstemmed A música como ferramenta no ensino da História : análise dialógica dos processos heterodiscursivos nos enunciados dos estudantes.
title_sort A música como ferramenta no ensino da História : análise dialógica dos processos heterodiscursivos nos enunciados dos estudantes.
author Pacífico, Ana Vitória Miranda
author_facet Pacífico, Ana Vitória Miranda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Guilherme da Silva
Lima, Guilherme da Silva
Diniz, Margareth
Soares, Olavo Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Pacífico, Ana Vitória Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Música - instrução e estudo
História - estudo e ensino
Dialogia
Heterodiscurso
Signo ideológico
topic Música - instrução e estudo
História - estudo e ensino
Dialogia
Heterodiscurso
Signo ideológico
description Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-04T17:48:49Z
2023-07-04T17:48:49Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PACÍFICO, Ana Vitória Miranda. A música como ferramenta no ensino da História: análise dialógica dos processos heterodiscursivos nos enunciados dos estudantes. 2023. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16879
identifier_str_mv PACÍFICO, Ana Vitória Miranda. A música como ferramenta no ensino da História: análise dialógica dos processos heterodiscursivos nos enunciados dos estudantes. 2023. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002868103315456