E-satisfação em compras de alto e baixo envolvimento.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6864 https://doi.org/10.12712/rpca.v9i4.436 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar os elementos associados às experiências de compra online que influenciam a e-satisfação em compras de alto e baixo envolvimento no comércio eletrônico. Foi realizado um levantamento de campo, cuja amostra foi composta por 720 e-consumidores. Para análise dos dados referentes a compras de alto envolvimento, utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais; para análise dos dados referentes a compras de baixo envolvimento, utilizaram-se a Análise Fatorial Exploratória e a Análise de Regressão Múltipla. Constatou-se que a conveniência, a política de trocas e devoluções da empresa e a qualidade da entrega influenciam a e-satisfação em compras de alto envolvimento, enquanto a inovação percebida no website, os preços e a estética do website influenciam o fluxo online, que, por sua vez, influencia a e-satisfação. Complementarmente, constatou-se que a qualidade da entrega, as informações disponíveis no website e a estrutura de atendimento influenciam a e-satisfação em compras de baixo envolvimento. |
id |
UFOP_9ac384a346624acf9860d1e2aa05eac3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:123456789/6864 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Ceribeli, Harrison BachionMerlo, Edgard Monforte2016-08-19T18:53:13Z2016-08-19T18:53:13Z2015CERIBELI, H. B.; MERLO, E. M. E-satisfação em compras de alto e baixo envolvimento. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Rio de Janeiro, v. 9, p. 1-22, 2015. Disponível em:<http://periodicos.uff.br/pca/article/view/11233>. Acesso em: 25 jul. 2015.1982-2596http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6864https://doi.org/10.12712/rpca.v9i4.436Esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar os elementos associados às experiências de compra online que influenciam a e-satisfação em compras de alto e baixo envolvimento no comércio eletrônico. Foi realizado um levantamento de campo, cuja amostra foi composta por 720 e-consumidores. Para análise dos dados referentes a compras de alto envolvimento, utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais; para análise dos dados referentes a compras de baixo envolvimento, utilizaram-se a Análise Fatorial Exploratória e a Análise de Regressão Múltipla. Constatou-se que a conveniência, a política de trocas e devoluções da empresa e a qualidade da entrega influenciam a e-satisfação em compras de alto envolvimento, enquanto a inovação percebida no website, os preços e a estética do website influenciam o fluxo online, que, por sua vez, influencia a e-satisfação. Complementarmente, constatou-se que a qualidade da entrega, as informações disponíveis no website e a estrutura de atendimento influenciam a e-satisfação em compras de baixo envolvimento.This research aims to identify and analyze the factors associated with online shopping experiences that influence e-satisfaction in high and low involvement purchases. To reach that goal, we conducted a field survey, whose sample consisted of 720 e- consumers. To analyze the data for high-involvement purchases, we used the Structural Equation Modeling. For the analysis of data for purchases of low involvement, we used the Exploratory Factor Analysis and Multiple Regression Analysis. It was found that there are some attributes of online shopping experiences that influence e-satisfaction (convenience associated with the website, exchanges and returns policies of the company and quality of service delivery), while others influence the state of flow online (perceived innovation on the website, price and aesthetics of the website), which, in turn, influences e-satisfaction. We also identified attributes of online shopping experiences that influence e-satisfaction: quality of service delivery, information available on the website and website structure of customer attendance.Os trabalhos publicados na Revista Pensamento Contemporâneo em Administração estão sob Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista Pensamento Contemporâneo em Administração <http://periodicos.uff.br/pca/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 07 out. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessComércio eletrônicoComportamento do consumidorOnline shopping experienceConsumer behaviorE-satisfação em compras de alto e baixo envolvimento.E-satisfaction in purchases of high and low involvement.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8924http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/6864/2/license.txt62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcaeMD52ORIGINALARTIGO_E-SatisfaçãoCompras.pdfARTIGO_E-SatisfaçãoCompras.pdfapplication/pdf591643http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/6864/1/ARTIGO_E-Satisfa%c3%a7%c3%a3oCompras.pdf9e7939c5be30ee7ef4d81ebba219b0f0MD51123456789/68642019-10-07 09:14:36.63oai:localhost: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-10-07T13:14:36Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
E-satisfação em compras de alto e baixo envolvimento. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
E-satisfaction in purchases of high and low involvement. |
title |
E-satisfação em compras de alto e baixo envolvimento. |
spellingShingle |
E-satisfação em compras de alto e baixo envolvimento. Ceribeli, Harrison Bachion Comércio eletrônico Comportamento do consumidor Online shopping experience Consumer behavior |
title_short |
E-satisfação em compras de alto e baixo envolvimento. |
title_full |
E-satisfação em compras de alto e baixo envolvimento. |
title_fullStr |
E-satisfação em compras de alto e baixo envolvimento. |
title_full_unstemmed |
E-satisfação em compras de alto e baixo envolvimento. |
title_sort |
E-satisfação em compras de alto e baixo envolvimento. |
author |
Ceribeli, Harrison Bachion |
author_facet |
Ceribeli, Harrison Bachion Merlo, Edgard Monforte |
author_role |
author |
author2 |
Merlo, Edgard Monforte |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ceribeli, Harrison Bachion Merlo, Edgard Monforte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comércio eletrônico Comportamento do consumidor Online shopping experience Consumer behavior |
topic |
Comércio eletrônico Comportamento do consumidor Online shopping experience Consumer behavior |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar os elementos associados às experiências de compra online que influenciam a e-satisfação em compras de alto e baixo envolvimento no comércio eletrônico. Foi realizado um levantamento de campo, cuja amostra foi composta por 720 e-consumidores. Para análise dos dados referentes a compras de alto envolvimento, utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais; para análise dos dados referentes a compras de baixo envolvimento, utilizaram-se a Análise Fatorial Exploratória e a Análise de Regressão Múltipla. Constatou-se que a conveniência, a política de trocas e devoluções da empresa e a qualidade da entrega influenciam a e-satisfação em compras de alto envolvimento, enquanto a inovação percebida no website, os preços e a estética do website influenciam o fluxo online, que, por sua vez, influencia a e-satisfação. Complementarmente, constatou-se que a qualidade da entrega, as informações disponíveis no website e a estrutura de atendimento influenciam a e-satisfação em compras de baixo envolvimento. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-08-19T18:53:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-08-19T18:53:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CERIBELI, H. B.; MERLO, E. M. E-satisfação em compras de alto e baixo envolvimento. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Rio de Janeiro, v. 9, p. 1-22, 2015. Disponível em:<http://periodicos.uff.br/pca/article/view/11233>. Acesso em: 25 jul. 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6864 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
1982-2596 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
https://doi.org/10.12712/rpca.v9i4.436 |
identifier_str_mv |
CERIBELI, H. B.; MERLO, E. M. E-satisfação em compras de alto e baixo envolvimento. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Rio de Janeiro, v. 9, p. 1-22, 2015. Disponível em:<http://periodicos.uff.br/pca/article/view/11233>. Acesso em: 25 jul. 2015. 1982-2596 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6864 https://doi.org/10.12712/rpca.v9i4.436 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/6864/2/license.txt http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/6864/1/ARTIGO_E-Satisfa%c3%a7%c3%a3oCompras.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcae 9e7939c5be30ee7ef4d81ebba219b0f0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1801685777989500928 |