E-satisfação em compras de alto e baixo envolvimento.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ceribeli, Harrison Bachion
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Merlo, Edgard Monforte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6864
https://doi.org/10.12712/rpca.v9i4.436
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar os elementos associados às experiências de compra online que influenciam a e-satisfação em compras de alto e baixo envolvimento no comércio eletrônico. Foi realizado um levantamento de campo, cuja amostra foi composta por 720 e-consumidores. Para análise dos dados referentes a compras de alto envolvimento, utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais; para análise dos dados referentes a compras de baixo envolvimento, utilizaram-se a Análise Fatorial Exploratória e a Análise de Regressão Múltipla. Constatou-se que a conveniência, a política de trocas e devoluções da empresa e a qualidade da entrega influenciam a e-satisfação em compras de alto envolvimento, enquanto a inovação percebida no website, os preços e a estética do website influenciam o fluxo online, que, por sua vez, influencia a e-satisfação. Complementarmente, constatou-se que a qualidade da entrega, as informações disponíveis no website e a estrutura de atendimento influenciam a e-satisfação em compras de baixo envolvimento.
id UFOP_9ac384a346624acf9860d1e2aa05eac3
oai_identifier_str oai:localhost:123456789/6864
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Ceribeli, Harrison BachionMerlo, Edgard Monforte2016-08-19T18:53:13Z2016-08-19T18:53:13Z2015CERIBELI, H. B.; MERLO, E. M. E-satisfação em compras de alto e baixo envolvimento. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Rio de Janeiro, v. 9, p. 1-22, 2015. Disponível em:<http://periodicos.uff.br/pca/article/view/11233>. Acesso em: 25 jul. 2015.1982-2596http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6864https://doi.org/10.12712/rpca.v9i4.436Esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar os elementos associados às experiências de compra online que influenciam a e-satisfação em compras de alto e baixo envolvimento no comércio eletrônico. Foi realizado um levantamento de campo, cuja amostra foi composta por 720 e-consumidores. Para análise dos dados referentes a compras de alto envolvimento, utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais; para análise dos dados referentes a compras de baixo envolvimento, utilizaram-se a Análise Fatorial Exploratória e a Análise de Regressão Múltipla. Constatou-se que a conveniência, a política de trocas e devoluções da empresa e a qualidade da entrega influenciam a e-satisfação em compras de alto envolvimento, enquanto a inovação percebida no website, os preços e a estética do website influenciam o fluxo online, que, por sua vez, influencia a e-satisfação. Complementarmente, constatou-se que a qualidade da entrega, as informações disponíveis no website e a estrutura de atendimento influenciam a e-satisfação em compras de baixo envolvimento.This research aims to identify and analyze the factors associated with online shopping experiences that influence e-satisfaction in high and low involvement purchases. To reach that goal, we conducted a field survey, whose sample consisted of 720 e- consumers. To analyze the data for high-involvement purchases, we used the Structural Equation Modeling. For the analysis of data for purchases of low involvement, we used the Exploratory Factor Analysis and Multiple Regression Analysis. It was found that there are some attributes of online shopping experiences that influence e-satisfaction (convenience associated with the website, exchanges and returns policies of the company and quality of service delivery), while others influence the state of flow online (perceived innovation on the website, price and aesthetics of the website), which, in turn, influences e-satisfaction. We also identified attributes of online shopping experiences that influence e-satisfaction: quality of service delivery, information available on the website and website structure of customer attendance.Os trabalhos publicados na Revista Pensamento Contemporâneo em Administração estão sob Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Fonte: Revista Pensamento Contemporâneo em Administração <http://periodicos.uff.br/pca/about/submissions#copyrightNotice>. Acesso em: 07 out. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessComércio eletrônicoComportamento do consumidorOnline shopping experienceConsumer behaviorE-satisfação em compras de alto e baixo envolvimento.E-satisfaction in purchases of high and low involvement.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-8924http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/6864/2/license.txt62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcaeMD52ORIGINALARTIGO_E-SatisfaçãoCompras.pdfARTIGO_E-SatisfaçãoCompras.pdfapplication/pdf591643http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/6864/1/ARTIGO_E-Satisfa%c3%a7%c3%a3oCompras.pdf9e7939c5be30ee7ef4d81ebba219b0f0MD51123456789/68642019-10-07 09:14:36.63oai:localhost: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ório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-10-07T13:14:36Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv E-satisfação em compras de alto e baixo envolvimento.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv E-satisfaction in purchases of high and low involvement.
title E-satisfação em compras de alto e baixo envolvimento.
spellingShingle E-satisfação em compras de alto e baixo envolvimento.
Ceribeli, Harrison Bachion
Comércio eletrônico
Comportamento do consumidor
Online shopping experience
Consumer behavior
title_short E-satisfação em compras de alto e baixo envolvimento.
title_full E-satisfação em compras de alto e baixo envolvimento.
title_fullStr E-satisfação em compras de alto e baixo envolvimento.
title_full_unstemmed E-satisfação em compras de alto e baixo envolvimento.
title_sort E-satisfação em compras de alto e baixo envolvimento.
author Ceribeli, Harrison Bachion
author_facet Ceribeli, Harrison Bachion
Merlo, Edgard Monforte
author_role author
author2 Merlo, Edgard Monforte
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ceribeli, Harrison Bachion
Merlo, Edgard Monforte
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrônico
Comportamento do consumidor
Online shopping experience
Consumer behavior
topic Comércio eletrônico
Comportamento do consumidor
Online shopping experience
Consumer behavior
description Esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar os elementos associados às experiências de compra online que influenciam a e-satisfação em compras de alto e baixo envolvimento no comércio eletrônico. Foi realizado um levantamento de campo, cuja amostra foi composta por 720 e-consumidores. Para análise dos dados referentes a compras de alto envolvimento, utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais; para análise dos dados referentes a compras de baixo envolvimento, utilizaram-se a Análise Fatorial Exploratória e a Análise de Regressão Múltipla. Constatou-se que a conveniência, a política de trocas e devoluções da empresa e a qualidade da entrega influenciam a e-satisfação em compras de alto envolvimento, enquanto a inovação percebida no website, os preços e a estética do website influenciam o fluxo online, que, por sua vez, influencia a e-satisfação. Complementarmente, constatou-se que a qualidade da entrega, as informações disponíveis no website e a estrutura de atendimento influenciam a e-satisfação em compras de baixo envolvimento.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-19T18:53:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-08-19T18:53:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CERIBELI, H. B.; MERLO, E. M. E-satisfação em compras de alto e baixo envolvimento. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Rio de Janeiro, v. 9, p. 1-22, 2015. Disponível em:<http://periodicos.uff.br/pca/article/view/11233>. Acesso em: 25 jul. 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6864
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1982-2596
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv https://doi.org/10.12712/rpca.v9i4.436
identifier_str_mv CERIBELI, H. B.; MERLO, E. M. E-satisfação em compras de alto e baixo envolvimento. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, Rio de Janeiro, v. 9, p. 1-22, 2015. Disponível em:<http://periodicos.uff.br/pca/article/view/11233>. Acesso em: 25 jul. 2015.
1982-2596
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6864
https://doi.org/10.12712/rpca.v9i4.436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
bitstream.url.fl_str_mv http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/6864/2/license.txt
http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/6864/1/ARTIGO_E-Satisfa%c3%a7%c3%a3oCompras.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 62604f8d955274beb56c80ce1ee5dcae
9e7939c5be30ee7ef4d81ebba219b0f0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1801685777989500928