Qualidade em serviços públicos : os desafios da atenção primária.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Savassi, Leonardo Cançado Monteiro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3768
https://doi.org/10.5712/rbmfc7(23)392
Resumo: O Ministério da Saúde brasileiro sinalizou uma política de avaliação da qualidade da Atenção Primária através da portaria 1.654, de 19/07/2011. Toda mudança organizacional interfere na cultura de qualquer instituição, especialmente quando esta mudança está direcionada para o tema da qualidade. Ela envolve processos, meios internos e pessoas, e não pode ser artificialmente produzida pela força da caneta. No setor saúde, a gestão baseada na qualidade envolve mudanças de foco de atuação e de tecnologias, apoiadas no resgate da relação profissional-paciente, na forma de remuneração de médicos e equipes, na qualificação e capacitação dos profissionais, na qualificação da própria gestão e na participação ativa dos profissionais da saúde na pactuação destas metas e parâmetros de qualidade. Outros instrumentos de avaliação da qualidade já foram implantados no âmbito da Atenção Primária no subsistema público de saúde, e seu seguimento foi interrompido. Qualificar a Atenção Primária passa não apenas pela avaliação, mas pela seleção de profissionais capacitados, qualificação da prestação de serviços, monitorização de resultados e valorização dos profissionais de saúde envolvidos com a nova cultura.
id UFOP_9c0edb47896c6f041ca657cbbb0638dc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/3768
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Qualidade em serviços públicos : os desafios da atenção primária.Quality in public services : the challenges of primary care.Serviços de saúdeAtenção primária à saúdeGestão da qualidadeCultura organizacionalAvaliaçãoO Ministério da Saúde brasileiro sinalizou uma política de avaliação da qualidade da Atenção Primária através da portaria 1.654, de 19/07/2011. Toda mudança organizacional interfere na cultura de qualquer instituição, especialmente quando esta mudança está direcionada para o tema da qualidade. Ela envolve processos, meios internos e pessoas, e não pode ser artificialmente produzida pela força da caneta. No setor saúde, a gestão baseada na qualidade envolve mudanças de foco de atuação e de tecnologias, apoiadas no resgate da relação profissional-paciente, na forma de remuneração de médicos e equipes, na qualificação e capacitação dos profissionais, na qualificação da própria gestão e na participação ativa dos profissionais da saúde na pactuação destas metas e parâmetros de qualidade. Outros instrumentos de avaliação da qualidade já foram implantados no âmbito da Atenção Primária no subsistema público de saúde, e seu seguimento foi interrompido. Qualificar a Atenção Primária passa não apenas pela avaliação, mas pela seleção de profissionais capacitados, qualificação da prestação de serviços, monitorização de resultados e valorização dos profissionais de saúde envolvidos com a nova cultura.The Brazilian Ministry of Health has signaled a policy of evaluating the quality of primary care through the 1654 decree of 19.07.2011. Any organizational change interferes with the culture of any institution, especially when this change is directed toward the issue of quality. It involves processes, internal resources and people, and cannot be artificially produced by the power of the pen. In the health sector, management based on quality involves changes in business focus and technology, supported the rescue of professional-patient relationship, in the form of compensation of physicians and teams, in the qualification and training of professional, in qualifications in their own management, and in active participation of health professionals in the Agreement on these goals and quality parameters. Other instruments of quality assessment have been established within the Primary Care in public health sub-system, and its follow-up was interrupted. Qualifying the Primary is not just about evaluation, but also the selection of qualified professionals, qualification of services, monitoring results and valuation of health professionals involved with the new culture.2014-11-11T18:05:53Z2014-11-11T18:05:53Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSAVASSI, L. C. M. Qualidade em serviços públicos : os desafios da atenção primária. Revista Brasileira de Medicina da Família e Comunidade, v. 7, p. 4-9, 2012. Disponível em: <http://www.rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/392>. Acesso em: 03 set. 2014.1809-5909http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3768https://doi.org/10.5712/rbmfc7(23)392A Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade permite que o autor arquive a versão PDF do editor. Fonte: Sherpa/Romeo <http://www.sherpa.ac.uk/romeo/search.php?issn=1809-5909>. Acesso em: 16 set. 2014.info:eu-repo/semantics/openAccessSavassi, Leonardo Cançado Monteiroporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-05-07T13:24:28Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/3768Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-05-07T13:24:28Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade em serviços públicos : os desafios da atenção primária.
Quality in public services : the challenges of primary care.
title Qualidade em serviços públicos : os desafios da atenção primária.
spellingShingle Qualidade em serviços públicos : os desafios da atenção primária.
Savassi, Leonardo Cançado Monteiro
Serviços de saúde
Atenção primária à saúde
Gestão da qualidade
Cultura organizacional
Avaliação
title_short Qualidade em serviços públicos : os desafios da atenção primária.
title_full Qualidade em serviços públicos : os desafios da atenção primária.
title_fullStr Qualidade em serviços públicos : os desafios da atenção primária.
title_full_unstemmed Qualidade em serviços públicos : os desafios da atenção primária.
title_sort Qualidade em serviços públicos : os desafios da atenção primária.
author Savassi, Leonardo Cançado Monteiro
author_facet Savassi, Leonardo Cançado Monteiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Savassi, Leonardo Cançado Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Serviços de saúde
Atenção primária à saúde
Gestão da qualidade
Cultura organizacional
Avaliação
topic Serviços de saúde
Atenção primária à saúde
Gestão da qualidade
Cultura organizacional
Avaliação
description O Ministério da Saúde brasileiro sinalizou uma política de avaliação da qualidade da Atenção Primária através da portaria 1.654, de 19/07/2011. Toda mudança organizacional interfere na cultura de qualquer instituição, especialmente quando esta mudança está direcionada para o tema da qualidade. Ela envolve processos, meios internos e pessoas, e não pode ser artificialmente produzida pela força da caneta. No setor saúde, a gestão baseada na qualidade envolve mudanças de foco de atuação e de tecnologias, apoiadas no resgate da relação profissional-paciente, na forma de remuneração de médicos e equipes, na qualificação e capacitação dos profissionais, na qualificação da própria gestão e na participação ativa dos profissionais da saúde na pactuação destas metas e parâmetros de qualidade. Outros instrumentos de avaliação da qualidade já foram implantados no âmbito da Atenção Primária no subsistema público de saúde, e seu seguimento foi interrompido. Qualificar a Atenção Primária passa não apenas pela avaliação, mas pela seleção de profissionais capacitados, qualificação da prestação de serviços, monitorização de resultados e valorização dos profissionais de saúde envolvidos com a nova cultura.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2014-11-11T18:05:53Z
2014-11-11T18:05:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SAVASSI, L. C. M. Qualidade em serviços públicos : os desafios da atenção primária. Revista Brasileira de Medicina da Família e Comunidade, v. 7, p. 4-9, 2012. Disponível em: <http://www.rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/392>. Acesso em: 03 set. 2014.
1809-5909
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3768
https://doi.org/10.5712/rbmfc7(23)392
identifier_str_mv SAVASSI, L. C. M. Qualidade em serviços públicos : os desafios da atenção primária. Revista Brasileira de Medicina da Família e Comunidade, v. 7, p. 4-9, 2012. Disponível em: <http://www.rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/392>. Acesso em: 03 set. 2014.
1809-5909
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3768
https://doi.org/10.5712/rbmfc7(23)392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002864857972736