"Ser como o mar, voltando sempre" : Max Martins e a tendência espiral.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17281 https://doi.org/10.21747/21832242/litcomp46a6 |
Resumo: | Em oposição a certa proposta moderna de temporalidade teleológica, este ensaio evoca a poética de Max Martins, em uma leitura da tendência-espiral, para analisarmos os efeitos e desdobramentos de uma pers- pectiva curvilínea, recursiva, espaçante, tanto para a percepção das diferenças do moderno na poesia brasi- leira, quanto para uma teoria da poesia. Para tanto, estabelece-se um diálogo, sobretudo, com o pensamento morfológico de Goethe, com as fórmulas plásticas e patéticas de Aby Warburg e com a noção de erotismo de Georges Bataille. |
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"Ser como o mar, voltando sempre" : Max Martins e a tendência espiral.Poesia modernaPoesia paraenseTorsoEm oposição a certa proposta moderna de temporalidade teleológica, este ensaio evoca a poética de Max Martins, em uma leitura da tendência-espiral, para analisarmos os efeitos e desdobramentos de uma pers- pectiva curvilínea, recursiva, espaçante, tanto para a percepção das diferenças do moderno na poesia brasi- leira, quanto para uma teoria da poesia. Para tanto, estabelece-se um diálogo, sobretudo, com o pensamento morfológico de Goethe, com as fórmulas plásticas e patéticas de Aby Warburg e com a noção de erotismo de Georges Bataille.In opposition to a certain modern proposal of teleological temporality, this essay evokes the poetics of Max Martins, in a reading of the spiral trend, to analyze the effects and developments of a curvilinear, recursive, and spacing perspective, both for the perception of the differences of the modern in Brazilian poetry, and for a theory of poetry. For this, a dialogue is established, above all, with the morphological thought of Goethe, with the plastic and pathetic formulas of Aby Warburg, and with the notion of eroticism of Georges Bataille.2023-08-21T17:04:47Z2023-08-21T17:04:47Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfREZENDE, C. A. de. "Ser como o mar, voltando sempre": Max Martins e a tendência espiral. Cadernos de Literatura Comparada, n. 46, p. 119-138, jun. 2022. Disponível em: <https://ilc-cadernos.com/index.php/cadernos/article/view/808>. Acesso em: 06 jul. 2023.2183-2242http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/17281https://doi.org/10.21747/21832242/litcomp46a6Os conteúdos publicados pelo periódico Cadernos de Literatura Comparada estão disponíveis para consulta e uso de forma gratuita, sempre que sejam devidamente referenciados os autores e a fonte, e a sua utilização não tenha fins lucrativos. Publicações sob a licença Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). Fonte: Cadernos de Literatura Comparada <https://ilc-cadernos.com/index.php/cadernos/about>. Acesso em: 28 mar. 2023.info:eu-repo/semantics/openAccessRezende, Carolina Anglada deporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-08-21T17:04:56Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/17281Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-08-21T17:04:56Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
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