Contribuições do OBEDUC como pesquisa em rede para a formação do professor.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Isabel Maria Sabino de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Jardilino, José Rubens Lima, Silvestre, Magali Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9524
Resumo: A pesquisa implica em processos de apropriação e de construção do conhecimento, por isso mesmo é fundamental ao professor, responsável por mediar à aprendizagem dos discentes. Esta compreensão, entre outros fatores, tem servido de esteio à indução de políticas abrangentes como o Programa Observatório da Educação (OBEDUC), ação implementada em 2006 pela CAPES, visando robustecer a formação inicial e continuada de profissionais da Educação Básica. Neste escrito discute-se experiência investigativa em rede apoiada pelo OBEDUC, com ênfase na sua contribuição para a formação em pesquisa de professores e a sistematização de informações sobre desenvolvimento profissional docente e a inovação pedagógica no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). A análise objetiva, portanto, evidenciar o potencial do Programa Observatório da Educação nessas duas frentes: a produção de conhecimento sobre temas pulsantes na Educação Básica, de um lado, e, a formação de novos pesquisadores na área, de outro.
id UFOP_9ed0fad985c00d4995263ef71f0c19e3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/9524
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Contribuições do OBEDUC como pesquisa em rede para a formação do professor.Formação de professoresPesquisa em redeA pesquisa implica em processos de apropriação e de construção do conhecimento, por isso mesmo é fundamental ao professor, responsável por mediar à aprendizagem dos discentes. Esta compreensão, entre outros fatores, tem servido de esteio à indução de políticas abrangentes como o Programa Observatório da Educação (OBEDUC), ação implementada em 2006 pela CAPES, visando robustecer a formação inicial e continuada de profissionais da Educação Básica. Neste escrito discute-se experiência investigativa em rede apoiada pelo OBEDUC, com ênfase na sua contribuição para a formação em pesquisa de professores e a sistematização de informações sobre desenvolvimento profissional docente e a inovação pedagógica no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). A análise objetiva, portanto, evidenciar o potencial do Programa Observatório da Educação nessas duas frentes: a produção de conhecimento sobre temas pulsantes na Educação Básica, de um lado, e, a formação de novos pesquisadores na área, de outro.The research implies processes of appropriation and construction of knowledge, for this reason it’s essential to the teacher responsible for mediating the students’ learning. This understanding, among other factors, has been the mainstay induction of extensive policies such as the Education’s Observatory Program (OBEDUC), action implemented in 2006 by CAPES, aiming to strengthen the initial and continuing training of Basic Education professionals. This written discuss investigative experience in network supported by OBEDUC, with emphasis on their contribution to training in teacher research and systematization of information about the teacher professional development and pedagogical innovation on the context of the Institutional Program of Scholarship about Initiation to Teaching (PIBID/CAPES). Therefore this analysis aims demonstrate the potential of the Education’s Observatory program on these two fronts: production of knowledge about pulsating themes in Basic Education on one side, and the formation of new researchers in the field on the other.2018-02-09T13:37:03Z2018-02-09T13:37:03Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFARIAS, I. M. S. de; JARDILINO, J. R. L.; SILVESTRE, M. A. Contribuições do OBEDUC como pesquisa em rede para a formação do professor. Revista Educação Matemática em Foco, v. 5, n. 1, p. 12-29, jan./jun. 2016. Disponível em: <http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgecm/revistas/>. Acesso em: 16 jan. 2018.1981-6979http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9524O periódico Revista Educação Matemática em Foco permite o depósito da versçao pré-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2436>. Acesso em: 11 mar. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Isabel Maria Sabino deJardilino, José Rubens LimaSilvestre, Magali Aparecidaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2020-03-11T14:41:19Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/9524Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-03-11T14:41:19Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições do OBEDUC como pesquisa em rede para a formação do professor.
title Contribuições do OBEDUC como pesquisa em rede para a formação do professor.
spellingShingle Contribuições do OBEDUC como pesquisa em rede para a formação do professor.
Farias, Isabel Maria Sabino de
Formação de professores
Pesquisa em rede
title_short Contribuições do OBEDUC como pesquisa em rede para a formação do professor.
title_full Contribuições do OBEDUC como pesquisa em rede para a formação do professor.
title_fullStr Contribuições do OBEDUC como pesquisa em rede para a formação do professor.
title_full_unstemmed Contribuições do OBEDUC como pesquisa em rede para a formação do professor.
title_sort Contribuições do OBEDUC como pesquisa em rede para a formação do professor.
author Farias, Isabel Maria Sabino de
author_facet Farias, Isabel Maria Sabino de
Jardilino, José Rubens Lima
Silvestre, Magali Aparecida
author_role author
author2 Jardilino, José Rubens Lima
Silvestre, Magali Aparecida
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Isabel Maria Sabino de
Jardilino, José Rubens Lima
Silvestre, Magali Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Pesquisa em rede
topic Formação de professores
Pesquisa em rede
description A pesquisa implica em processos de apropriação e de construção do conhecimento, por isso mesmo é fundamental ao professor, responsável por mediar à aprendizagem dos discentes. Esta compreensão, entre outros fatores, tem servido de esteio à indução de políticas abrangentes como o Programa Observatório da Educação (OBEDUC), ação implementada em 2006 pela CAPES, visando robustecer a formação inicial e continuada de profissionais da Educação Básica. Neste escrito discute-se experiência investigativa em rede apoiada pelo OBEDUC, com ênfase na sua contribuição para a formação em pesquisa de professores e a sistematização de informações sobre desenvolvimento profissional docente e a inovação pedagógica no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). A análise objetiva, portanto, evidenciar o potencial do Programa Observatório da Educação nessas duas frentes: a produção de conhecimento sobre temas pulsantes na Educação Básica, de um lado, e, a formação de novos pesquisadores na área, de outro.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-02-09T13:37:03Z
2018-02-09T13:37:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FARIAS, I. M. S. de; JARDILINO, J. R. L.; SILVESTRE, M. A. Contribuições do OBEDUC como pesquisa em rede para a formação do professor. Revista Educação Matemática em Foco, v. 5, n. 1, p. 12-29, jan./jun. 2016. Disponível em: <http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgecm/revistas/>. Acesso em: 16 jan. 2018.
1981-6979
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9524
identifier_str_mv FARIAS, I. M. S. de; JARDILINO, J. R. L.; SILVESTRE, M. A. Contribuições do OBEDUC como pesquisa em rede para a formação do professor. Revista Educação Matemática em Foco, v. 5, n. 1, p. 12-29, jan./jun. 2016. Disponível em: <http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgecm/revistas/>. Acesso em: 16 jan. 2018.
1981-6979
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/9524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002810646593536