A implementação das diretrizes curriculares nacionais para a educação escolar quilombola na educação básica em escolas da comunidade de Quartel do Indaiá/MG.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Liliane de Fátima Dias
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11674
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
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spelling A implementação das diretrizes curriculares nacionais para a educação escolar quilombola na educação básica em escolas da comunidade de Quartel do Indaiá/MG.Diretrizes curriculares nacionaisCurrículosComunidades dos quilombos - estudo e ensino - educação básicaQuilombolas - Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.O presente trabalho teve por objetivo analisar como as Diretrizes Curriculares Nacionais Quilombolas para Educação Básica (DCNEEQEB) estão sendo implementadas em duas escolas: Escola Municipal Quartel do Indaiá e Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek, que atendem os alunos da comunidade quilombola de Quartel do Indaiá. E ainda, apresentar como os professores envolvidos na comunidade se relacionam com a educação quilombola; compreender qual o conhecimento esses sujeitos possuem da referida legislação; identificar se as diretrizes estão sendo contempladas no Projeto Político Pedagógico, na matriz curricular e no calendário das escolas a partir da análise de documentos oficiais, e analisar o discurso dos atores sociais que estão na gestão, professores, gestores e inspetores. Para isso, foi realizada uma investigação de caráter qualitativo do tipo documental e empírica através da análise de documentos oficiais das escolas, nesse caso, Projetos Políticos Pedagógicos e calendários, assim como análise de entrevistas semiestruturadas realizadas com diretores, supervisores, professores e inspetores (as) escolares. Para análise dos dados utilizamos a técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin (1977). Evidenciamos a situação de precariedade e falta de ação do poder público na comunidade. As escolas são tratadas legalmente como rurais e não quilombolas. Na análise dos documentos oficiais identificamos que a educação quilombola não se faz presente no PPP das escolas nem nos calendários. Os conteúdos quilombolas não fazem parte dos conteúdos administrados pelas escolas. Na análise das entrevistas foi possível identificar que a maioria dos entrevistados não conhece as DCNEEQEB e também não tiveram em sua formação conteúdos relacionados. A Secretaria Municipal de Educação, a Superintendência Regional de ensino e a gestão escolar não atuam de forma ativa nas escolas e não agem em prol da educação quilombola. Os professores, em sua maioria, não trabalham as questões da cultura quilombola em suas aulas. Identificamos situações de preconceito para com os alunos no ambiente escolar, assim como racismo nos discursos de alguns dos sujeitos. Os resultados demonstram que assim como em outras escolas quilombolas, na comunidade de Quartel do Indaiá, esse conhecimento é negado aos alunos, havendo a reprodução de uma pedagogia eurocêntrica. Entendemos ser importante a discussão sobre essa modalidade de educação para dar visibilidade às vozes desses sujeitos que sempre foram invisibilizados, excluídos e subalternizados.The objective of this study was to analyze how the Quilombola National Curricular Guidelines for Basic Education (DCNEEQEB) are being implemented in the two schools, the Indaiá Municipal School and the Governador Juscelino Kubitschek State School, which serves the students of the Quilombola Community of Quartel do Indaiá and to present how the teachers involved in the community relate to quilombola education; understand what knowledge these subjects have of the legislation; to identify if the guidelines are being contemplated on the Political Pedagogical Project (PPP), on the curriculum and on the calendar of the schools from the analysis of official documents and analyze the discourse of the social actors that are on the school management, teachers, managers and inspectors. To achieve the objects, a qualitative investigation of the documentary and empirical type was carried out through the analysis of official school documents, in this case Political Educational Projects and calendars, as well as analysis of semistructured interviews realized with directors, supervisors, teachers and inspectors, schools. To analyze the data we use the technique of content analysis, proposed by Bardin (1977). We identified the situation of precariousness and lack of action from the public power in the community. The schools are legally treated as rural and not quilombolas. In the analysis of the official documents we identified that the quilombola education is not present in the PPP of the schools neither in the calendars. The quilombola contents does not take part of the content administered by the schools. On the analysis of the interviews we waere able to to identify that the majority of interviewed people do not know anything about the DCNEEQEB and also they did not have related content in their graduation courses. The Municipal Department of Education, the Regional Superintendence of Education and the school management do not actively act in the schools and do not act in order to provide a quilombola education. The teachers, in their majority, do not work with the quilombola culture issues in their classes. We identify some preconception situations towards students in the school environment as well as racism in the speeches of some of the subjects. The results show that, as others quilombola schools, in the community of Quartel do Indaiá, this knowledge is denied to the students, with the reproduction of a Eurocentric pedagogy. We believe that it is important to discuss this type of education to be able to give visibility to the voices of those subjects who have always been invisible, excluded and subalternized.Santos, Erisvaldo Pereira dosSantos, Marcelo Loures dosSantos, Erisvaldo Pereira dosAlves, Vânia de Fátima NoronhaMacedo, Liliane de Fátima Dias2019-07-19T12:39:18Z2019-07-19T12:39:18Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMACEDO, Liliane de Fátima Dias. A implementação das diretrizes curriculares nacionais para a educação escolar quilombola na educação básica em escolas da comunidade de Quartel do Indaiá/MG. 2019. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11674Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 17/07/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-07-19T12:39:18Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/11674Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-07-19T12:39:18Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
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