Oswald, Rosa e os xamãs : imaginando uma comunicação pelo equívoco.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laia, Evandro José Medeiros
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18272
https://doi.org/10.18764/2176-5111v18n31.2023.6
Resumo: O desrespeito aos povos indígenas brasileiros mostra um olhar etnocêntrico, que reforça a história de um país inserido compulsoriamente na modernidade ocidental, no qual resistem modos de existir que possibilitam a imaginação de outros mundos possíveis. O que já aparecia tanto na proposta do Manifesto Antropófago, do poeta Oswald de Andrade, quanto na obra do escritor João Guimarães Rosa e seu encontro com o mundo sertanejo. O antropólogo brasileiro Eduardo Viveiros de Castro volta a estas referências quando constrói o Perspectivismo Ameríndio, tornando-se ponto de confluência da Virada Ontológica, e que pode ser tomada como um estudo da comunicação pela diferença, que chamamos neste artigo de comunicação pelo equívoco.
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spelling Oswald, Rosa e os xamãs : imaginando uma comunicação pelo equívoco.Oswald, Rosa and the shamans : imagining a communication by equivocation.Perspectivismo amerindioAntropologiaComunicação pelo equívocoDiferençaO desrespeito aos povos indígenas brasileiros mostra um olhar etnocêntrico, que reforça a história de um país inserido compulsoriamente na modernidade ocidental, no qual resistem modos de existir que possibilitam a imaginação de outros mundos possíveis. O que já aparecia tanto na proposta do Manifesto Antropófago, do poeta Oswald de Andrade, quanto na obra do escritor João Guimarães Rosa e seu encontro com o mundo sertanejo. O antropólogo brasileiro Eduardo Viveiros de Castro volta a estas referências quando constrói o Perspectivismo Ameríndio, tornando-se ponto de confluência da Virada Ontológica, e que pode ser tomada como um estudo da comunicação pela diferença, que chamamos neste artigo de comunicação pelo equívoco.The disrespect for Brazilian indigenous peoples shows an ethnocentric look, which reinforces the history of a country that was compulsorily inserted in Western modernity, in which still resist ways of existence that enable the imagination of other possible worlds. What already appeared both in the proposal of the Manifesto Antropófago, by the poet Oswald de Andrade, and in the work of the writer João Guimarães Rosa and his encounter with the sertanejo world. Brazilian anthropologist Eduardo Viveiros de Castro returns to these references when he builds Amerindian Perspectivism, becoming a point of confluence of the Ontological Turn, and that can be taken as a study of communication by difference, which we call in this paper communication by equivocation.2024-08-16T20:35:45Z2024-08-16T20:35:45Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfLAIA, E. J. M. Oswald, Rosa e os xamãs: imaginando uma comunicação pelo equívoco. CAMBIASSU: Estudos em Comunicação, v. 18, n. 31, p. 93-107, jan./jun. 2023. Disponível em: <https://cajapio.ufma.br/index.php/cambiassu/article/view/21250>. Acesso em: 01 ago. 2024.2176-5111https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18272https://doi.org/10.18764/2176-5111v18n31.2023.6O periódico Cambiassu: Estudos em Comunicação permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1671>. Acesso em: 26 maio 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessLaia, Evandro José Medeirosporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-08-16T20:35:49Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/18272Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-08-16T20:35:49Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
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