Os desdobramentos da formação continuada em Mídias na Educação na prática pedagógica dos egressos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14784 https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.032701 |
Resumo: | Defronte as limitações advindas da formação inicial de professores e os constantes rearranjos sociais e tecnológicos que convergem na escola, faz-se necessária a proposição de cursos de formação continuada aos docentes, de modo que aprimorem conhecimentos e desenvolvam habilidades em prol da oferta de um ensino com melhor qualidade aos alunos. Face ao exposto, procuramos identificar, em uma investigação de mestrado, os desdobramentos do curso de Especialização em Mídias na Educação e os possíveis redimensionamentos na prática pedagógica dos professores egressos no tocante à integração das mídias no processo de ensino e de aprendizagem. O estudo, de cunho qualitativo, teve como instrumento para construção dos dados o questionário online contando com a participação de 32 professores. Os resultados indicam a constituição de uma postura crítica por parte de alguns sujeitos frente às mídias, reelaborando as formas de integrá-las na sala de aula. Esses têm observado as particularidades de cada mídia e articulado seu uso com os objetivos pedagógicos que pretendem alcançar. Não obstante, alguns sujeitos mantiveram as práticas de ensino tradicionais e, em consequência, utilizam as mídias apenas como ferramenta de reprodução ou transmissão de conhecimentos, desconsiderando o potencial pedagógico que elas detêm. |
id |
UFOP_a4240a8a7c3e9faf4060928fcbabdf77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/14784 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Os desdobramentos da formação continuada em Mídias na Educação na prática pedagógica dos egressos.The developments of continuing education in Media in Education in the pedagogical practice of graduates.Redimensionamento da prática pedagógicaDefronte as limitações advindas da formação inicial de professores e os constantes rearranjos sociais e tecnológicos que convergem na escola, faz-se necessária a proposição de cursos de formação continuada aos docentes, de modo que aprimorem conhecimentos e desenvolvam habilidades em prol da oferta de um ensino com melhor qualidade aos alunos. Face ao exposto, procuramos identificar, em uma investigação de mestrado, os desdobramentos do curso de Especialização em Mídias na Educação e os possíveis redimensionamentos na prática pedagógica dos professores egressos no tocante à integração das mídias no processo de ensino e de aprendizagem. O estudo, de cunho qualitativo, teve como instrumento para construção dos dados o questionário online contando com a participação de 32 professores. Os resultados indicam a constituição de uma postura crítica por parte de alguns sujeitos frente às mídias, reelaborando as formas de integrá-las na sala de aula. Esses têm observado as particularidades de cada mídia e articulado seu uso com os objetivos pedagógicos que pretendem alcançar. Não obstante, alguns sujeitos mantiveram as práticas de ensino tradicionais e, em consequência, utilizam as mídias apenas como ferramenta de reprodução ou transmissão de conhecimentos, desconsiderando o potencial pedagógico que elas detêm.Faced with the limitations arising from the initial training of teachers and the constant social and technological rearrangements that converge at school, it is necessary to propose continuing education courses for teachers, so that they can improve their knowledge and develop their skills in favor of offering better quality teaching to its students. In view of the above, we tried to identify, in a master’s investigation, the developments of the course Specialization in Media in Education and possible resizing on the pedagogical practice of graduates teachers, regarding the use of media in the process of teaching and learning. This study, of qualitative qualification, had as an instrument of data construction the online questionnaire, with the participation of 32 teachers. The results indicate the constitution of a critical posture on the part of some subjects towards the media, re-elaborating the ways of integrating them in the classroom. These have observed the particularities of each media and articulated its use with the pedagogical objectives they intend to achieve. Nevertheless, some subjects who maintained traditional teaching practices and, as a consequence, use the media only as a tool for the reproduction or transmission of knowledge, disregarding the pedagogical potential that they hold.2022-03-30T16:48:57Z2022-03-30T16:48:57Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPAULO. J. R. de; ALVES, L. H. Os desdobramentos da formação continuada em Mídias na Educação na prática pedagógica dos egressos. Scientia Plena, v.17, artigo 032701, 2021. Disponível em: <https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/5998>. Acesso em: 25 ago. 2021.1808-2793http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14784https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.032701Todo conteúdo do periódico Scientia Plena, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: Scientia Plena <https://www.scientiaplena.org.br/sp/about>. Acesso em: 08 jun. 2021info:eu-repo/semantics/openAccessPaulo, Jacks Richard deAlves, Luan Henriqueporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-08-24T21:40:24Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/14784Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-08-24T21:40:24Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desdobramentos da formação continuada em Mídias na Educação na prática pedagógica dos egressos. The developments of continuing education in Media in Education in the pedagogical practice of graduates. |
title |
Os desdobramentos da formação continuada em Mídias na Educação na prática pedagógica dos egressos. |
spellingShingle |
Os desdobramentos da formação continuada em Mídias na Educação na prática pedagógica dos egressos. Paulo, Jacks Richard de Redimensionamento da prática pedagógica |
title_short |
Os desdobramentos da formação continuada em Mídias na Educação na prática pedagógica dos egressos. |
title_full |
Os desdobramentos da formação continuada em Mídias na Educação na prática pedagógica dos egressos. |
title_fullStr |
Os desdobramentos da formação continuada em Mídias na Educação na prática pedagógica dos egressos. |
title_full_unstemmed |
Os desdobramentos da formação continuada em Mídias na Educação na prática pedagógica dos egressos. |
title_sort |
Os desdobramentos da formação continuada em Mídias na Educação na prática pedagógica dos egressos. |
author |
Paulo, Jacks Richard de |
author_facet |
Paulo, Jacks Richard de Alves, Luan Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Luan Henrique |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paulo, Jacks Richard de Alves, Luan Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Redimensionamento da prática pedagógica |
topic |
Redimensionamento da prática pedagógica |
description |
Defronte as limitações advindas da formação inicial de professores e os constantes rearranjos sociais e tecnológicos que convergem na escola, faz-se necessária a proposição de cursos de formação continuada aos docentes, de modo que aprimorem conhecimentos e desenvolvam habilidades em prol da oferta de um ensino com melhor qualidade aos alunos. Face ao exposto, procuramos identificar, em uma investigação de mestrado, os desdobramentos do curso de Especialização em Mídias na Educação e os possíveis redimensionamentos na prática pedagógica dos professores egressos no tocante à integração das mídias no processo de ensino e de aprendizagem. O estudo, de cunho qualitativo, teve como instrumento para construção dos dados o questionário online contando com a participação de 32 professores. Os resultados indicam a constituição de uma postura crítica por parte de alguns sujeitos frente às mídias, reelaborando as formas de integrá-las na sala de aula. Esses têm observado as particularidades de cada mídia e articulado seu uso com os objetivos pedagógicos que pretendem alcançar. Não obstante, alguns sujeitos mantiveram as práticas de ensino tradicionais e, em consequência, utilizam as mídias apenas como ferramenta de reprodução ou transmissão de conhecimentos, desconsiderando o potencial pedagógico que elas detêm. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-03-30T16:48:57Z 2022-03-30T16:48:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PAULO. J. R. de; ALVES, L. H. Os desdobramentos da formação continuada em Mídias na Educação na prática pedagógica dos egressos. Scientia Plena, v.17, artigo 032701, 2021. Disponível em: <https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/5998>. Acesso em: 25 ago. 2021. 1808-2793 http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14784 https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.032701 |
identifier_str_mv |
PAULO. J. R. de; ALVES, L. H. Os desdobramentos da formação continuada em Mídias na Educação na prática pedagógica dos egressos. Scientia Plena, v.17, artigo 032701, 2021. Disponível em: <https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/5998>. Acesso em: 25 ago. 2021. 1808-2793 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14784 https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.032701 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002867649282048 |