Os desdobramentos da formação continuada em Mídias na Educação na prática pedagógica dos egressos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo, Jacks Richard de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Alves, Luan Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14784
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.032701
Resumo: Defronte as limitações advindas da formação inicial de professores e os constantes rearranjos sociais e tecnológicos que convergem na escola, faz-se necessária a proposição de cursos de formação continuada aos docentes, de modo que aprimorem conhecimentos e desenvolvam habilidades em prol da oferta de um ensino com melhor qualidade aos alunos. Face ao exposto, procuramos identificar, em uma investigação de mestrado, os desdobramentos do curso de Especialização em Mídias na Educação e os possíveis redimensionamentos na prática pedagógica dos professores egressos no tocante à integração das mídias no processo de ensino e de aprendizagem. O estudo, de cunho qualitativo, teve como instrumento para construção dos dados o questionário online contando com a participação de 32 professores. Os resultados indicam a constituição de uma postura crítica por parte de alguns sujeitos frente às mídias, reelaborando as formas de integrá-las na sala de aula. Esses têm observado as particularidades de cada mídia e articulado seu uso com os objetivos pedagógicos que pretendem alcançar. Não obstante, alguns sujeitos mantiveram as práticas de ensino tradicionais e, em consequência, utilizam as mídias apenas como ferramenta de reprodução ou transmissão de conhecimentos, desconsiderando o potencial pedagógico que elas detêm.
id UFOP_a4240a8a7c3e9faf4060928fcbabdf77
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/14784
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Os desdobramentos da formação continuada em Mídias na Educação na prática pedagógica dos egressos.The developments of continuing education in Media in Education in the pedagogical practice of graduates.Redimensionamento da prática pedagógicaDefronte as limitações advindas da formação inicial de professores e os constantes rearranjos sociais e tecnológicos que convergem na escola, faz-se necessária a proposição de cursos de formação continuada aos docentes, de modo que aprimorem conhecimentos e desenvolvam habilidades em prol da oferta de um ensino com melhor qualidade aos alunos. Face ao exposto, procuramos identificar, em uma investigação de mestrado, os desdobramentos do curso de Especialização em Mídias na Educação e os possíveis redimensionamentos na prática pedagógica dos professores egressos no tocante à integração das mídias no processo de ensino e de aprendizagem. O estudo, de cunho qualitativo, teve como instrumento para construção dos dados o questionário online contando com a participação de 32 professores. Os resultados indicam a constituição de uma postura crítica por parte de alguns sujeitos frente às mídias, reelaborando as formas de integrá-las na sala de aula. Esses têm observado as particularidades de cada mídia e articulado seu uso com os objetivos pedagógicos que pretendem alcançar. Não obstante, alguns sujeitos mantiveram as práticas de ensino tradicionais e, em consequência, utilizam as mídias apenas como ferramenta de reprodução ou transmissão de conhecimentos, desconsiderando o potencial pedagógico que elas detêm.Faced with the limitations arising from the initial training of teachers and the constant social and technological rearrangements that converge at school, it is necessary to propose continuing education courses for teachers, so that they can improve their knowledge and develop their skills in favor of offering better quality teaching to its students. In view of the above, we tried to identify, in a master’s investigation, the developments of the course Specialization in Media in Education and possible resizing on the pedagogical practice of graduates teachers, regarding the use of media in the process of teaching and learning. This study, of qualitative qualification, had as an instrument of data construction the online questionnaire, with the participation of 32 teachers. The results indicate the constitution of a critical posture on the part of some subjects towards the media, re-elaborating the ways of integrating them in the classroom. These have observed the particularities of each media and articulated its use with the pedagogical objectives they intend to achieve. Nevertheless, some subjects who maintained traditional teaching practices and, as a consequence, use the media only as a tool for the reproduction or transmission of knowledge, disregarding the pedagogical potential that they hold.2022-03-30T16:48:57Z2022-03-30T16:48:57Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPAULO. J. R. de; ALVES, L. H. Os desdobramentos da formação continuada em Mídias na Educação na prática pedagógica dos egressos. Scientia Plena, v.17, artigo 032701, 2021. Disponível em: <https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/5998>. Acesso em: 25 ago. 2021.1808-2793http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14784https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.032701Todo conteúdo do periódico Scientia Plena, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: Scientia Plena <https://www.scientiaplena.org.br/sp/about>. Acesso em: 08 jun. 2021info:eu-repo/semantics/openAccessPaulo, Jacks Richard deAlves, Luan Henriqueporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2023-08-24T21:40:24Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/14784Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332023-08-24T21:40:24Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desdobramentos da formação continuada em Mídias na Educação na prática pedagógica dos egressos.
The developments of continuing education in Media in Education in the pedagogical practice of graduates.
title Os desdobramentos da formação continuada em Mídias na Educação na prática pedagógica dos egressos.
spellingShingle Os desdobramentos da formação continuada em Mídias na Educação na prática pedagógica dos egressos.
Paulo, Jacks Richard de
Redimensionamento da prática pedagógica
title_short Os desdobramentos da formação continuada em Mídias na Educação na prática pedagógica dos egressos.
title_full Os desdobramentos da formação continuada em Mídias na Educação na prática pedagógica dos egressos.
title_fullStr Os desdobramentos da formação continuada em Mídias na Educação na prática pedagógica dos egressos.
title_full_unstemmed Os desdobramentos da formação continuada em Mídias na Educação na prática pedagógica dos egressos.
title_sort Os desdobramentos da formação continuada em Mídias na Educação na prática pedagógica dos egressos.
author Paulo, Jacks Richard de
author_facet Paulo, Jacks Richard de
Alves, Luan Henrique
author_role author
author2 Alves, Luan Henrique
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulo, Jacks Richard de
Alves, Luan Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Redimensionamento da prática pedagógica
topic Redimensionamento da prática pedagógica
description Defronte as limitações advindas da formação inicial de professores e os constantes rearranjos sociais e tecnológicos que convergem na escola, faz-se necessária a proposição de cursos de formação continuada aos docentes, de modo que aprimorem conhecimentos e desenvolvam habilidades em prol da oferta de um ensino com melhor qualidade aos alunos. Face ao exposto, procuramos identificar, em uma investigação de mestrado, os desdobramentos do curso de Especialização em Mídias na Educação e os possíveis redimensionamentos na prática pedagógica dos professores egressos no tocante à integração das mídias no processo de ensino e de aprendizagem. O estudo, de cunho qualitativo, teve como instrumento para construção dos dados o questionário online contando com a participação de 32 professores. Os resultados indicam a constituição de uma postura crítica por parte de alguns sujeitos frente às mídias, reelaborando as formas de integrá-las na sala de aula. Esses têm observado as particularidades de cada mídia e articulado seu uso com os objetivos pedagógicos que pretendem alcançar. Não obstante, alguns sujeitos mantiveram as práticas de ensino tradicionais e, em consequência, utilizam as mídias apenas como ferramenta de reprodução ou transmissão de conhecimentos, desconsiderando o potencial pedagógico que elas detêm.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-03-30T16:48:57Z
2022-03-30T16:48:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAULO. J. R. de; ALVES, L. H. Os desdobramentos da formação continuada em Mídias na Educação na prática pedagógica dos egressos. Scientia Plena, v.17, artigo 032701, 2021. Disponível em: <https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/5998>. Acesso em: 25 ago. 2021.
1808-2793
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14784
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.032701
identifier_str_mv PAULO. J. R. de; ALVES, L. H. Os desdobramentos da formação continuada em Mídias na Educação na prática pedagógica dos egressos. Scientia Plena, v.17, artigo 032701, 2021. Disponível em: <https://www.scientiaplena.org.br/sp/article/view/5998>. Acesso em: 25 ago. 2021.
1808-2793
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/14784
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.032701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002867649282048